Quinta, 21 de janeiro de 2021
Pesquisa:

08/09/2014 - DOOH cresce e é sólida opção de investimento

Os setores de digital signage e DOOH (digital out of home) ganham a cada dia mais espaço dentro das verbas publicitárias e nas empresas de todos os portes. A tecnologia, interatividade e infinitas possibilidades proporcionadas pelo meio fizeram com que empresários de visão apostassem suas fichas no ramo.

O Digital Signage ganhou for√ßa no Brasil principalmente com a Lei Cidade Limpa na capital paulista, grande centro financeiro, que entrou em vigor em 2007. Com as proibi√ß√Ķes de determinadas propagandas, o setor sentiu a necessidade de mudar o pensamento. Muitas d√ļvidas surgiram e empresas precisaram passar por transforma√ß√Ķes.

Naquele per√≠odo, muitas empresas j√° produziam solu√ß√Ķes em DOOH, por√©m "n√£o sabiam". Quem explica √© o diretor executivo da ABMOOH (Associa√ß√£o Brasileira do M√≠dia Digital Out of Home), Ubiratan Macedo, o Bira: "T√≠nhamos v√°rias empresas que j√° desenvolviam o digital out-of-home, mas n√£o tinham total consci√™ncia disso. Eram empresas que atuavam com telas em aeroportos, outras com telas em elevadores, em maternidades, come√ßando assim um movimento de empres√°rios criando suas empresas sem que caracterizasse um setor".

Os Avanços

Os fatores citados incentivaram o crescimento do mercado. A m√≠dia indoor, feita dentro de shoppings e outros estabelecimentos, cresceu muito na √©poca. Junto a ela, veio toda a tecnologia para trabalhar na m√≠dia. Foi quando o setor de M√≠dia Digital Out of Home apareceu com for√ßa ao p√ļblico. Neste per√≠odo, foi pensada e criada a ABDOH (Associa√ß√£o Brasileira de M√≠dia Digital Out of Home), que em 2014 transformou-se em ABMOOH.

As pequenas empresas atingiram um relevante grau de maturação e consolidação. Muitas se fundiram e grandes grupos de comunicação enxergaram no digital out of home um meio de grande futuro, como Bandeirantes, Abril e Terra.

Os movimentos apresentavam-se em dois tipos de opera√ß√Ķes: as grandes opera√ß√Ķes nacionais, com empresas possuindo telas no Brasil inteiro e formando uma rede de franquias; e as opera√ß√Ķes regionais e locais, que possuem escala menor, mas tamb√©m economicamente vi√°veis; estas, inclusive, tiveram grande crescimento dentro do mercado.

"A chegada dos grandes grupos de comunicação no setor foi o testemunho de que o meio daria certo. Outra prova foi o desenvolvimento de produtos específicos para digital signage desenvolvidos por empresas globais, como Philips e Intel; as companhias possuem atualmente setores específicos de digital signage, com equipes voltadas exclusivamente para Pesquisa & Desenvolvimento", frisa Bira.

O Brasil est√° no mesmo forte ritmo do resto do mundo e possui empresas que atuam em todas as ramifica√ß√Ķes deste setor em constante crescimento.

Sucesso e Tendências

As recentes mudan√ßas sobre as quest√Ķes de m√≠dia exterior em S√£o Paulo, com a volta das propagandas em rel√≥gios de rua e abrigos de √īnibus, mostram novas possibilidades e tend√™ncias. O tema voltou a ser assunto e atrair o investimento em marketing. "O DOOH cresce em faturamento publicit√°rio, assim como o digital signage, TV Corporativa, menu board e outros", destaca o diretor executivo da ABMOOH.

A TV Corporativa √© um dos ramos de sucesso. As informa√ß√Ķes corporativas, como comunicados dos diretores das empresas aos seus funcion√°rios, que h√° poucos anos eram transmitidas atrav√©s de fitas cassetes, hoje podem ser passadas ao vivo pelo executivo, tendo todos seus funcion√°rios como audi√™ncia. As telas espalharam-se pelo mundo e a intera√ß√£o √© o presente e o futuro.

A Brasil Signage Expo

A Brasil Signage Expo é a primeira feira dirigida especialmente ao setor de sinalização digital da América Latina. Ela ocorre nos dias 18 e 19 de setembro de 2014 no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.

A BroadSign é a Conference Sponsor da Brasil Signage Expo. A GM7 Digital Experience é a Patrocinadora Ouro. Ymidia Digital Solution e Scala são Patrocinadores Prata. A Philips é a Patrocinadora Bronze. O evento tem apoio da ABMOOH, Ayuda, Digital Signage Brasil.com, Elemidia, JBtec Digital Signage e Progic.

A inscrição antecipada para visitar a feira e conhecer todas as novidades dos ramos de digital signage e DOOH já está disponível no site: www.brasilsignage.com.br/pt/visitar/cadastro. Curta também a página no Facebook: www.facebook.com/BrasilSignageExpo.




















































Todos os direitos reservados a Press Communications.