Quinta, 28 de maro de 2024
Pesquisa:

02/04/2019 - Sucesso da FESPA Brasil | Digital Printing 2019 reforça posição de principal feira de impressão digital do país

A FESPA Brasil | Digital Printing 2019 comprovou com seus corredores lotados e volume de negócios gerados a posição de principal feira de impressão digital do país, superando todas as marcas alcançadas desde a chegada da FESPA ao Brasil em 2013.

Os números confirmam esta visão. Foram 18645 visitantes únicos que passaram pelo Pavilhão Azul do Expo Center Norte entre os dias 20 e 23 de março. Estes profissionais, tomadores de decisão em suas empresas, realizaram uma grande quantidade de negócios durante os quatro dias de evento, além dos que serão gerados nos meses pós-feira. A área de exposição precisou ser ampliada acima de 25% para atender a alta demanda de pedidos por espaço dos fornecedores do segmento.

Os dados mostram também que o mercado está maduro sobre a importância da impressão digital dentro da indústria. A alta tecnologia apresentada pelos expositores e as novas aplicações geraram grande interesse de um público qualificado, reforçando que o empresariado está pronto para investir e atento às transformações do setor, buscando possibilidades de maior eficiência operacional para aumento da lucratividade, com opções mais velozes, flexíveis, sustentáveis e com variedade de recursos.

Para Alexandre Keese, diretor da APS Eventos Corporativos, organizadora da feira: “Apresentando as transformações dentro do mercado de impressão digital, a FESPA Brasil | Digital Printing 2019 reuniu novas tecnologias, aplicações, substratos, acabamentos, softwares para parte de gestão e tudo o que existe de mais moderno, para que o profissional da área possa ganhar eficiência. A feira demonstrou o quanto a impressão digital vem agregando valor e abrindo novas oportunidades. Foram quatro dias de muitas novidades, tendências e debates para que o visitante encontre soluções que podem ser aplicadas e introduzidas dentro dos seus negócios e assim abrir novas oportunidades”.”

De acordo com Neil Felton, CEO da FESPA, “estamos extremamente felizes com o sucesso de mais uma edição da FESPA no Brasil. A visitação foi fantásticas, todos os dias com corredores lotados e muitos negócios gerados. E novamente cumprimos nossa missão através do programa Profit for Purpose (Lucro por um Propósito), de reinvestimento dos lucros da FESPA no mercado de impressão, ao promover novamente os congressos gratuitos. Estamos plenamente satisfeitos com o resultado alcançado e na expectativa de superar os resultados na FESPA Brasil 2020”.

Christophe Aussenac - próximo presidente da FESPA, esteve no Brasil para conhecer a feira e compartilhou suas impressões sobre o evento: “É minha primeira vez no país e eu fiquei muito impressionado pela quantidade de pessoas e pela grande inovação existente dentro dos estandes. A FESPA quer ser cada vez mais uma organização com alcance mundial e o Brasil é parte importante deste projeto. Este é um ótimo mercado, com muitas pessoas e grandes negócios”.

Os preparativos para a FESPA Brasil | Digital Printing 2020 já começaram. Sob o tema “O Poder da Impressão”, a feira será realizada novamente no Pavilhão Azul do Expo Center Norte, em São Paulo, de 18 a 21 de março.

Alta qualidade nos congressos

A APS Eventos Corporativos e a FESPA entendem a importância de proporcionar aos profissionais de impressão uma feira de extrema qualidade e levar conteúdo relevante e atualizado sobre o panorama da indústria, com números, técnicas e outras temáticas que estão inseridas neste setor.

Para isso, foram promovidas iniciativas gratuitas durante a feira. Por dois dias, o congresso Inteligência Gráfica tratou das questões estratégicas do negócio de impressão, com auditório lotado para falar sobre gestão, tendências e tecnologia. Na Academia de Impressão Digital, em parceria com o Senai, foi possível saber mais sobre as práticas de lidar com o impresso, da pré-impressão, passando pelo gerenciamento do trabalho e chegando ao acabamento.

O FESPA Digital Textile Conference já é tradicional dentro da feira e foi promovido pela quinta vez. Com patrocínio da Global Química & Moda, foi um dia de compartilhamento de conceitos relevantes para quem atua com estamparia digital, seja na moda, no vestuário em geral, em sinalização, decoração e outros mercados. Felipe Simeoni, Gerente de Marketing e Inteligência de Mercado na Global Química & Moda, falou sobre a iniciativa: “Tivemos a honra de sermos convidados pela organização da FESPA para participar de três palestras no FESPA Digital Textile Conference. Este é um evento especialmente desenvolvido com muita informação, muito conteúdo, muita tendência, houve muita troca entre palestrantes e visitantes”. 

Ricardo Lie, Diretor de Novos Negócios da Ampla e Vice-Presidente da CSMEG da Abimaq, palestrou no congresso Inteligência Gráfica: “É fundamental aproveitar o momento em que todos estão reunidos no mesmo local, nos mesmos dias por motivos de pesquisa de mercado e fornecedores, mas também busca por conhecimento, porque é de degrau em degrau, evoluindo e elevando conhecimento dos participantes desse mercado que vamos conseguir trabalhar sempre com soluções cada vez mais profissionais, mantendo sempre as indústrias e os nossos clientes a par do que está acontecendo de mais moderno no mundo tanto com relação à impressão digital como tendências tecnológicas e de mercado”.

Alexandre Keese relata o objetivo das iniciativas: “A APS e a FESPA acreditam que o conteúdo de alta relevância pode agregar muito aos novos profissionais que estão visitando a feira. Por isso, convidamos empresários e pessoas renomadas para compartilhar conhecimento e trazer novas oportunidades de negócio. Tivemos a parte técnica com a Academia da Impressão Digital; o congresso Inteligência Gráfica com novos modelos de gestão; a estamparia digital e a impressão direta ao tecido cobertas pelo Digital Textile Conference, uma iniciativa FESPA que acontece ao redor do mundo e que vem ganhando cada vez mais expressão e mais importância. Outro ponto forte foi a Ilha da Sublimação, com palestras e soluções sendo demonstradas”. 

Ilha da Sublimação

Na Ilha da Sublimação, os visitantes acompanharam palestras por quatro dias em um auditório sempre completamente lotado, comprovando que muitos estão vislumbrando a sublimação de brindes como uma sólida oportunidade de negócio. A ComunidadeWEB, FESPA e APS Eventos Corporativos foram parceiras na iniciativa.

Alex e Ludmilla Falcão, sócios-proprietários da ComunidadeWEB, ressaltam: “Nosso propósito em participar de feiras voltadas ao grande formato é mostrar a crescente importância do pequeno formato, que vem sendo inserido com o peso que merece no mercado, seja em sublimação, transfer e até artesanato. O segmento vem apresentando resultados diferenciados, com um produto final de excelência. A Ilha da Sublimação ComunidadeWEB FESPA Brasil unificou e fortaleceu este nosso movimento, mostrando desde o ano passado resultados positivos e crescentes, nos levando a crer que este é o caminho. Ela é sucesso garantido para todos os seus participantes.”

WS Adesivações é bicampeã no CAMBEA #9

Quatro dias de uma disputa acirrada e uma das finais mais emocionantes da história. O CAMBEA #9 aconteceu dentro da FESPA Brasil e revelou seu campeão; na verdade, bicampeão: o time da WS Adesivações, formado por Francisco Wellington da Silva e José Rafael Xavier, de Fortaleza (CE).

Por uma diferença muito apertada, o vice-campeonato ficou com o time da Gênesis Envelopamento, do Rio Grande do Sul; na terceira posição, a dupla da GRC Adesivação, do Paraná. Desta forma, a WS levou o troféu do CAMBEA #9 e a vaga para disputar o World Wrap Masters Series na cidade de Munique, Alemanha, durante a FESPA no mês de maio.

A dupla falou sobre a vitória: “Mais uma vez representamos o nosso Nordeste no CAMBEA e queremos primeiramente agradecer a Deus, aos nossos patrocinadores como a Abude Comunicação Visual, a Alltak e o CAMBEA; todos estão de parabéns”, disse Rafael. Wellington comemorou: “Realmente é um grande evento, uma satisfação enorme poder participar e conquistar o título. Só temos a agradecer a Deus, a todos que sempre nos apoiaram. Estamos muito felizes”.

Marcelo Souss, organizador do CAMBEA #9, falou da qualidade da competição: “Este ano o CAMBEA #9 teve uma particularidade interessante, com a final idêntica do CAMBEA #8 com os dois primeiros lugares, do Rio Grande do Sul e do Ceará, disputando o primeiro lugar. Foram 24 equipes inscritas, com quatro carros na arena. O interessante foi a disputa muito acirrada, por apenas cinco pontos de diferença. Estou muito feliz e tenho certeza que o evento foi incrível. E vamos aquecendo as espátulas porque o CAMBEA 10 vem aí! De 18 a 21 de março de 2020 neste mesmo lugar. Aguardamos vocês!”

O diretor da FESPA Brasil, Alexandre Keese, fala do tamanho do CAMBEA atualmente: “A nona edição do CAMBEA trouxe um brilho todo especial. Afinal de contas, estamos falando da maior competição automotiva que existe hoje e que durante os quatro dias reuniu competidores vindos de todo o Brasil e até outros países. Pudemos analisar a qualidade que existe dentro desse mercado aliado com a eficiência na parte de aplicação. Além das provas criativas, tivemos o vencedor que vai competir no Wrap masters que acontece na FESPA da Alemanha”.

Expositores reforçam qualidade da FESPA Brasil | Digital Printing

Com seu espaço de posição ampliado, a FESPA Brasil | Digital Printing 2019 reuniu um time de expositores que cobriu toda a cadeia de impressão digital, para todos os segmentos e nichos de mercado. Foram soluções da pré-impressão ao acabamento, passando pelas impressoras, suprimentos, acessórios, softwares e tudo que está ligado à impressão digital.

A feira mostrou a amplitude do digital na indústria, passando pela velocidade da impressão promocional, de todas as possibilidades que podem ser alcançadas como o têxtil, a variedade de formas e cores na comunicação visual e sinalização, o novo mundo do digital em rótulos, a criatividade sem limites no envelopamento, a sublimação para quem deseja empreender ou quer ampliar sua produção, enfim, onde a impressão digital está presente hoje no mercado a FESPA Brasil | Digital Printing 2019 apresentou soluções.

Os depoimentos de expositores deixam claro a posição da FESPA Brasil | Digital Printing como a principal feira de impressão digital do país. Confira:

Marcelo Souss, diretor da Alltak

“Mais uma vez foi um sucesso. Trouxemos muitas novidades e mostramos a transformação de nosso produto, com mais brilho e a película de proteção que ajuda muito nossos aplicadores. Este é nosso objetivo, melhorar sempre o produto e trazer novidades para a feira. O que foi muito interessante foi a visitação: o número de visitantes deste ano nos impressionou do primeiro ao último dia. O estande esteve sempre cheio. A FESPA Brasil foi um sucesso para a gente”

Ricardo Lie, diretor de Novos Negócios da Ampla

“A feira deste ano para a Ampla deixou claro que os clientes estão em busca de atualização tecnológica e de realmente retornar a discussão sobre projetos de investimento para este ano, pois entendem que é um ano de retomada e que demandará das empresas oferecerem maior eficiência e gama maior de serviços. E isto é permitido através de novas tecnologias que serão adquiridas. Aqui destacamos nosso portfólio completo nas linhas eco-solvente, solvente e UV, caso da impressora de cama plana Elite FB, com opção de impressão na cor branca, para a impressão tanto de materiais translúcidos, como para a impressão de superfícies, imagens e relevos texturizados”.

Fabiano Peres, supervisor de Revendas da Canon do Brasil

“A participação foi extremamente importante para a Canon. Computamos cerca de 200 atendimentos, que geraram cerca de 50 oportunidades de negócio. Fechamos aqui em torno de 10 equipamentos e os números mostram que vale a pena participar de um evento como este, tanto comercialmente como do ponto de vista de marketing.

Trouxemos para a feira o pré-lançamento WG7140, impressora jato de tinta de porte de produção leve que vai trazer novos conceitos para área de produção, produto que está bem posicionado para trazer novos segmentos e oferecer novas ferramentas aos nossos clientes”.

Priscila Santos, responsável pelo Marketing da Digigraf

“A FESPA Brasil 2019 foi muito boa para a Digigraf. O público que compareceu ao nosso estande era muito qualificado. Temos perspectivas de bons negócios”.

J osé Ferrão, gerente de Vendas para a América Latina da Duraluxe

“A FESPA Brasil marcou o lançamento da nossa mais nova linha de painéis de alumínio para sublimação para todo o mercado da América do Sul. A feira foi realmente um sucesso. Superou, em muito, as nossas expectativas; pois além das quase 600 pessoas que passaram pelo nosso estande durante o evento, mais de 90% desta audiência são de futuros clientes/usuários. O evento demonstra a força da economia brasileira, voltando aos bons tempos. Com certeza, a Duraluxe voltará para a próxima edição”.

Evelin Wanke, gerente de negócios da Epson

Foi bastante importante para a Epson estar nesta feira. É uma feira de negócios, a gente conseguiu fechar máquinas desde o primeiro dia e eu atribuo muito isso ao público que está aqui, porque a organização da feira acertou bastante a comunicação pro público correto. Devido ao sucesso que nós temos ao longo das edições da FESPA Brasil, a Epson quer manter essa parceria por um longo prazo e com certeza estaremos nas próximas edições. A Epson trouxe sete linhas de produtos diferentes e conseguiu atender clientes em todos os segmentos. Trouxemos duas novidades: a SureColor S80, agora usada para fazer provas de embalagens e mockups; e a nova linha T, que é a linha técnica, que para esse mercado o mais interessante é a aplicação em cartazes de supermercados, da rede varejista.

Felipe Simeoni, Gerente de Marketing e Inteligência de Mercado na Global Química & Moda

“Foi um grande prazer participar do sucesso da FESPA Brasil 2019. Sucesso em público qualificado, com pessoas realmente interessadas nos produtos que estamos expondo. Destacamos as Centrais de Vendas, que estarão espalhadas por todo o Brasil, para estarmos cada vez mais perto do nosso público, entendendo a realidade e necessidade local. Outro projeto é o programa Minha Primeira Epson para iniciar a vida com impressão digital, seja para começar a empreender ou ampliar o parque instalado. Estamos aqui também com projetos com DTG, impressão direta em camiseta, e planejamos fazer bons negócios”.

Danilo Munhos, gerente de Marketing e Vendas da Gomaq

“A FESPA Brasil sempre é muito importante para nós da Gomaq, pois nos dá a possibilidade de juntar a equipe comercial e os equipamentos. Ali todas as dúvidas dos clientes são tiradas pela equipe comercial na hora e em prática com os equipamentos em funcionamento. A feira é extremamente importante! Em 2019, percebemos que o público está mais focado em realmente ver e fazer negócios, um público que é do ramo. Iremos fazer bons negócios com os leads colhidos na feira. Durante o evento, a Gomaq mostrou ao público alguns equipamentos da RISO e Xerox que apresentam uma ampla área de impressão, robustez na produção e uma versatilidade na gama de gramaturas de papel. Exibimos algumas soluções de impressão inteligentes de alta velocidade e alto volume”.

Thiago Fabbrini, Partner Solutions Architect da HP

“A FESPA Brasil 2019 trouxe ótimos resultados para a HP. Conseguimos concretizar muitos negócios, também temos muitos negócios engatilhados, prospectados aqui na feira. A HP sai com percepção muito positiva do mercado porque existe um otimismo se consolidando. Temos uma perspectiva realmente de crescimento nos negócios, então saímos da feira bem felizes. O destaque foi a solução de recorte HP Latex 115, máquina para os clientes que estão entrando em comunicação visual ou pequenas gráficas rápidas, que querem prestar serviços de comunicação visual, rótulos e diversos tipos de aplicação de impressão e recorte, como decoração, até quadros em canvas, banners, vinil, adesivo. Enfim, é uma máquina que já vem em uma solução completa: cortadora, impressora e software que faz a integração de tudo isso de maneira fácil e precisa”.

Heberto Pachon, diretor da Imidia

“A Imidia Digital Printing Solutions esteve presente na FESPA Brasil | Digital Printing apresentando a linha de impressoras de rótulos e etiquetas da Afinia Label e complementando com soluções de cortadeiras de rótulos. Demostramos a impressora com tecnologia Duo Ink Afinia L501 que usa tanto tinta pigmento como corante. Também apresentamos a linha de vinil de recorte termocolante e imprimível da Chemica US e o papel Transfer Neenah para laser e inkjet. Ficamos bastante motivados com o público que nos visitou buscando entrar no mercado de rótulos, bem como empresas que já possuem flexo que buscavam soluções digitais para complementar seu parque de impressão possibilitando atender aquela demanda de baixo e médio volume. Também tivemos muita procura para nossos vinis de corte e papéis de transferência para o mercado de tecidos”.

Igor Paiva, Gerente de Marketing da Imprimax

“A FESPA Brasil foi muito boa para a Imprimax, surpreendendo pelo movimento. A cada dia da feira a visitação foi crescendo. Em questões comerciais, foi ótima, fechamos muitos negócios aqui dentro. Nosso destaque é a Silver Max, linha colorida polimérica intermediária, que atende comunicação visual, decoração automotiva. Usamos no estande em diversas aplicações, tanto na decoração como no carro. Outro destaque é a pastilha resinada, que surpreendeu muito e é uma das novidades para 2019. A feira está de parabéns e surpreendeu de verdade em questão comercial e de público, foi muito boa”.

Andrea Costa, diretora comercial da plataforma Isidora

"A feira foi excelente para a plataforma Isidora. Na verdade, até acima do esperado. O evento teve um elevado número de visitantes e, em nosso caso, um grande interesse nas aplicações diferenciadas que apresentamos. As soluções técnicas que são possíveis com a utilização da plataforma como entrega de arquivos prontos para a impressão, imposição automática de arquivos, recorte eletrônico e outras, foram muito bem recebidas. Geramos dezenas de leads e de projetos já prontos para o desenvolvimento. A feira deste ano teve tudo para representar um marco para a plataforma Isidora. Parabéns aos organizadores.”


Rodrigo Oletto de Pieri, consultor de Vendas MTEK / KMF Brindes

“Foi a melhor FESPA Brasil que já participamos. Tivemos um retorno bastante positivo, encontramos diversos clientes de outros estados que temos a oportunidade de ver apenas na feira. Vários clientes que já nos conheciam mas não pessoalmente, passaram no estande para parabenizar nosso trabalho. Fora isso, a ideia do Alex Falcão com a Ilha da Sublimação fez toda a diferença”.

Karen Nakamura, gerente de marketing da Konica Minolta

“Para a Konica Minolta foi muito importante participar da Digital Printing. O estande esteve lotado ao longo dos quatro dias e a gente trouxe sucessos como a 6100 que é o segundo ano de participação deste equipamento. Trouxemos também a 6136, equipamento monocromático pela primeira vez no estande. De lançamento mostramos a AccurioPress e AccurioPrint, tanto a C3080P quanto a C3070L e a C83HC. Mais uma vez foi muito importante estar na feira. Eu agradeço a todos os participantes, os profissionais que estiveram conosco de Norte a Sul do Brasil. Vimos realmente a participação de todos os estados e grandes vendas, é a Konica Minolta cada vez mais forte neste segmento”. 

Alexandre Feitosa, gerente de vendas da Mimaki Brasil

“Para a Mimaki Brasil, é mais uma vez um grande prazer estar presente na FESPA Brasil 2019, uma feira que trouxe grandes possibilidades para a empresa. Encontramos tomadores de decisão, pessoas vindas de todas as partes do Brasil, empresas sérias, comprometidas. Tivemos um excelente resultado em números de visitantes, com pessoas presentes no nosso estande vendo as opções de todos os nossos segmentos. Para a FESPA Brasil, a Mimaki trouxe dois grandes lançamentos: a TS55 um equipamento de sublimação/impressão têxtil, uma máquina que vai revolucionar o mercado com grandes possibilidades. E a UJV375 voltada ao mercado flexo, com equipamentos de impressão UV também com verniz, além de todas as outras linhas de comunicação visual. Tivemos todas as soluções para o mercado em geral, mercado flexo, mercado gráfico, comunicação visual, solvente industrial e têxtil, é um grande prazer para a Mimaki estar presente na FESPA mais um ano”.

Michell Dornelo, gerente de vendas da Multivisi

Foi uma surpresa muito positiva, além de nossas expectativas a participação da Multivisi na FESPA Brasil 2019. Trouxemos para os visitantes a S1300, um lançamento de plotter de impressão com cabeça de impressão Epson com tamanhos específico ao cliente, de 1,3m. Tivemos mais de 15 fechamentos da máquina na feira e muitas prospecções a médio e longo prazo.

Luiz Carli, diretor geral da OKI Data no Brasil

“A FESPA já é considerada uma das mais aguardadas feiras do calendário nacional e percebemos que esta edição atraiu empresários de diversas regiões do País, além de público internacional. A 5ª edição da FESPA Brasil foi uma excelente oportunidade de a OKI Data apresentar toda sua linha de impressoras com toner branco para um público qualificado. Registramos um movimento acima da expectativa em nosso estande e estabelecemos diversos contatos para negócios futuros”. 

David Pachon, diretor da PrintLAT

“Para nós na PrintLAT a FESPA Brasil é a melhor feira de impressão digital do Brasil, concentrando os maiores players e marcas. Ela é muito bem organizada e excelente, com grande público selecionado. Os parceiros de mídia e imprensa utilizados fizeram um excelente trabalho promovendo o evento. Tivemos muitos visitantes, boas perspectivas de qualidade para nos tornarmos novos clientes e reuniões de alto nível com clientes reais e colegas da indústria. Nada podemos dizer mais que bons comentários sobre este show e a APS Eventos Corporativos que organiza a feira”.

Miguel Troccoli, diretor da PTC Graphic Systems

“Somos os representantes exclusivos da Mark Andy para o Brasil. É uma honra estar na FESPA Brasil 2019, uma feira que já tem uma tradição no calendário brasileiro. Estamos felizes pois estamos trazendo uma máquina que ainda não existe na América do Sul e foi lançada aqui na feira. A Digital One é a primeira máquina híbrida em que você tem impressão digital conjugada com impressão flexo e todo o acabamento de conversão em um único equipamento. Isso pode mudar o que hoje se faz no mercado brasileiro. A FESPA tem se mostrado uma feira que cada vez mais agrega público selecionado para o nosso negócio, isso para nós é muito importante. E decidirmos vir para a feira de impressão digital para poder também abrir novos caminhos para outros tipos de empresa”.

Manfredo Prange, diretor de Alto Volume/Produção da Ricoh Brasil

“A FESPA Brasil surpreendeu pela qualidade dos visitantes. Havia muitos clientes potenciais interessados na aquisição de soluções, e não somente em conhecer as novidades. Para a Ricoh, foi a oportunidade de mostrar novos produtos e soluções. Ficamos muito satisfeitos com a excelente receptividade”.

Wilians Lotti, gerente de produto da Roland DG

A FESPA Brasil foi ótima. Assim como na edição passada os resultados foram muito bons, a visitação alta, os clientes bem focados em procurar uma alternativa para o negócio deles. Tivemos muitas fichas sendo preenchidas nos quatro dias de feira. Para este ano, a gente trouxe uma novidade que é a impressora de mesa para a personalização de camisetas. O diferencial da maquina é que ela ja vem completa com a prensa inclusa nela. O pessoal adorou, fizeram os testes. Temos certeza que os resultados vão ser iguais ou até melhores que a edição anterior.

Cedina Moura, gerente geral da Sign House 

"Nossa participação na FESPA Brasil faz parte do processo de divulgação da Sign House, empresa distribuidora Orafol no Brasil há mais de 20 anos, porém com uma nova marca que vem ao encontro da nossa proposta de atendimento especializado e com portfólio de produtos em estoque mais completo a pronta entrega. Optamos em marcar presença na FESPA por reconhecer seu público visitante seleto, interessado verdadeiramente nas novidades do mercado de comunicação visual e encerramos este processo com o sentimento de missão cumprida, novos parceiros e propostas de aberturas de novas revendas. Nesta edição em especial, contamos com um dos maiores especialistas de envelopamento automotivo do mundo, Manfred Hunold, que brilhantemente mostrou suas técnicas avançadas para o público em nosso estande. Agradecemos ao apoio de toda equipe APS em nos proporcionar toda a estrutura necessária para que este evento fosse um verdadeiro sucesso."

Talita Tavares, gerente comercial da TMT Brasil 

“A FESPA Brasil 2019 superou nossas expectativas positivamente, com público selecionado e interessado. Nosso estande ficou cheio em todos os dias da feira com visitantes interessados em conhecer nossa solução e também com potencial de investimento atrativo! Fechamos muitos negócios durante o evento, fizemos novos clientes, amigos e parceiros. Com certeza, a FESPA é um evento que a TMT irá sempre participar nos próximos anos”. 

Claudio Moura, diretor da VersaPic

“A FESPA teve um resultado inicial surpreendente. Em termos de leads altamente qualificados, o aumento foi inesperado, de cerca de 70%. Mais do que isso, nos permitiu seguir com a estratégia de ouvir os visitantes e nos anteciparmos às demandas. Em 2017, concluímos que precisávamos de envernizadoras de alta produção para as impressoras digitais. No ano seguinte, na ExpoPrint, vimos a demanda por impressão de rótulos em baixas tiragens. Então, desenvolvemos a envernizadora roll-to-roll UV350RR, que foi lançada na FESPA Brasil 2019 e atraiu grande interesse dos visitantes. E criamos um modelo mais compacto da mesma UV650HS, a UV480HS, também lançada agora com igual aprovação. Os próximos meses dirão quais serão os resultados econômicos concretos da FESPA, mas em uma coisa ela já reafirmou sua soberania: é o melhor termômetro do mercado de gráficas digitais no Brasil sem sombra de dúvida”.

Ana Paula Paschaolino Bollmann de Freitas, diretora comercial VP Máquinas

“Com relação ao ano passado ficou evidente o maior número de visitantes e e interessados em aquisição de equipamentos voltados para comunicação visual. A tendência das gráficas em ampliarem seu mercado e sair do metro quadrado fez com que nossa proposta de negócios com a criação de produtos através da transformação de acrílicos e termoplásticos fosse muito bem aceita. A criação de Produtos permite sair de uma venda passiva para uma venda ativa e ter controle de sua receita é o primeiro passo para o sucesso. Nossa estimativa de vendas para esta feira é de 50% a mais que a feira de 2018 devido a maior oferta de equipamentos e ao aquecimento do mercado”.

Walter Tolosa, diretor da WiPrime

“Foi um sucesso completo, nós tivemos muitos negócios e visitantes, conseguimos ampliar o networking com novos contatos no Brasil e fora do país. Com relação aos destaques, estamos com a Atexco Model X, máquina industrial para sublimação, que foi um êxito completo. E as máquinas da Oric com quarto e três cabeças, semi-industriais, também foram um grande sucesso. Tivemos muita procura, muitos negócios fechados, e agora depois da feira vamos atuar para ampliar os resultados”.

Helder Andrade, gerente comercial da Zênite Sistemas

“A feira teve um retorno bom, o movimento foi acima do esperado. Mais uma vez foi uma grande oportunidade de encontrar amigos, parceiros e realizar novos contatos. Tivemos um volume de propostas superior ao ano de 2017 e agora iniciamos o trabalho de transformar esses contatos em negócios efetivamente falando. Em resumo, o resultado foi muito satisfatório e com possibilidades de grandes parcerias num futuro breve. Conseguimos perceber também um otimismo para 2019, dos participantes da FESPA Brasil | Digital Printing no mercado de impressão em geral. E é focando nesse otimismo que acreditamos num crescimento ainda maior desse mercado”.

Visitantes de todo o Brasil destacam FESPA Brasil | Digital Printing 2019 por suas tecnologias e qualidade de organização

A APS Eventos Corporativos, organizadora da FESPA Brasil | Digital Printing 2019, possui um trabalho intenso para levar a expositores e visitantes a melhor estrutura possível e oferecer o conforto necessário para a concretização dos melhores negócios dentro do Pavilhão Azul do Expo Center Norte. Os depoimentos colhidos dos visitantes ressaltam que a feira é o ponto de encontro entre tecnologia e tomadores de decisão.

Tony Quirino, proprietário de uma gráfica rápida em Goiânia, Goiás, adquiriu uma impressora dentro da FESPA Brasil | Digital Printing 2019: “A feira foi como sempre espetacular, trazendo novidades em equipamento de impressão digital para tecido, papel, material de acabamento. Saio daqui muito satisfeito com a feira e mais satisfeito ainda com o equipamento adquirido, que é um lançamento e tem tudo para poder atender a expectativa que tenho e preciso. Não vejo a hora de colocar para funcionar”.

Marcelo Giovanelli, diretor de uma gráfica rápida no Rio de Janeiro e que também possui um canal no YouTube sobre impressão digital, veio com um time para a feira: “A FESPA é uma oportunidade para quem trabalha no segmento. Quem não vem perde uma excelente oportunidade de negócio e de conhecer as novidades do mercado. Tenho uma gráfica rápida há 10 anos. Hoje vim para a feira como venho todos os anos, desta vez com um grupo de pessoas. Muitos estão comprando equipamentos novos com boas condições. Recomendo e incentivo a visitação na feira. Tem que respirar este ar porque vai motivar e te inspirar a fazer bons negócios”.

Mateus Silva Pacheco, da cidade de Luz, Minas Gerais, diretor de uma empresa de comunicação visual, ressaltou: “Foi a minha primeira vez na feira. Viajei 600 km saindo de Luz até a cidade de São Paulo e pude presenciar empresas de pequeno e grande porte sendo tratadas por igual. Um ambiente agradável e cheio de ideias. Um só propósito que é fortalecer o setor”.

Os profissionais de envelopamento Jorge Luiz dos Santos Junior e Ismael Koerich Brasil, de Florianópolis, Santa Catarina, disseram: “A feira foi incrível! Ambiente agradável, bem distribuído e empresas incríveis envolvidas no evento! Uma oportunidade única para obter conhecimento do que há de mais atual no mercado e a possibilidade de fechar boas parcerias. Viemos de Florianópolis e estamos muito contentes com os dias que passamos na FESPA Brasil | Digital Printing” 

Ypojucan Bezerra da Fonseca, diretor de uma empresa de personalizados em São Luís, Maranhão, destaca: “Foi uma experiência muito boa, curti cada minuto da feira e com certeza estarei nas próximas edições. Voltei para a minha cidade com ideias novas”.

Rafael Alves Lustosa Nogueira, diretor de uma empresa de marketing estratégico em Palmas, Tocantins: “A FESPA Brasil 2019 foi um evento incrível, com muitas oportunidades de negócio. Equipamentos de ponta, lançamentos das melhores marcas. Foi um evento pra ficar marcado na história do mercado de impressão digital. Sem falar nas palestras que mostraram o quanto esse mercado é amplo em materiais e oportunidades de negócios. Parabéns e até 2020”.

Julião Flaves Gaúna, presidente do Sindigraf/MS (Sindicato das Indústrias Gráficas de Mato Grosso do Sul), destacou as tendências e novidades em impressão digital apresentadas para melhorar a competitividade das indústrias gráficas. “Além disso, a FESPA ofereceu uma série de congressos sobre variados aspectos de mercado. Então é realmente uma excelente oportunidade de se atualizar sobre o que há de mais moderno no mercado e conhecer técnicas e equipamentos que podem melhorar nossa competitividade”.

Caio Celver Gomes, da cidade de Cruzeiro, São Paulo, e proprietário de uma empresa de comunicação visual, saiu satisfeito: “É a primeira vez que eu visito esta feira e gostei muito. Acredito que eu vou fazer grandes negócios aqui. Pude ver vários equipamentos ao vivo, muitas empresas do setor. Foi muito bacana participar da FESPA Brasil | Digital Printing”.

Manoella Pinheiro Machado, marketing da Sigep/PR, veio de Curitiba, Paraná, com uma caravana e resumiu as impressões do time que visitou a feira: “Parabéns pelo sucesso e obrigada por trazerem ao mercado industrial gráfico o que há de mais moderno e relevante ao setor.

Clóvis Elias, gerente de uma empresa de fotocópias em Blumenau, Santa Catarina, comentou: “Trabalho na área de impressoras laser de grande porte. Considero uma feira bem organizada, com estandes bem montados, os expositores bem dispostos a te atender, gostei muito da experiência”.

A supervisora de marketing Ana Vitória disse: “A minha perspectiva foi muito boa. Estávamos aguardando por esta feira. Temos algumas oportunidades de melhoria dos nossos serviços. Somos uma fábrica de expositores. Estou bem animada e minha impressão foi ótima. A feira será muito importante para acrescentarmos serviços, queremos melhorar o que já oferecemos, por isso viemos procurar maquinário para dar algo novo aos nossos clientes”.





















































Todos os direitos reservados a Press Communications.