Segunda, 28 de setembro de 2020
Pesquisa:

29/03/2017 - Recorde de p√ļblico marca ExpoPrint Digital / FESPA Brasil 2017 e comprova for√ßa do mercado de impress√£o​

A ExpoPrint Digital / FESPA Brasil 2017 registrou um enorme sucesso de p√ļblico e de neg√≥cios gerados, com quebra de recordes em visita√ß√£o. Foram 15.154 visitantes √ļnicos, superando todas as outras tr√™s edi√ß√Ķes anteriores da feira no pa√≠s, refor√ßando que o Brasil conta com uma ind√ļstria de impress√£o forte, competitiva e pronta para superar todos os desafios impostos pelo mercado.

O otimismo do segmento √© comprovado pelos depoimentos dos expositores, que de forma un√Ęnime destacaram que a feira superou todas as metas estipuladas. Muitos expositores relataram que logo entre o segundo e terceiro dia j√° haviam batido a meta prevista para toda a feira, al√©m dos contatos que ser√£o trabalhados durante o ano.

Visitantes de todas as regi√Ķes do Brasil e do exterior passaram pelos corredores, presenciando lan√ßamentos em impress√£o digital para os mais diferentes segmentos, como comunica√ß√£o visual, sinaliza√ß√£o, t√™xtil, baixas tiragens, dados vari√°veis e muito mais; s√£o solu√ß√Ķes que transformam os conceitos de produ√ß√£o das empresas de impress√£o.

Alexandre Keese, diretor da FESPA Brasil, celebra: "A ExpoPrint Digital / FESPA Brasil foi um tremendo sucesso. Foram quatro dias de corredores lotados, profissionais vindos de todos os estados brasileiros, visitantes internacionais, todos buscando por novas tecnologias em hardwares, softwares e substratos, inova√ß√Ķes para realmente conquistar um lugar especial em seu neg√≥cio. O que h√° de mais moderno no mundo esteve aqui dentro. Estamos com a miss√£o cumprida."

Neil Felton, CEO da FESPA, frisa o sucesso √ļnico da FESPA Brasil: "A FESPA Brasil 2017 √© de longe umas das melhores feiras que j√° vi no Brasil ou ao redor do mundo. Bastava olhar os corredores. A forma que medimos se uma feira √© boa √© pela resposta dos clientes. E eles disseram de forma un√Ęnime que a feira foi fant√°stica. N√≥s temos aqui a melhor taxa ao redor do mundo de visitante por metro quadrado em uma feira. Isto √© fant√°stico e mostra que a energia do mercado est√° muito forte".

Otimismo e confiança marcam ExpoPrint Digital / FESPA Brasil

O CEO da FESPA prossegue: "Nós falamos com um cliente que disse: as pessoas estão sorrindo. E isto é um bom sinal. Quando os brasileiros estão sorrindo a economia brasileira está caminhando na direção certa e eu tenho certeza que a impressão tem um futuro positivo no Brasil. Será visto um grande crescimento neste mercado nos próximos anos", finaliza Felton.

Michael Ryan, FESPA Exhibition Manager - Americas, concorda com esta posi√ß√£o: "H√° muito sobre otimismo vindo ao evento. Vi compradores e as principais pessoas do setor no Brasil vendo o que h√° de novo na ind√ļstria. Os n√ļmeros s√£o incr√≠veis. Estamos realmente felizes. O Brasil est√° se aprimorando o tempo todo, e eu acho que aqui √© realmente um bom mix porque temos de um lado a impress√£o comercial da ExpoPrint Digital e de outro a impress√£o de grande formato da FESPA. A fus√£o √© incr√≠vel. Temos um grande sentimento sobre a feira. Estou realmente positivo sobre o momento da ind√ļstria e teremos um grande futuro".

Eduardo Sousa, presidente da Afeigraf, realizadora da ExpoPrint Digital, relata sua vis√£o da feira: "O que vimos na ExpoPrint Digital foi a busca por novas solu√ß√Ķes, ideias e conceitos que ser√£o integrados nos parques gr√°ficos do Brasil. Caravanas com empres√°rios vieram de todas as partes do pa√≠s e isto prova que por toda a parte a confian√ßa est√° em alta e os investimentos voltaram. Os expositores nos relataram a concretiza√ß√£o de importantes neg√≥cios e novos contatos que ser√£o trabalhados posteriormente".

Expectativas dos expositores da FESPA Brasil s√£o superadas pelo qualificado p√ļblico

Os expositores da FESPA Brasil sentiram nos corredores e estandes lotados mais do que um p√ļblico em quantidade, mas uma qualidade dos profissionais que iam ao estande prontos para fazer investimentos, sabendo o que queriam.

Bernardo de Lima Galv√£o, gerente regional de vendas Brasil da MS Printing Solutions, empresa Parceira de Solu√ß√Ķes da FESPA ao redor do mundo, conta: "Como todos os anos, a FESPA Brasil √© interessante para manter contato com clientes, dar suporte e explicar novas tecnologias dispon√≠veis no mercado. Este ano foi movimentado, com muito acesso dos clientes ao nosso estande; os dias de feira foram muito positivos".

Galvão completa relatando o alcance da feira pela América Latina: "A boa visitação ajuda a consolidar nossa marca. Temos uma marca global e a cada FESPA conseguimos destacar a MS no Brasil e por toda a América do Sul. Tivemos clientes da Argentina, Chile e Peru visitando nosso estande, colaborando para reforçar nosso nome no continente".

O p√ļblico diferenciado foi relatado por Edissa Furlan, gerente de marketing de Artes Gr√°ficas da HP do Brasil: "A feira foi uma grata surpresa. Tenho duas coisas a destacar. O primeiro √© pela juventude: os empreendedores do futuro come√ßaram a olhar m√°quinas e est√£o interessados. Atendi gente muito interessante, jovens empreendedores do pa√≠s, que atrav√©s da internet, do design e da impress√£o est√£o vendo um potencial de neg√≥cios. Conversei todos os dias com gente assim. E o outro destaque √© o pessoal que j√° conhece a tecnologia e est√° comprando a segunda e a terceira m√°quinas: acreditou, apostou e agora est√° indo atr√°s de mais tecnologia".

A Mimaki Brasil mostrou novidades bem recebidas, como destaca Alexandre Feitosa, supervisor comercial na Mimaki Brasil: "A FESPA Brasil foi excelente para a Mimaki. A gente tem alcan√ßado grandes resultados. A quantidade de clientes que recebemos no nosso estande devido ao posicionamento logo na entrada da feira foi bem positiva. Os clientes adoraram as grandes novidades logo na entrada do evento. O p√ļblico em si tem trazido novos neg√≥cios para a Mimaki e estamos contribuindo com eles".

Anderson Clayton, gerente de marketing da Roland DG Brasil, tamb√©m frisa o p√ļblico qualificado: "A visita√ß√£o foi excelente, de um p√ļblico bem qualificado, informado e decidido. A expectativa √© de colhermos grandes frutos no p√≥s-feira, fechando bons neg√≥cios nos pr√≥ximos dias. Quanto ao mercado para 2017 estamos super otimistas, vislumbramos um cen√°rio infinitamente mais acreditado do que o ano passado".

Fabio Cestari, gerente regional da Serilon, fala da import√Ęncia da feira para o mercado: "N√≥s decidimos vir muito focados com as duas principais marcas de suprimentos que distribu√≠mos: a Starflex e a Starpac. O objetivo principal era o de refor√ßar o posicionamento destas duas marcas. Fazendo um balan√ßo geral da feira, tivemos um desempenho muito bom e teremos frutos interessant√≠ssimos. Grandes formadores de opini√£o do nosso segmento estiveram no nosso estande discutindo a respeito de toda nossa linha de produto: equipamentos, tintas e suprimentos em geral que distribu√≠mos. Foi uma escolha acertada. Ficamos muito felizes com nossa participa√ß√£o e todos os neg√≥cios que projetamos a partir das reuni√Ķes que fizemos no nosso estande".

Com equipamento sendo apresentado pela primeira vez no pa√≠s, a Durst teve √™xito na feira. Ricardo Pi, diretor geral da Durst Brasil, comenta: "A FESPA Brasil tem nos surpreendido ano a ano. E em 2017 n√£o foi diferente. Muitos decisores de neg√≥cios, empres√°rios que vieram √† FESPA dispostos a comprar equipamentos. Ent√£o tivemos uma qualidade de p√ļblico muito boa, e uma quantidade de visitantes bem satisfat√≥ria". O diretor de opera√ß√Ķes da Ampla Impressoras Digitais, Sidnei Marques, declara: "Recebemos em nosso stand profissionais que, na sua grande maioria, decidem os investimentos da empresa. Este diferencial, combinado com os produtos e servi√ßos que a Ampla trouxe para a feira - a ELITE RR LED UV; o lan√ßamento do Cons√≥rcio Nacional Ampla; e a palestra Entendendo o custo total de propriedade de uma impressora digital - TCO, fizeram com que o evento superasse nossas expectativas iniciais".

O CEO Global Qu√≠mica & Moda, Felipe Sanchez, celebrou os resultados da empresa na feira: "O balan√ßo √© o melhor poss√≠vel. Posso dizer com tranquilidade que a FESPA superou todas as nossas expectativas. √Č a terceira vez que estamos nela e com certeza voc√™s v√£o nos ver muitas vezes aqui, pois a Global v√™ a evolu√ß√£o da feira. O p√ļblico veio com poder de decis√£o: s√£o gestores, diretores, donos de empresa. Quando voc√™ tem um p√ļblico qualificado, voc√™ sai da feira com neg√≥cios concretizados e encaminhados, ent√£o o resultado √© bem mais mensur√°vel. Sa√≠mos bem satisfeitos com o resultado da participa√ß√£o e com certeza participaremos outras vezes, certos da evolu√ß√£o muito grande por parte da FESPA".

ExpoPrint Digital mostra solu√ß√Ķes para transformar produ√ß√£o gr√°fica

A ExpoPrint Digital mostrou-se mais uma vez como a feira em que a impress√£o digital √© destaque. Solu√ß√Ķes de impress√£o comercial focadas em impressos diferenciados, customizados, com velocidade de produ√ß√£o em baixas tiragens e dados vari√°veis, estiveram presentes. E os expositores notaram o alto interesse do mercado em integrar estes equipamentos em suas empresas.

O diretor executivo da Xerox do Brasil, M√°rcio Mattos, fala do caminho acertado que a empresa vem tomando: "O balan√ßo da feira √© extremamente positivo, a quantidade de clientes extremamente alta, abrangendo todas as regi√Ķes do pa√≠s, mostrando a diversidade do nosso mercado. Ent√£o eu considero que foi uma oportunidade maravilhosa no momento onde a economia come√ßa a mostrar rea√ß√Ķes e o maior reflexo √© esta feira. Isto mostra que estamos no caminho certo e a Xerox est√° super feliz de estar presente capturando as oportunidades que o mercado apresenta com seu forte portf√≥lio".

A Konica Minolta trouxe novidades para a feira em impressão digital. Karen Nakamura, supervisora de marketing, conta como foi: "Para a Konica Minolta foi muito bom. Em relação ao ano passado, vimos uma movimentação maior. Nosso estande viveu cheio desde o início até o final da feira para conferir lançamentos em impressão digital. Estamos com expectativas de bons negócios para esta feira".

As metas previstas para a T&C foram todas batidas, como relata Washington Gomes, coordenador de vendas: "√Č a primeira participa√ß√£o em feira no ano e foi super produtiva. Os clientes vieram em massa. No segundo dia j√° passamos a meta de toda a feira. No terceiro dia vendemos em algumas horas oito equipamentos, com √≥tima aceita√ß√£o dos clientes. Chegamos a vender cerca de dois equipamentos por hora. Superamos mil vezes nossas expectativas".

A dire√ß√£o positiva do mercado foi vista por Hadriano Domingues, diretor de Planejamento e Marketing da Alphaprint: "A Alphaprint veio com uma participa√ß√£o institucional, mostrando todo o portf√≥lio em que atuamos nos mais diferentes segmentos. Percebemos um bom astral do p√ļblico. Uma feira movimentada, com p√ļblico confiante e motivado. Sentimos as pessoas mais positivas".

Cristiane Borato, supervisora de marketing na OKI Data do Brasil, relata: "A ExpoPrint Digital é uma feira importante para nós da OKI que focamos no mercado gráfico. Mostramos as máquinas funcionando e as amostras, com tudo que é possível imprimir nesta segmento. Há muito o que se fazer, então queremos mostrar o que pode ser feito dentro do mercado".

Executivos de todo o mundo atestam qualidade da ExpoPrint Digital / FESPA Brasil

A ExpoPrint Digital / FESPA Brasil √© reconhecida por ser uma feira internacional, com visitantes de toda a Am√©rica Latina. √Č o momento de executivos e representantes de empresas multinacionais visitarem a feira e se aprofundarem em rela√ß√£o ao mercado nacional.

A Ricoh teve uma forte participa√ß√£o durante a ExpoPrint Digital 2017. Angel Bustamante, diretor de Produ√ß√£o Printing Business Group da Ricoh Am√©rica Latina, esteve presente e relatou: "A feira est√° excelente, animada. Muito movimento desde o primeiro dia, com alto fluxo de visitantes, que est√£o conferindo a tecnologia e solu√ß√Ķes de artes gr√°ficas que disponibilizamos aos nossos clientes visando entregar um produto final mais completo".

Giuseppe Begnini, gerente de vendas da EFI Reggiani, destacou os negócios feitos na FESPA Brasil: "A feira foi muito boa, pois os clientes que chegaram vieram realmente interessados, sabendo as máquinas que queriam adquirir. Fechamos o negócio de uma máquina dentro da feira na área de sublimação e isto é muito bom para nós da EFI Reggiani".

Cl√©ment Mateu, CEO do Hexis Group, esteve no Brasil para anunciar uma parceria com a Sid Signs e ficou positivamente surpreso com a feira: "Estamos bem felizes em vir pela primeira vez ao Brasil e participar deste evento FESPA. A Hexis √© um fabricante franc√™s e temos uma parceria ao redor do mundo com a FESPA. √Č muito legal ver neste evento o desenvolvimento do mercado e qualidade das pessoas que vieram".

O p√ļblico profissional tamb√©m foi sentido por David Pach√≥n, CEO da PrintLat: "Foi feito um trabalho muito bom em atrair p√ļblico de qualidade. Vou a muitas feiras na √°rea de sinaliza√ß√£o e senti que aqui est√£o os diretores de companhia, com di√°logos profissionais, perguntas diretas, de quem sabe o que est√° falando". J√° para Heberto Pachon, presidente da Imidia: "Ficamos satisfeitos com dois pontos principais: o n√ļmero de pessoas e o n√≠vel do p√ļblico. Boa quantidade de visitantes os quatro dias, todos muito animados. Vemos a retomada forte de atividade do Brasil, com clientes fazendo diversos pedidos".

Shyamal Desai, gerente de marketing de DuPont Advanced Printing, esteve no Brasil para conferir o sucesso da iniciativa: "Esta feira foi absolutamente fant√°stica. Estamos bem felizes em fazer parte da FESPA Brasil. A DuPont sente-se orgulhosa ao atender bem seus clientes e parceiros e uma feira como esta √© sempre um excelente lugar para ver todos eles trabalhando conosco e conhecendo nossos produtos". A DuPont colheu ainda resultados positivos em sua linha Tyvek Dupont, material usado para confeccionar o mapa da feira. Para Marina Valente, l√≠der comercial do Tyvek: "A feira esteve super movimentada, muita empresa da ind√ļstria gr√°fica buscando inova√ß√£o, e foi o que n√≥s trouxemos para o mercado: inova√ß√£o atrav√©s do substrato para impress√£o Tyvek".

Jorgen Lindahl, gerente de vendas da SPGPrints, focou no alto interesse nas tecnologias de impress√£o digital: "Aqui no estande da SPGPrints foi muito bom o balan√ßo. A empresa viu na feira um grande interesse pela impress√£o digital, especialmente em m√°quinas, mas tamb√©m em tintas e suprimentos". Semelhante vis√£o tem Gast√≥n Giudice, diretor de Desenvolvimento de Neg√≥cios na Am√©rica Latina da Caldera: "A FESPA Brasil 2017 foi muito corrida, com muitos prospectos interessantes. Muitos empres√°rios pelos corredores buscando solu√ß√Ķes e novas aplica√ß√Ķes".

Para Fred Desmaret, diretor da Emball`Iso, que representa a Arplac: "√Č uma feira que realmente atrai todo o setor de comunica√ß√£o visual. O movimento foi muito bom. Para nossa primeira participa√ß√£o e parceria com a Mimaki, o retorno foi super positivo em termos de contato e de pessoas interessadas em trabalhar com novos substratos".

Inova√ß√£o em solu√ß√Ķes √© destaque na ExpoPrint Digital / FESPA Brasil

A ExpoPrint Digital / FESPA Brasil provou mais uma vez ser palco de lan√ßamentos, solu√ß√Ķes inovadoras e diferenciadas para ajudar o profissional de impress√£o em suas demandas de produ√ß√£o. O especialista de produto senior da Sign Supply, Armando Dias, ressalta a FESPA como palco de inova√ß√£o: "O balan√ßo sempre √© positivo, pois al√©m de poder ver o que acontece no mercado, estamos sempre correndo atr√°s de novas tecnologias, atualiza√ß√Ķes, e assim vamos entendendo o que acontece. Eu vejo que a FESPA sempre traz o que tem de mais moderno e atual. Hoje o foco √© impress√£o digital, com parte baseada na sublima√ß√£o e a outra na comunica√ß√£o visual".

A Alltak levou para a FESPA Brasil diversas formas de pensar a personaliza√ß√£o de ambientes, como conta o diretor Marcelo Souss: "Estamos felizes em ter novamente participado. Primeiro por ver a feira crescendo, com p√ļblico de qualidade, incr√≠vel. Fizemos muito neg√≥cio na FESPA Brasil. Tivemos forte aceita√ß√£o de nossos produtos, com estande sempre movimentado, com diferentes ambientes. Atingimos nossos objetivos, com muita novidade em adesivo, pois o limite √© a criatividade de cada um. Eu j√° estou ansioso para a pr√≥xima edi√ß√£o da feira!".

Marcio Caillaux, general manager da Marabu, conta: "Tivemos uma feira muito boa. Ficamos impressionados com a qualidade do p√ļblico: s√£o realmente tomadores de decis√£o, influenciadores. Ficamos muito contentes com os resultados". Marcelo Chagas, diretor de tecnologia da SAi International, tamb√©m saiu satisfeito ao mostrar sua tecnologia de software: "A FESPA Brasil 2017 superou minhas expectativas. O estande da Sai √© uma sala de aula, com a inten√ß√£o de sempre dar suporte ao cliente. Tivemos muita gente interessada, as pessoas querem realmente comprar novas solu√ß√Ķes. No ponto de vista geral, foi um sucesso".

Edsel Lonza, business development manager da ITL LAM, comemorou mais uma FESPA Brasil com bons resultados: "Este ano foi muito interessante para a gente. A qualidade e quantidade de p√ļblico est√£o cada vez melhores. No nosso caso vimos muita gente interessada na tecnologia ultravioleta. Ent√£o foi mais um ano de sucesso participar da FESPA Brasil e apresentar a nova vers√£o da tecnologia LED". Quem tamb√©m colheu frutos na feira foi o BR Group, como mostra o diretor comercial Marcos Brambatti: "Foi uma feira muito interessante. O p√ļblico √© de qualidade e assim fizemos muitos neg√≥cios, estamos plenamente satisfeitos com os resultados".

CAMBEA 7 d√° ao campe√£o a vaga para o mundial na Alemanha

Quatro dias de uma disputa acirrada, alto nível técnico e emoção até o final. Assim foi o CAMBEA 7, que novamente teve como casa a FESPA Brasil. A comunidade do envelopamento promoveu um grande encontro na feira.

Neste ano, o t√≠tulo ficou com os ga√ļchos da Ellite & Prime, da dupla Pablo de Castro e Beto Quadros, seguidos em segundo lugar pela Fosco e Cia. e em terceiro pela G√™nesis. A dupla vencedora, de Santa Maria (RS), falou da emo√ß√£o em levar o pr√™mio para casa: "A gente s√≥ veio para se divertir e conhecer os amigos do envelopamento pessoalmente. Como era nossa primeira vez, a √ļnica meta era ficar entre os cincos melhores. Ir √† final j√° era ser campe√£o. E levar o t√≠tulo para a casa √© incr√≠vel, inexplic√°vel. Queremos agradecer o CAMBEA, todos os patrocinadores e o pessoal que est√° na torcida".

Marcelo Souss, organizador do CAMBEA 7, fala dos resultados: "O CAMBEA √© o maior campeonato de envelopamento do mundo, com um toque brasileiro. √Č tudo o que envolve: o Justin Pate no CAMBEA Lab ensinando o pessoal a envelopar; um n√≠vel elevad√≠ssimo no CAMBEA Pro; todo mundo batendo recorde no CAMBEA Fast envelopando o cap√ī. O principal √© a festa dos aplicadores, temos profissionais de todas as regi√Ķes do pa√≠s. O CAMBEA une a classe. E usamos um material com brilho da Alltak nos autom√≥veis. Que venham muitos anos pela frente nesta parceria".

Alexandre Keese, diretor da FESPA no Brasil, falou da import√Ęncia do torneio: "O CAMBEA √© um campeonato sensacional, muito bem organizado, n√≠vel t√©cnico incr√≠vel. E o time vencedor agora vai para a FESPA em Hamburgo para o campeonato mundial, o Wrap Masters. E tenho certeza que este ano a ta√ßa vem para o Brasil!".

Congressos Educacionais e FESPA Showroom d√£o mais op√ß√Ķes ao visitante

A FESPA Brasil 2017 recebeu em seus quatro dias de realização seus Congressos Educacionais visando impulsionar a geração de demanda dentro do mercado de impressão nacional. Isto acontece dentro da missão "Profit for Purpose" - Lucro por Propósito - da FESPA Brasil.

O Audit√≥rio ficou lotado nos quatro dias com profissionais objetivando desenvolver t√©cnicas e neg√≥cios diferentes, entender sobre novos mercados e tecnologias, tirar d√ļvidas, otimizar seus atuais processos e buscar novos horizontes.

Alexandre Keese destaca a missão de compartilhar conhecimento sempre: "Temos a visão de que o profissional tem que estar preparado de várias maneiras. Em termos de tecnologia, conhecendo os melhores materiais, e estando ciente do panorama do mercado. E aqui ele encontrou esta informação com nossos três congressos".

A Global Qu√≠mica & Moda foi Patrocinadora do Digital Textile Conference. O CEO Felipe Sanchez trata da relev√Ęncia da iniciativa: "Falamos da estamparia digital como ferramenta de cria√ß√£o de moda. Foi muito bom ver o interesse do participante. A palestra encheu rapidamente, tinha at√© gente do lado de fora assistindo. Isso mostra o quanto o mercado est√° interessado na impress√£o digital como um todo. Vimos tanto aqueles que estavam no mercado e podiam diversificar no digital como aqueles que queriam entrar na impress√£o digital. √Č legar ver que as pessoas t√™m a feira como um local de buscar conhecimento. E esta √© nossa ess√™ncia: agregar conhecimento t√©cnico ao produto".

Jorgen Lindahl, gerente de vendas da SPGPrints, conta sua experiência: "A palestra foi muito boa. Muitas pessoas vieram acompanhar com interesse. Mostramos a tecnologia de nossos novos produtos para que os clientes vejam qual é a melhor opção para o negócio deles". Shyamal Desai, gerente de marketing de DuPont Advanced Printing, relatou: "A FESPA nos deu uma fantástica oportunidade para lançar a nova tinta Artistri para sublimação. E o que é muito positivo sobre esta tinta é que agora nós vamos expandir para uma vasta gama de cabeças de impressão e viscosidades".

Jefferson Gomes, gerente da cidade de Bel√©m (PA), acompanhou com aten√ß√£o o evento: "Atuo na √°rea de sublima√ß√£o de brindes em pequenas tiragens e o Sublimation Day √© essencial para mim. Achei as palestras e a feira em si √≥timas, com expositores focados; estou falando diretamente com o fabricante, tirando d√ļvidas. Isto conta muito, pois nos d√° mais seguran√ßa. Ter um congresso assim √© sempre bom, nos d√° um sentimento de valoriza√ß√£o. √Č fundamental ter um momento para n√≥s, focado em sublima√ß√£o, como foi o Sublimation Day".

Rog√©rio, profissional aut√īnomo de Niter√≥i (RJ), veio √† feira na busca de novos neg√≥cios e conhecimento: "Quero abrir uma empresa no ramo de sublima√ß√£o e vim conferir no que √© mais interessante focar. Estou estudando mesmo, quero ver propostas, maquin√°rios novos, pois creio que a sublima√ß√£o tem um campo muito vasto de interesse comercial. A feira est√° maravilhosa, com profissionais excelentes abordando muito bem os temas e produtos que eles defendem. S√£o informa√ß√Ķes altamente modernas, novas. Valeu a pena ter vindo do Rio de Janeiro e estou deslumbrando com tudo que vi aqui".

Marcelino Junior, produtor gr√°fico de Fortaleza (CE), detalha: "A gente procura sempre participar das feiras para estar antenado do que acontece no mercado. Como produtor gr√°fico isto √© regra, pois vamos colocar em nosso dia a dia para levar mais solu√ß√Ķes aos clientes. Gostei muito do Sublimation Day pois √© um mercado aquecido e um nicho de neg√≥cio que aqueceu a economia local e nacional. Aqui pude ver as tend√™ncias do mercado, as solu√ß√Ķes para agregar. Foi com certeza muito proveitoso, estar sempre se atualizando √© fundamental".

Os visitantes da FESPA Brasil presenciaram o FESPA Showroom, espa√ßo produzido em parceria com os expositores da feira e com o time da TopColors. O objetivo era mostrar as mais variadas aplica√ß√Ķes que s√£o resultado da impress√£o digital. Keese completa falando desta novidade: "Tivemos a estreia com sucesso do FESPA Showroom, que inovou e mostrou ao profissional de comunica√ß√£o visual novas aplica√ß√Ķes e caracter√≠sticas para inovar tamb√©m dentro de seu neg√≥cio".

P√ļblico comprova mercado em evolu√ß√£o constante na ExpoPrint Digital / FESPA Brasil

O p√ļblico qualificado que visitou a ExpoPrint Digital / FESPA Brasil ficou plenamente satisfeito com o que encontrou. √Č o caso de Dimas Fernando, empres√°rio de Pernambuco: "Estou muito entusiasmado com o tanto de inova√ß√£o que h√° em nosso mercado. E essas feiras v√™m para contribuir para o crescimento do setor, com o desenvolvimento das empresas que trabalham no segmento. A feira est√° de parab√©ns pela magnitude e espero que estas iniciativas sejam fomentadas mais vezes".

O gr√°fico Adenio Queiroga, de S√£o Luis (MA) frisou a tecnologia presente nos estandes: "Achei muito interessante. √Č uma oportunidade de quem est√° longe dos grandes centros conhecer as novidades. As m√°quinas de impress√£o digital est√£o interessantes e com custo baixo".

Richard Benitez, designer gráfico, veio de Cidade do Leste, Paraguai, até o Brasil para ver as novidades existentes para o seu trabalho: "Esta é a terceira vez que venho à feira. Vi aqui a inovação da impressão, tecnologias que eu acho que vão "pegar" no mercado. O Brasil está com novidades e é isso que procuramos: inovação para levar para lá".

Eurico de Melo Filho, de Curitiba (PR), é empresário do segmento de nanotecnologia e foi à feira buscar novidades e ter um panorama do mercado: "A feira tem muitas novidades e tecnologias consolidadas. Vimos muita inovação. As empresas estão bem focadas, conseguimos ter acesso aos expositores. Conseguimos avanços para nossa empresa, com boas parceiras".

A import√Ęncia da ind√ļstria gr√°fica √© ressaltada por Cintia Oz√≥rio, empres√°ria de Nova Friburgo (RJ), "Todas as vezes que eu vim eu aproveitei todas as oportunidades de inovar e melhorar cada vez mais a √°rea gr√°fica. A gente sempre v√™ novidades. A gente nasce, cresce e e vive dependendo de gr√°fica, ent√£o por que n√£o estar sempre inovando? E a feira ajuda neste ponto, sempre apresentando as oportunidades do mercado que ajuda bastante para gente crescer cada vez mais".

Confira mais depoimentos de importantes expositores e de visitantes de todo o Brasil que atestam a qualidade da ExpoPrint Digital / FESPA Brasil 2017:

Cleiton Ribeiro, gerente comercial na Bremen Sistemas: "A ExpoPrint Digital superou nossas expectativas. Tivemos um aumento de 60% em relação ao ano passado, conhecemos novos clientes, tivemos contato com os empresários das caravanas de todo o país e conversamos com nossos atuais clientes para reforçar o relacionamento. A APS Feiras faz parte de nossa história de sucesso".

Ciro de Lima, diretor da Convertech: "A FESPA Brasil √© uma feira com empres√°rios que conhecem a feira fora do Brasil. S√£o empres√°rios formadores de opini√£o que conhecem o mercado e que querem ideias novas, querem algo fora da caixa, que saiam da mesmice. Amamos a feira e j√° estamos fazendo planos para as pr√≥ximas. T√≠nhamos a ideia n√ļmero 1 de levar propostas diferentes para as pessoas e conseguimos fazer o que quer√≠amos"

Ana Paula Paschoalino, diretora da VP Máquinas: "O nosso estande estava sempre cheio. As gráficas estão bem mais familiarizadas com as palavras ponto de venda e Comunicação Visual. Neste ano foi visível a transformação inclusive dos expositores. Cada vez mais a área gráfica está sentindo a necessidade de ampliar seu core business e nossas máquinas, por ter uma amplitude de mercados muito grande e um investimento bem acessível, têm se mostrado bem atraentes. Sentimos também uma forte presença de visitantes internacionais".

Carlos Vargas, departamento comercial da Fremplast: "A feira foi de uma qualidade de clientes surpreendente. Estamos acostumados a participar de feiras e pudemos ver que aqui o p√ļblico est√° muito seletivo. Para n√≥s foi muito satisfat√≥rio".

Guilherme Vasconcelos, área de vendas da Shumi: "A feira foi muito produtiva. Trouxe bastante cliente na parte de produção e da impressão têxtil, com uma enorme procura. Com certeza teremos grandes negócios. E vimos um alto interesse das máquinas menores pelos pequenos e médios empreendedores, que estiveram aqui e gostaram. Tivemos muitas vendas destas máquinas durante a feira. No geral, foi muito bom".

Edin√©ia Mates, l√≠der nacional de vendas da VersaPic: "O mercado est√° reagindo bem e querendo investir novamente. A feira foi novamente muito boa, o pessoal est√° bem positivo para fazer neg√≥cios e nossas solu√ß√Ķes tiveram uma √≥tima aceita√ß√£o".

Erica Medeiros, coordenadora de vendas da Aplike: "A FESPA Brasil foi uma excelente feira. Está sendo de muito agrado para todos nós da Aplike e temos centenas de contatos novos para trabalhar pós-feira. Foi um sucesso".

Yure Fontes, diretor da TMT: "A feira foi surpreendentemente muito boa. Muitos neg√≥cios aconteceram na feira. Tivemos bons clientes, focados, direcionados para realmente fazer neg√≥cio. Resumindo, um excelente p√ļblico".

Rog√©rio Otsuka, gerente de produto da Sansuy: "A qualidade de quem veio visitar foi muito boa. Estamos muitos satisfeitos em estar presentes na FESPA Brasil 2017 e mostrar nossas lonas nacionais ao p√ļblico. Acreditamos que teremos mais neg√≥cios pelos contatos que fizemos durante a feira".

Edson Lee, gerente da Zumaq: "A feira este ano foi bem interessante. Veio o pessoal específico do mercado, que sabe o que quer. Conseguimos verificar o retorno já durante a feira. Foi um ano muito bom para nós".

J√ļlio C√©sar, gerente administrativo da Exfak: "√Č a primeira vez que participamos da FESPA Brasil e foi excelente. Tivemos vendas na pr√≥pria feira e uma grande visita√ß√£o no estande, que ficou lotado durante os quatro dias".

Sergio Gotti, diretor comercial da Sertha Brindes: "Foi muito boa a feira. O p√ļblico √© extremamente selecionado. √Č o segundo ano que participamos e tivemos resultados que superaram a expectativa. O nosso tal√£o de pedidos at√© acabou. Trouxemos um lan√ßamento que fez muito sucesso".

Mario Domingues Faria, diretor da MCF Máquinas: "Estive o ano passado e foi bom. Voltamos este ano e foi melhor ainda. Fizemos bons negócios todos os dias. Estou surpreso com o otimismo do mercado. Conseguimos atingir nossos objetivos".

Visitantes:

Guilherme Reinheimer, empres√°rio, Campinas (SP): "Gostei da feira. A visita √© interessante pois sempre d√° pra pegar alguma coisa para agregar em nosso trabalho. Gostei muito das impressoras que imprimem em branco, assim como os substratos novos. √Č fundamental sempre estar conhecendo coisa nova".

Lucas Paiva, empres√°rio, S√£o Paulo (SP): "√Č a primeira vez que n√≥s viemos e gostamos muito dela. √Č uma feira bem clean, muito bonita. Conseguimos captar novos clientes e conhecer os clientes que j√° possuem a nossa marca. Al√©m da boa capta√ß√£o, h√° o principal que √© o retorno. E a feira agregou na busca de novos produtos".

Eduardo, empres√°rio, S√£o Luis (MA): "√Č a primeira vez que venho para a feira e estou encantado! A feira superou o que eu pensava, pois puder tirar as d√ļvidas que tinha com os fornecedores. Foi muito bom! Volto amanh√£, na sexta e no s√°bado para fechar a feira!".

Raul Xavier, departamento comercial, Guarulhos (SP): "√Č minha primeira vez na feira. O que me encantou foi a variedade de produtos e a qualidade. S√£o produtos de alt√≠ssima qualidade que oferecem um padr√£o sensacional. Isto √© muito importante pois temos que oferecer o melhor para nossos clientes".

Maurício Eiras Gomes, empresário, Jundiaí (SP): "Achei a feira muito boa e vou voltar para ver melhor os produtos. Sou da área de sublimação e busco plotters do setor. Vi várias que achei bem modernas e podem me ajudar".

Sandra Monteiro, empres√°ria, Cuiab√° (MT): "A feira √© atual, com muitas novidades. Gostei de estar aqui neste primeiro dia e volto para mais dois dias para poder ver tudo. Trabalhamos com a √°rea gr√°fica e gostamos da √°rea de brindes; vimos na feira muitas op√ß√Ķes deste segmento".

Próximas feiras

Em 2018, acontece a ExpoPrint Latin America, o maior evento de impress√£o das Am√©ricas, de 20 a 24 de mar√ßo nos Pavilh√Ķes Azul e Branco do Expo Center Norte; a feira tem realiza√ß√£o da Afeigraf (Associa√ß√£o dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Ind√ļstria Gr√°fica). A ExpoPrint ocorre paralelamente com a ConverExpo, feira no setor de convers√£o digital realizada pela Abflexo/FTA-Brasil (Associa√ß√£o Brasileira T√©cnica de Flexografia).

A pr√≥xima edi√ß√£o da ExpoPrint Digital / FESPA Brasil est√° marcada para o m√™s de mar√ßo de 2019, novamente na cidade de S√£o Paulo. Fique por dentro de todas as informa√ß√Ķes nos sites: www.fespabrasil.com.br e www.expoprintdigital.com.br.
 




















































Todos os direitos reservados a Press Communications.