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30/03/2015 - FESPA Brasil / ExpoPrint Digital consolida posição no país e anuncia edição anual

A FESPA Brasil / ExpoPrint Digital 2015 comprovou sua posição como a primeira grande feira de negócios do ano no setor de impressão digital e comunicação visual. Promovida entre os dias 18 e 21 de março no Pavilhão Branco do Expo Center Norte, a feira superou as expectativas e anuncia grandes novidades.

Durante os quatro dias de feira, foram registrados 14.236 visitantes √ļnicos. Os n√ļmeros deixam claro o enorme sucesso da FESPA Brasil / ExpoPrint Digital 2015. Na compara√ß√£o com a edi√ß√£o 2013, houve um crescimento de 8% em visitantes √ļnicos.

Para abrigar as grandes marcas nacionais e internacionais, a √°rea de exposi√ß√£o foi aumentada em 8%. Foram 12% mais expositores do que em 2013 - e um crescimento ainda maior em marcas expostas: nesta edi√ß√£o foi atingido o n√ļmero de 439 marcas.

Reforçando a proposta feita pela FESPA e APS desde a primeira edição de reinvestir no mercado, buscando profissionalizar o mercado e criar demandas de impressão e negócios sustentáveis, foram organizados dois congressos gratuitos durante a exposição: o Congresso Internacional de Impressão Digital e Digital Textile Conference, já presente em outras partes do mundo e realizado pela primeira vez no Brasil. Ambos fizeram enorme sucesso, somando um total de 496 participantes.

Desde 2011, a APS e FESPA vêm estudando o mercado visando oferecer uma solução perfeita para expositores e visitantes, assim decidiu por promover a feira no início do ano, e assim consolidando sua posição como a primeira oportunidade do ano para gerar negócios e buscar novas oportunidades. Tal iniciativa começou em março de 2013, manteve seu posicionamento em março de 2015 e neste momento, atendendo mais uma vez a necessidade do mercado, a feira passa a ser anual, com a próxima edição já confirmada, de 6 a 9 de abril de 2016.

Outra grande novidade é que mais um segmento ganha espaço e uma terceira feira é confirmada para ocorrer na mesma data e espaço: a Brasil Label, iniciativa promovida entre APS Feiras e FESPA voltada para o crescente segmento de impressão de rótulos.

APS Feiras refor√ßa variedade de solu√ß√Ķes apresentadas

Para Alexandre Keese, Diretor da APS Feiras, "O balanço é o mais positivo possível. Recebemos na FESPA Brasil / ExpoPrint Digital 2015 impressores vindos de todos os lugares do país. São empresários buscando novos investimentos, tecnologias e oportunidades de negócio. E tudo foi encontrado aqui".

Keese ressalta a parte educacional e tecnol√≥gica da feira: "Tivemos uma s√©rie de palestras sobre tecnologia, gest√£o e oportunidades. Os expositores demonstraram tecnologias em software, hardware, gest√£o, insumos, para que todas as solu√ß√Ķes de comunica√ß√£o visual, impress√£o digital e vestu√°rio fossem atendidas de forma plena dentro da feira. Os empres√°rios sa√≠ram com a semente e pensando quantos projetos eles podem desenvolver".

O diretor da APS Feiras encerra destacando segmentos fortes e as novidades para o pr√≥ximo ano: "Tivemos uma √°rea t√™xtil forte, com impress√£o em cima de tecido gerando novas oportunidades de produtos e neg√≥cios em vestu√°rio. Apresentamos ainda sublima√ß√£o, comunica√ß√£o visual, r√°pidas e baixas tiragens; enfim, conseguimos cobrir tudo o que existe de novo. Para 2016, ser√° planejada uma feira ainda mais especial, com mais conte√ļdo, trazendo informa√ß√£o sempre de primeira. Vamos agregar mais √°reas, como a label, al√©m de uma s√©rie de palestras e outras atividades".

Congressos na FESPA Brasil

Em 2015, a FESPA Brasil promoveu a segunda edi√ß√£o do Congresso Internacional de Comunica√ß√£o Visual e Impress√£o Digital. Assim como em seu primeiro ano, a iniciativa foi bem sucedida. Durante tr√™s dias, o audit√≥rio ficou repleto de empres√°rios que buscavam dicas e t√©cnicas passadas por especialistas renomados de todo o mundo. Uma oportunidade √ļnica de aprendizado.

Dentro do Congresso Internacional de Comunica√ß√£o Visual e Impress√£o Digital, foi promovido o primeiro Debate de Estrat√©gias de Mercado da Comunica√ß√£o Visual no Brasil. A parceria entre APS, FESPA e Revista GF trouxe resultados positivos. Mediado pela editora da GF Luciana Andrade, especialista no segmento de comunica√ß√£o visual, cinco empres√°rios de diferentes pontos do Brasil - Fortaleza, Curitiba, S√£o Paulo, Porto Alegre e Cuiab√° - passaram experi√™ncias, impress√Ķes, m√©todos e t√©cnicas ao p√ļblico. Foram abordados nichos de mercado, tecnologia, evolu√ß√£o empresarial, o trabalho com os funcion√°rios, o impacto da economia, a busca por agregar valor, projetos em novas √°reas, o futuro da comunica√ß√£o visual e muito mais. O p√ļblico participou tirando d√ļvidas e transmitindo suas aspira√ß√Ķes no mercado.

A novidade na FESPA Brasil 2015 foi o Digital Textile Conference. A iniciativa destacou a impress√£o digital t√™xtil - ou estamparia digital -, que est√° em franco crescimento no Brasil e no mundo, gerando altas demandas de impress√£o. Durante todo o dia, empres√°rios e especialistas no ramo falaram sobre t√©cnicas, processos, hist√≥ria e outros pontos. Os representantes da APS Feiras e FESPA destacaram a import√Ęncia dada em reverter os lucros em educa√ß√£o para o mercado, al√©m de preocupa√ß√£o em gerar demanda de impress√£o.

Ricardo Pi, diretor da Durst no Brasil, foi um dos palestrantes do Digital Textile Conference S√£o Paulo: "No congresso, pudemos compartilhar com o p√ļblico local algo que j√° vem acontecendo com for√ßa na Europa e Estados Unidos: o uso do tecido para comunica√ß√£o visual em grandes formatos. Comparamos a diferen√ßa em termos de custo e os benef√≠cios do soft signage. Demonstramos esta possibilidade aos participantes".

O gerente comercial da Global Qu√≠mica & Moda, Felipe Simeoni, refor√ßa a presen√ßa na FESPA Brasil e o patroc√≠nio ao Digital Textile Conference: "Tivemos uma participa√ß√£o muito qualitativa. Com muito prazer recebemos os nossos principais clientes em nosso estande, de grandes ind√ļstrias do pa√≠s. A Global √© refer√™ncia no segmento t√™xtil e ministramos quatro palestras. Dividimos conhecimento e viv√™ncia de mercado. Tivemos um dia especializado no segmento t√™xtil e pudemos levar conte√ļdo e refer√™ncias do mercado". 

Executivos da FESPA celebram resultados da FESPA Brasil

Durante a FESPA Brasil 2015, os executivos da FESPA na Europa estiveram no Expo Center Norte e viram de perto a consolidação da marca no país com a segunda edição da feira.

O presidente da FESPA, Lascelle Barrow, relata: "A feira foi fant√°stica. √Č absolutamente incr√≠vel o n√ļmero de pessoas que vieram este ano. Em todos os dias, esteve lotada. As pessoas ficam o dia todo na feira. √Č uma grande oportunidade ter a FESPA no Brasil. Os expositores ficaram extremamente felizes e isto √© muito bom". 

Neil Felton, FESPA Chief Executive Officer, frisa: "As pessoas vieram até a FESPA Brasil para buscar apoio em encontrar novas possibilidades de negócios e impressão. Temos grandes oportunidades no país. A impressão digital é muito forte e oferece vastas possibilidades de negócio. Os visitantes estão se inspirando e dizendo que as coisas vão mudar e melhorar".

Na primeira visita ao pa√≠s de Michael Ryan, FESPA Exhibition Manager, h√° 10 anos, as pessoas perguntavam quando a FESPA estaria no Brasil. "E agora temos esta feira incr√≠vel! √Č uma grande alegria para a ind√ļstria. A FESPA n√£o visa lucros. Ela reinveste seus lucros na ind√ļstria, com semin√°rios, confer√™ncias e treinamentos. Estamos falando com expositores e com a comunidade de impress√£o para que possamos fazer o investimento da melhor maneira poss√≠vel; vemos um grande futuro para a FESPA aqui no Brasil", e adiciona: "Desde o primeiro dia, os expositores me paravam no corredor e diziam: Michael, a feira est√° excelente. Todas as empresas com quem eu falei tiveram uma grande feira. O feedback foi muito positivo. Algo muito importante √© que as expectativas com a FESPA j√° s√£o grandes. E elas foram alcan√ßadas no Brasil".

De acordo com William Khabbaz, International Sales Executive da FESPA: "Tivemos um alto n√ļmero de visitantes. Ouvi os expositores na feira que ressaltaram a qualifica√ß√£o do p√ļblico. Tivemos um segmento t√™xtil forte. Os brasileiros est√£o em busca de informa√ß√Ķes e a parte de conte√ļdo foi interessante. Nossa pol√≠tica √© de reinvestir todos os nossos lucros no mercado. Fazemos confer√™ncias ao redor do globo e fomentamos a ind√ļstria para gerar novas demandas de impress√£o. Mostrar novas m√°quinas, tecnologias e possibilidades. A FESPA Brasil 2016 ser√° maior e melhor. Estamos sempre buscando novos mercados e prontos para o ano que vem‚ÄĚ.

Wrap Cup Masters Series tem novo campe√£o

Outra iniciativa que contou com sua segunda edi√ß√£o foi o Wrap Cup Masters Series Brasil, um campeonato de envelopamento de ve√≠culos. O grande campe√£o foi Eduardo Chardosim Stabel, de Porto Alegre (RS), que superou na final Marcos Ara√ļjo Pereira, de Diadema (SP). 

Eduardo Chardosim Stabel, que ficou muito perto do prêmio em 2013, voltou e sagrou-se o grande vencedor. Ele destacou os 18 anos de experiência como bagagem para a disputa. Para Stabel, "O dia a dia conta muito, pois trabalho com isso há muitos anos e sei que é a experiência rotineira o principal treinamento. Vou me preparar muito para o mundial, seguir trabalhando forte e ficar atento às novidades do mercado para conseguir sempre os melhores resultados".

Adriano Medeiros, da PixelDots, refor√ßou a evolu√ß√£o dos competidores entre os dois torneios: "Ficamos impressionados com a categoria avan√ßada dos  doze competidores. Todos demonstraram um excelente preparo, cada um com seu m√©todo, e a vit√≥ria do Eduardo n√£o foi uma surpresa, pois ele tamb√©m tem um n√≠vel alt√≠ssimo. J√° estamos preparando as novidades para os competidores de 2016!".

Impress√£o digital em foco na ExpoPrint Digital

A ExpoPrint Digital demonstrou solu√ß√Ķes diversas em impress√£o digital. Desde os softwares de pr√©-impress√£o e gerenciamento, al√©m das infinitas possibilidades do web-2-print, passando pela impress√£o de dados vari√°veis, baixas tiragens, sob demanda, r√≥tulos, chegando ao acabamento digital e todos os substratos que podem ser impressos, a feira foi recheada de solu√ß√Ķes e lan√ßamentos.

O diretor da ExpoPrint Digital e gerente de vendas da Canon, Eduardo Buck, ressalta: "A ExpoPrint Digital / FESPA Brasil foi um novo marco para a Canon no Brasil, pois em meio às incertezas da economia, continuamos a investir no Brasil. Trouxemos ao mercado gráfico brasileiro um novo portfólio de equipamentos que tem por objetivo melhorar a eficiência no uso da tecnologia de impressão sob demanda. O lançamento da imagePRESS C800/C60 para gráficas rápidas e impressão de livros sob demanda teve uma ótima repercussão e foi um dos destaques, ao lado da Océ Arizona 6170 direcionada à comunicação visual".

O presidente da Afeigraf e diretor da Gutenberg, Klaus Tiedemann, falou sobre os resultados alcan√ßados: "Tivemos uma visita√ß√£o excelente, especialmente com p√ļblico de qualidade. A ExpoPrint Digital demonstrou que a impress√£o digital est√° no foco dos investimentos do mercado de impress√£o. Na feira, a Gutenberg demonstrou uma solu√ß√£o brasileira para impress√£o digital transpromo, que gerou muito interesse".

Elaine Almeida, vice-presidente da Afeigraf e gerente de marketing da Ferrostaal, salienta que a feira superou os resultados esperados: "A feira foi muito boa. Superou nossas expectativas. Vimos um p√ļblico diferenciado, em busca de novidades. Muitos viram na ExpoPrint 2014 nosso produto e agora vieram com um projeto amadurecido em mente. O trabalho foi plantado e logo teremos nosso √™xito". 

Para Jos√© Luis Guti√©rrez, presidente da Heidelberg do Brasil, o balan√ßo foi muito positivo: ‚ÄúO fluxo de visitantes e a qualidade do p√ļblico realmente nos surpreenderam. Fechamos neg√≥cios na √°rea de acabamento e os lan√ßamentos da linha Linoprint, explorando aplica√ß√Ķes especiais e produtos de alto valor agregado, chamaram muito a aten√ß√£o do p√ļblico. Temos certeza de que muitos neg√≥cios se concretizar√£o‚ÄĚ, afirma. 

A Sharp escolheu a ExpoPrint Digital para voltar ao Brasil com muita criatividade e interatividade. "A Sharp veio para o Brasil recentemente e este √© o primeiro evento grande e de express√£o no Brasil. A rea√ß√£o das pessoas foi algo muito positivo para n√≥s. Quem j√° conhecia a marca viu que estamos de volta e com for√ßa. Apresentamos produtos e vimos a identifica√ß√£o do brasileiro com a marca", avalia Marcelo Izar D`Alessio, gerente de marketing da Sharp. 

O novo presidente da Ricoh Brasil, Alejandro Tom√°s, esteve na feira e presenciou o sucesso do estande da empresa. "Estamos muito felizes com a feira. Lan√ßamos uma impressora digital de cinco cores e ficamos satisfeitos com a visita dos clientes e a din√Ęmica do estande. Est√° superior √†s expectativas que t√≠nhamos para a feira".

Luis Iglesias, diretor executivo de Artes Gr√°ficas da Xerox, foi um dos palestrantes do Congresso Internacional de Comunica√ß√£o Visual e Impress√£o Digital e fala sobre a ExpoPrint Digital: "O ponto positivo √© que o √≠ndice de visita√ß√£o foi acima do que esper√°vamos. Muitos vieram conferir as novidades. Ainda vamos colher frutos do que vimos aqui para os pr√≥ximos meses dos clientes que passaram pelo estande". 

O gerente senior de revendas, distribui√ß√£o e varejo da Canon, Luciano Quidicomo Neto, destacou as boas vendas durante a feira: "Estamos muito satisfeitos em mais um participa√ß√£o na FESPA Brasil. Tiramos o melhor para a companhia com nossos lan√ßamentos, como a multifuncional colorida, com grandes resultados e cerca de 10 vendas durante a feira". Eduardo Petroni, diretor Superintendente da Canon ‚Äď Oc√©, relatou a vis√£o da ExpoPrint Digital, onde lan√ßou a nova fam√≠lia Oc√© Arizona e promoveu importantes contatos. "A feira foi positiva para n√≥s, muito mais do que esper√°vamos. O objetivo final foi alcan√ßado". 

Michel Cec√≠lio Junior, gerente de produtos Riso, destaca a ExpoPrint Digital como o lugar ideal para a Gomaq estar: "Superou as expectativas como todos os anos. O que consideramos importante √© que a ExpoPrint Digital contrap√Ķe aquela obje√ß√£o sobre crise ou mesmice do mercado. Ela traz novidades. Aqui, conseguimos apresentar solu√ß√Ķes de ponta, novos desenvolvimentos e nichos de mercado. Fazemos uma rela√ß√£o de parceiro com o cliente. E esta feira permite ao cliente as possibilidades de expans√£o".

A Alphaprint focou em impressão digital para esta edição da ExpoPrint Digital 2015. Hadriano Domingues, diretor de planejamento e marketing, frisa: "Em relação à feira, focamos a parte digital, em toda a cadeia de impressão digital. A visitação foi boa, o estande ficou sempre cheio. Abrimos alguns projetos e gostamos de participar da feira. O saldo é positivo, com abertura de novas oportunidades". Dentro do estande, um dos sucessos foi a PrintOne, com as facilidades do web-2-print.

Ronaldo Arakaki, gerente de marketing e negócios da Konica Minolta, fala da satisfação da empresa em participar da feira: "Ficamos satisfeitos com o movimento do estande e também em fechamentos de negócios, foi um sucesso acima do estimado. Tivemos um retorno positivo com nossos dois lançamentos".

O diretor da Imidia, Heberto Pachon, frisou o interesse do p√ļblico pela impress√£o digital: "Em termos de impress√£o digital, vimos muitas pessoas interessadas. A feira foi bastante movimentada, com interesse real, tendo em conta as quest√Ķes econ√īmicas atuais. Tivemos boas reuni√Ķes durante a feira. Considero uma feira de muita qualidade, bem organizada, com estandes e demonstra√ß√Ķes de alto n√≠vel".

Comunicação visual em alto nível na FESPA Brasil 2015

As solu√ß√Ķes de comunica√ß√£o visual, sinaliza√ß√£o, grandes formatos e muitos outros segmentos estiveram presentes no espa√ßo de exposi√ß√£o da FESPA Brasil 2015. A HP patrocinou o Congresso Internacional de Comunica√ß√£o Visual e Impress√£o Digital e estreou com √™xito na FESPA Brasil ao apresentar sua linha L√°tex, muito bem recebida. Edissa Furlan, gerente de comunica√ß√£o e marketing da HP, destaca: "A feira foi uma grata surpresa neste primeiro ano da HP. Vimos um p√ļblico interessado, de qualidade, e para n√≥s √© uma honra ter colhido os frutos na feira. Sentimos a busca por novas aplica√ß√Ķes, com empres√°rios que buscam a criatividade".

Para F√°bio Colello, diretor comercial da Aplike, a visita√ß√£o de qualidade acima das expectativas ficou comprovada: "N√≥s medimos o interesse dos visitantes atrav√©s de fichas de cadastro. Conseguimos um n√ļmero de fichas 85% acima do esperado. Tamb√©m conseguimos fechar v√°rios neg√≥cios durante a feira‚ÄĚ.

A Alltak trouxe o especialista mundial de veículos Justin Pate para abrilhantar a festa de seu estande. Para Alessandro Campos, "A expectativa é sempre boa por se tratar de uma feira internacional. Resolvemos em 2013 participar e esperamos os 2 anos para fazer com que ela acontecesse. E foi surpreendente. Conseguimos um ótimo resultado. Todos os dias de feira foram positivos em negócios e visitação".

Fernando Schevz, gerente comercial da Akad, √© outro profissional que destacou como ponto principal a qualidade do p√ļblico: "A FESPA Brasil foi bem interessante. Fizemos muitos contatos com um p√ļblico qualificado e focado, que veio realmente interessado em conhecer as tecnologias Novajet e Novacut".

O gerente comercial da Mimaki, Danilo Ribeiro, frisa a evolu√ß√£o da feira: "√Č a segunda edi√ß√£o da FESPA que participamos e vimos uma boa evolu√ß√£o. Assim como no primeiro evento, √© um p√ļblico qualificado, tomador de decis√£o, vindo com conhecimento e ideia de investimento".

A evolu√ß√£o positiva tamb√©m foi notada por Willians Lotti, product manager da Roland: "Na √ļltima edi√ß√£o que participamos, vimos que ela traz um p√ļblico focado, e trouxe bons neg√≥cios. Nesta n√£o foi diferente. Percebemos que o p√ļblico est√° interessado. Com a feira, recebemos quem quer investir. O mercado est√° forte, como em sublima√ß√£o".

Nelson Baker Junior, coordenador comercial da Metalnox, destaca: "Participamos da feira no Brasil desde sua primeira edi√ß√£o. √Č muito importante, pois acontece em todo mundo e a edi√ß√£o nacional tem um destaque em comunica√ß√£o visual; tivemos a chance de mostrar novas oportunidades para este mercado, tanto com sublima√ß√£o como impress√£o direta".

FESPA Brasil / ExpoPrint Digital é espaço para lançamentos

Muitas empresas aproveitaram a oportunidade dada pela FESPA Brasil / ExpoPrint Digital para lançarem produtos dentro dos mercados de impressão digital e comunicação visual. Novos equipamentos, softwares, serviços e substratos foram vistos pela primeira vez nos estandes dos expositores.

Um exemplo foi a Imprimax, que lan√ßou mais de 150 novos itens de produtos na FESPA Brasil com uma excelente receptividade, como conta a gerente comercial Luciana Ventura. "Estamos bastantes satisfeitos com os resultados obtidos e a qualidade do p√ļblico que frequentou nosso estande. As pessoas est√£o aqui realmente em busca de fechamento de neg√≥cios, isto √© extremamente interessante". A empresa foi patrocinadora do Wrap Cup Masters Series Brasil.

O diretor técnico da FIX Impressoras, Edson Agostinho, notou que o visitante veio à procura de negócios: "Os visitantes não querem parar de investir. O lançamento de nossa tinta foi um sucesso, houve uma grande repercussão. Para nós, foi uma boa feira. Agora para colher os frutos temos que trabalhar. A FESPA Brasil nos trouxe uma boa divulgação, as pessoas vieram e nos conheceram. O retorno foi muito bom".

Fabricio Christoff, gerente da J-Teck, destaca a qualidade e variedade do p√ļblico que visitou seu estande na FESPA Brasil e conheceu seus lan√ßamentos: "Recebemos visitas de todos os tamanhos de clientes em nosso estande, pessoas focadas que vieram para comprar e ampliar seus neg√≥cios. Temos agora para trabalhar um resultado p√≥s-feira, com muitos contatos de gente interessada em nossas solu√ß√Ķes. Aquela ideia do medo financeiro n√£o foi o que vimos na FESPA Brasil. Em volume de contatos a feira foi muito boa".

A Sign Supply, patrocinadora da Wrap Cup Masters Series Brasil, fez sucesso com sua nova logo. "O balan√ßo √© positivo pela qualifica√ß√£o do p√ļblico que est√° visitando a feira. Tivemos muita procura de pessoas interessadas em maquin√°rios e suprimentos. Isto √© bastante positivo para n√≥s", diz Markus Runk, da √°rea de marketing da Sign Supply.

Impressão têxtil destaca bom momento e grandes resultados na FESPA Brasil 2015

A impress√£o digital t√™xtil - ou estamparia digital - foi um ponto de destaque na FESPA Brasil 2015. Empresas nacionais e internacionais expuseram suas solu√ß√Ķes para este segmento que vem crescendo a cada ano e √© uma excelente oportunidade de investimento, independente de cen√°rios externos.

Carlos Vargas, gerente comercial da BM do Brasil, ressaltou o p√ļblico qualificado e selecionado. "Eram diretores e t√©cnicos com poder de decis√£o. Vimos uma boa circula√ß√£o de pessoas e percebemos que todos que passaram pela feira, visitaram nosso estande. Para superar a crise, apenas trabalhando muito. Estamos em um setor - estamparia digital - muito privilegiado, que est√° crescendo. Hoje a BM sabe que pode apostar na feira e em 2016 estaremos novamente e com uma for√ßa ainda maior".

A MS Printing Solutions foi patrocinadora da FESPA Brasil 2015. Para a gerente de vendas da MS, Ana Figueiredo, o saldo foi satisfatório: "Tivemos resultados positivos em expor e patrocinar a FESPA Brasil 2015. Patrocinar a feira foi importante, pois conseguimos aumentar a divulgação de nossa marca pela feira. E estaremos aqui em 2016", conclui.

A Durst foi uma das patrocinadoras da FESPA Brasil 2015. O diretor da Durst no Brasil, Ricardo Pi, salientou a for√ßa da feira com foco em neg√≥cios: "A FESPA Brasil tem um prop√≥sito muito interessante e posso garantir que atingimos o objetivo planejado: ela √© uma feira de neg√≥cios. O p√ļblico vem para fazer neg√≥cio. Trouxemos uma m√°quina in√©dita na Am√©rica do Sul e tivemos muitos clientes que puderam conhecer o equipamento em funcionamento. O grande ponto √© que ela √© uma feira com um p√ļblico focado e determinado". A empresa apresentou suas solu√ß√Ķes juntamente com a representante Vinilsul.

A Epson ampliou o sucesso obtido na FESPA Brasil 2013. De acordo com Evelin Wanke, especialista de produtos Epson para a linha de Grandes Formatos, "A FESPA Brasil foi muito interessante desde o primeiro dia, movimentada e com clientes bem qualificados. Já fechamos alguns negócios e o balanço é extremamente positivo, assim como a FESPA Brasil 2013, que já havia trazido bons resultados para a Epson; estávamos com boa expectativa e a feira respondeu bem a essas expectativas". A empresa promoveu um grande trabalho na impressão têxtil, com equipamentos e patrocínio ao Digital Textile Conference.

Paolo Torricella, Area Sales Manager da Reggiani Macchine, estreou com qualidade: "√Č a primeira FESPA Brasil que participamos. A feira foi muito boa para a apresenta√ß√£o de nosso equipamento h√≠brido com alta velocidade". 

Expositores de todo o mundo ressaltam p√ļblico focado da FESPA Brasil / ExpoPrint Digital

Marcas conhecidas globalmente estiveram durante os quatro dias de evento na FESPA Brasil 2015 e puderam apresentar seus lan√ßamentos a um p√ļblico focado e de qualidade. Representantes e profissionais de todo o mundo participaram da iniciativa e colheram bons resultados.

Seweryn Wiciak, export manager da Opus, sentiu uma diferença positiva em relação às feiras na Europa: "Ficamos surpresos com a quantidade e o grande interesse dos visitantes da FESPA Brasil, especialmente se compararmos com as feiras da Europa. Sentimos aqui um potencial maior, com as pessoas realmente comparecendo ao estande".

Pedro Sousa, Suporte Técnico e Especialista de Produto da Caldera, ressaltou a expansão da marca durante a FESPA Brasil 2015: "Tivemos uma visibilidade muito boa em comparação a outras feiras. Conseguimos um relacionamento com os visitantes e também com os outros expositores, em importantes negócios B2B, comprovando que é uma feira realmente voltada para negócios".

Edsel Lonza Jr., diretor da LZ Consultoria, estreou na FESPA Brasil 2015 com sucesso: "Estamos surpresos com o grande sucesso da feira. Estivemos em contato com visitantes nacionais e internacionais. Para n√≥s, o saldo foi extremamente positivo e valeu a pena a participa√ß√£o", e destaca tamb√©m as palestras: "A FESPA sempre se preocupa em tornar o evento educacional e o mercado brasileiro precisa muito. Para n√≥s, foi um prazer colocar um consultor associado falando sobre um tema espec√≠fico. Tivemos um retorno do p√ļblico e pretendemos fazer ainda mais".

Rog√©rio Pinho, da AlphaGraphics, fala do balan√ßo da empresa na feira: "Estivemos nas √ļltimas edi√ß√Ķes da feira e esta foi uma das melhores que j√° participamos, com o estande cheio o tempo todo. O p√ļblico veio para fazer neg√≥cios e no nosso caso foi muito positivo. A impress√£o 3D chamou muito a aten√ß√£o".

O coordenador de marketing da ZAP, Gustavo Varella, relata: "Tivemos um fluxo muito bom de clientes em nosso estande que estão dentro de nosso foco de atuação. Conseguimos interagir com prospects e clientes de uma forma muito boa. O relacionamento foi positivo e esperamos agora aumentar nossa participação de mercado em São Paulo e em todo o Brasil".

O diretor comercial da 4rag, Helio Oliveira, frisa sua estreia na feira: "Achei bastante interessante, me surpreendeu positivamente. Tivemos um retorno, com uma grande procura no estande por produtos e serviços oferecidos. Meu balanço é muito positivo em relação ao que imaginávamos".

Andrea Costa apresentou a plataforma Isidora: "O Isidora participa da terceira feira ExpoPrint e novamente foi muito produtivo. O p√ļblico estava interessado e gostou muito desta solu√ß√£o web-2-print". Pela OKI, o gerente de marketing Marcelo Cerri destaca: "Trouxemos nossos equipamentos com toner branco. Tivemos uma grande recep√ß√£o do produto, com muita gente interessada. As pessoas adoraram nossos produtos e bons neg√≥cios v√£o sair daqui".

Diversidade de possibilidades

Para quem queria ampliar seus neg√≥cios ou conhecer solu√ß√Ķes que facilitassem sua rotina nas empresas, a FESPA Brasil / ExpoPrint Digital atendeu plenamente todas as necessidades. Os estandes apresentaram uma variedade de servi√ßos e solu√ß√Ķes, englobando de fato toda a cadeia de impress√£o.

Ricardo Ottolia, respons√°vel pela √°rea comercial da Endutex, afirma: "Posso dizer com muita satisfa√ß√£o que o balan√ßo foi muito positivo. Surpreendeu e superou as expectativas. Um p√ļblico realmente focado, voltado a neg√≥cios, que veio em busca de novidades e produtos diferenciados. E a Endutex ofereceu a estes visitantes algo especial".

O CEO da Cotaprint, Thiago Cid, conseguiu divulgar seu site de cota√ß√Ķes gr√°ficas para os visitantes: "A feira foi muito bacana para n√≥s. Quer√≠amos divulgar nosso site para os empres√°rios gr√°ficos e tamb√©m aos clientes finais e conseguimos. Recebemos em nosso estande um p√ļblico variado e conseguimos fazer muitos cadastros".

O diretor comercial da Vitor Ciola, José Eduardo Ciola, ressaltou o bom movimento: "Tivemos um bom movimento em nosso estande. Viemos pela terceira vez na feira - desde 2011 na Digital Imaging - e sempre vemos pessoas interessadas e que querem investir. A organização novamente foi muito boa". Quem também demonstrou entusiasmo foi Luciano Santana, diretor comercial da Mettalforma, que apresentou sua solução de corte laser: "A feira foi melhor do que o esperado em relação a negócios, acima de nossas expectativas".

P√ļblico qualificado e pronto para investir

A FESPA Brasil / ExpoPrint Digital √© conhecida no mercado por ser uma feira que recebe o p√ļblico certo: o empres√°rio tomador de decis√£o, pronto para fechar neg√≥cios e investir em solu√ß√Ķes que ir√£o transformar suas empresas. Durante a feira, estes visitantes conheceram os expositores, trocaram contatos e j√° conclu√≠ram negocia√ß√Ķes relevantes. No total, foram 14236 visitantes de todas as regi√Ķes do Brasil e tamb√©m de outros pa√≠ses.

A empres√°ria no ramo t√™xtil, Teodomiria Ribeiro de Moraes, veio de Salvador (BA). Com interesse de ingressar em comunica√ß√£o visual, aprovou as solu√ß√Ķes: "Gostei muito, h√° muitas op√ß√Ķes e novidades. A tecnologia est√° ajudando bastante em nossa atividade e fiquei impressionada com o que vi. J√° peguei alguns contatos para depois negociar".

O gerente comercial Santiago Francisco da Silva, de Mogi das Cruzes (SP), quis conhecer de perto os lançamentos: "Atuo em uma revenda e visitei a feira com o objetivo de conhecer as impressoras de grande formato, pois estamos conseguindo clientes neste segmento. E a feira está muito boa para quem atua com grandes formatos. Chamou bastante atenção com novidades".

Herick Ghenov, empresário de Guarulhos (SP), participou para buscar oportunidades de investimento: "Além das tendências em novas tecnologias, quero saber o que há de novidade no mercado e estudar novos investimentos para poder atender uma demanda maior de clientes. A cada dia o cliente se preocupa mais em comunicação visual. Até dentro de suas residências as pessoas estão usando impressão, como na decoração. Nos preocupamos em atender a demanda atual. E se tem demanda, tem investimento".

O empres√°rio Gelne Nascimento Sousa, de Capim Grosso (BA), fala de sua impress√£o com a FESPA Brasil 2015: "√Č completa, com muita novidade. Encontrei tudo o que procurava. Foi positivo vir at√© aqui, me atendeu bem. E j√° vou me programar para vir ano que vem".

O estudante de Design Gr√°fico, de Caieiras (SP), Guilherme C√Ęndido da Silva, veio conhecer solu√ß√Ķes diferenciadas: "Estamos produzindo uma revista e viemos conferir solu√ß√Ķes de produ√ß√£o gr√°fica. Queremos saber mais sobre impress√£o e suprimentos. Foi muito interessante ver a diversidade de pap√©is e a qualidade de impress√£o. A visita valeu muito".

Joyce Silva Fonseca, gerente comercial de vendas de Belo Horizonte (MG), aproveitou a feira para fazer contatos. "Trabalhamos com comunica√ß√£o visual e sublima√ß√£o. Vim buscar clientes e oferecer nosso trabalho. Vi um pessoal pr√≥prio deste segmento. Era o que a gente procurava. Trocamos cart√Ķes e contatos, foi excelente".

Ot√°vio Aguiar, S√£o Paulo (SP), √© diretor no ramo gr√°fico. "√Č a primeira vez que visito a feira. Foi interessante, pois h√° uma gama enorme em tipos de servi√ßos e produtos, como maquin√°rio e suprimentos. Abre um leque para quem trabalha no ramo".

Mariano Vasquez é empresário no Chile e veio com seu sócio para realizar investimentos: "Viemos ao Brasil para ampliar nossas possibilidades de negócios. Queremos um equipamento de impressão digital para rodar juntamente com nossas máquinas offset e oferecer algo mais para os clientes".

Luis Ortiz Montero reside no Peru e voltou ao Brasil para concretizar seus planos: "Vim no ano passado na ExpoPrint 2014 e desde então estudei qual seria opção para a minha empresa. Agora será o momento de investir no equipamento escolhido".

Outro visitante sulamericano foi Matias Hurtado, do Uruguai: "Estou sempre visitando as feiras para conhecer as tendências de impressão. E o que eu vi aqui na FESPA Brasil me impressionou bastante. Me interessei muito por impressão digital têxtil".

Imagens e redes sociais

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