Quinta, 28 de maro de 2024
Pesquisa:

28/11/2016 - FESPA Brasil Fórum 2016 cumpre missão de compartilhar informação com o mercado de impressão digital

O FESPA Brasil Fórum 2016 concluiu suas atividades em sua terceira etapa no Rio de Janeiro no último dia 22 de novembro, quando empresários do segmento de impressão novamente se reuniram para tratar de assuntos relevantes e atuais do mercado, em um momento de troca de conhecimento entre os especialistas e os profissionais da indústria.

Criado no ano passado pela FESPA e APS Feiras, o FESPA Brasil Fórum novamente alcançou o sucesso esperado em participação dos empresários brasileiros. A iniciativa ocorre honrando o lema "Profit for Purpose" - "Lucro por um Propósito" da FESPA, que consiste no compromisso de reinvestimento na indústria de impressão digital compartilhando conhecimento de qualidade aos profissionais.

Outro objetivo é valorizar as características de cada região, levando um material focado ao empresário do setor. A iniciativa fez tanto sucesso que já vem sendo reproduzida pela FESPA pelo mundo, como na África.

Conhecimento em impressão digital

Em 2016, o FESPA Brasil Fórum passou por três importantes capitais: Curitiba, Belo Horizonte e Rio de Janeiro. Foi uma oportunidade de não só levar o conhecimento mas também receber informações valiosas de características específicas de cada região para desta forma aprimorar constantemente o planejamento da FESPA Brasil. Em todas as cidades houve uma alta taxa de comparecimento do público.

As palestras abordaram temas extremamente ligados ao que o mercado enfrenta atualmente. O diretor da FESPA no Brasil, Alexandre Keese, tratou de soluções integradas dentro do mercado de impressão.

Keese destacou um estudo promovido pela FESPA no qual há no mercado global de impressão um otimismo dos empresários, assim como no Brasil. Características do mercado atual foram abordadas, como o aumento por produtos mais customizados, que sejam entregues com maior rapidez em tiragens a cada dia mais baixas e com designs criativos e revolucionários. O mercado desta forma demanda por um trabalho integrado - e não excludente - entre impressão analógica e digital.

Processos evolutivos vêm sendo incorporados nos negócios, ressaltou o especialista. Um exemplo são os dados variáveis, que incorporam esta evolução, trazendo um produto extremamente personalizado, um objetivo facilmente alcançado com a impressão digital. As baixas tiragens e os dados variáveis também mudam a forma de pensar em processos como design, armazenamento e logística.

O especialista abordou o forte investimento que setores da impressão, como os grandes formatos, vêm fazendo na internet, apostando no web-to-print; as empresas que apostaram neste método já conseguem aumentar suas vendas, alcançando novos clientes e mercados.

A especialista em Comunicação Visual e diretora do Grupo GF, Luciana Andrade, também participou do FESPA Brasil Fórum 2016. Ela destacou em sua palestra sobre o novo mercado de comunicação visual que o melhor investimento para atingir novos mercados é a mudança do pensamento das empresas, pensando na mudança de estratégia, a busca de novas parcerias, mudar o foco comercial do vendedor e direcionar investimentos em marketing e treinamento.

Para a diretora do Grupo GF, a criação de espaços de mercados inexistentes é uma relevante alternativa, para que a empresa faça com que seu concorrente seja irrelevante, criando e capturando uma nova demanda. Luciana trouxe aos presentes depoimentos de empresários que fazem sucesso no segmento; eles destacaram o quão relevante é buscar o novo para alavancar os negócios, como estreitar os laços com os clientes, pensando sempre no relacionamento e não apenas com vendas; desta forma, a venda se transforma em uma experiência.

Outros elementos que fazem parte de uma empresa de impressão de sucesso são: envolver os setores das empresas, com uma comunicação entre todos, além do constante treinamento e estudo do segmento.

Rio de Janeiro

Na última etapa no Rio de Janeiro, os presentes lotaram o auditório do Senai Maracanã para aprimorar os conhecimentos em relação ao mercado de impressão digital. O evento contou com a presença do especialista Alexandre Keese, que ministrou palestra e destacou o portfólio de eventos da APS Feiras, que conta com a ExpoPrint Digital / FESPA Brasil e ainda a ExpoPrint Latin America, maior evento de impressão das Américas; a ConverExpo, voltada ao mercado de embalagens flexíveis, corrugados e rótulos; e o Photoshop Conference, maior evento de Photoshop da América Latina.

A etapa carioca contou com as apresentações dos Patrocinadores Alltak, Triangle e Caldera. O diretor comercial da Triangle, Marcos Brombatti, destacou o tema "Em tempos de crise, aposte em produtos de alta qualidade". O diretor da Alltak, Marcelo Souss, tratou do tema "A visão além do Banner", destacando a criatividade na impressão. Marcelo é também o organizador do CAMBEA - Campeonato Brasileiro de Envelopamento Automotivo que ocorre durante a FESPA Brasil 2017. Bruno Ayala, Suporte Técnico & Especialista de Produto LATAM da Caldera, participou do evento no Rio destacando software e workflow.

FESPA Brasil Fórum

O FESPA Brasil Fórum ocorreu no Brasil pelo seu segundo ano, sempre honrando o lema da FESPA em reverter os lucros em educação para a indústria de impressão. A iniciativa contou com o Patrocínio Ouro de: Mimaki, Roland, Ampla, Alltak e Triangle. Os Patrocinadores Prata foram: Aplike, Arconvert, Bremen Sistemas, Caldera, Convertech, DuPont, Global Química & Moda, Marabu, Nova Dampex, Ronek, SAi e Zênite Sistemas.

FESPA Brasil 2017 

A FESPA Brasil é a mais importante feira de impressão digital para os setores de comunicação visual, sinalização, grandes formatos, impressão por sublimação, impressão digital têxtil, decoração e mais. A feira acontece paralelamente com a ExpoPrint Digital, voltada para a impressão digital em mercados como baixas tiragens, dados variáveis, impressão personalizada, 3D e mais. Cadastre-se para visitar as feiras em: www.fespabrasil.com.br/pt/visitar/cadastro.




















































Todos os direitos reservados a Press Communications.