Domingo, 11 de abril de 2021
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09/12/2019 - F√≥rum FESPA Digital Printing re√ļne profissionais de impress√£o digital para debater o mercado

A quarta edi√ß√£o do F√≥rum FESPA Digital Printing compartilhou informa√ß√Ķes relevantes sobre impress√£o digital nas cidades de Blumenau (SC) e S√£o Paulo (SP). Especialistas transmitiram aos participantes novos conceitos e n√ļmeros atualizados sobre o mercado e suas possibilidades.

O diretor da FESPA Digital Printing, Alexandre Keese, tratou nas duas cidades das oportunidades no digital, especialmente no t√™xtil. A apresenta√ß√£o teve como base os n√ļmeros do FESPA Print Census, a principal e mais completa pesquisa sobre o setor de impress√£o digital.

Alexandre Keese refor√ßou que a ind√ļstria de impress√£o continua forte, o que mudou foi a forma de consumo. O empres√°rio precisar estar atento √†s transforma√ß√Ķes na sociedade e o impacto dentro do setor para seguir oferecendo aplica√ß√Ķes relevantes e de qualidade aos clientes.

Dentro deste t√≥pico, o empres√°rio deve entender que o foco tradicional da ind√ļstria vem se moldando e que passa a oferecer n√£o mais apenas produtos, e sim solu√ß√Ķes que atendam √†s necessidades de seus clientes, atrav√©s de opera√ß√Ķes mais otimizadas e tecnol√≥gicas.

O cliente da empresa de impressão - através de uma demanda puxada por seu cliente final - quer impressos personalizados, independente do segmento, seja na impressão comercial, têxtil ou qualquer outra, para que sua mensagem seja extremamente assertiva. Isso leva também à possibilidade de se imprimir em uma diversidade maior de materiais.

Esta necessidade traz um novo pensamento: o que era produ√ß√£o em massa vira customiza√ß√£o em massa. √Č preciso lembrar que o cliente ‚Äún√£o compra o impresso, e sim o que ele proporciona‚ÄĚ. E a tecnologia de impress√£o digital √© o grande facilitador para essa transforma√ß√£o e esse novo modo de pensar.

O digital e o impacto no têxtil

O cen√°rio descrito acima por Alexandre Keese durante o F√≥rum FESPA Digital Printing tem liga√ß√£o direta com a ind√ļstria t√™xtil. A customiza√ß√£o vem se tornando fator essencial, puxado pelo fast-fashion e o novo mundo dos influenciadores, em que a pe√ßa, no dia seguinte em que o famoso aparece com ela em suas redes sociais, precisa estar nas vitrines.

Tal necessidade trouxe uma transformação: tradicionalmente, havia primeiro a produção e com ela era gerada a demanda, com as pessoas querendo aquela peça que viram nas vitrines das lojas; agora, há uma mudança do jogo, primeira a demanda é gerada (seja através das passarelas ou dentro do mundo dos influenciadores), para depois a produção existir.

Para atender a este novo modo de agir da sociedade, e estamparia digital aparece como a melhor op√ß√£o. Sua capacidade de produ√ß√Ķes em tiragens menores, de forma customizada, faz com que os custos log√≠sticos caiam por conta da redu√ß√£o do estoque, reduzindo perdas.

√Č importante ressaltar que, tanto na ind√ļstria t√™xtil como em outros mercados, o digital n√£o chega para substituir e encerrar com a tecnologia anal√≥gica. Ela √© um facilitador para a cria√ß√£o de novos produtos e abertura de novos neg√≥cios, para que as empresas atendam o cliente em sua totalidade, independente de qual ser√° a sua necessidade do momento.

Keese ressaltou ainda o uso do tecido para diferentes possibilidades. No vestuário, vem sendo usado na alta costura das passarelas, no fashion, na área esportiva com materiais cada vez mais tecnológicos e no DTG (direct to garment) para as camisetas e outros itens customizados. Em decoração, é visto em cama, mesa, banho, papel de parede, cortinas e outros itens. Por fim, no segmento mais industrial, registra avanço com a sinalização - o soft signage - oferecendo a vantagem de ser mais sustentável, luxuoso, leve e fácil de transportar e armazenar.

Print Census

O diretor da FESPA Digital Printing compartilhou as principais descobertas do FESPA Print Census, a mais completa pesquisa do mercado de impress√£o digital, produzida pela FESPA em parceria com o InfoTrends, conceituada companhia no ramo de pesquisas. Foram 1,4 mil participantes de 102 pa√≠ses, tendo entre eles o Brasil com forte participa√ß√£o, entre as na√ß√Ķes com mais entrevistados.

Uma das descobertas da pesquisa é que o setor segue otimista, especialmente em relação aos seus negócios. As empresas estão conseguindo ir além do produto e faturar com serviços agregados, como gerenciamento e logística, o que abre novas oportunidades.

A melhor log√≠stica ser√° fundamental para atender entregas cada dia mais ‚Äújust in time‚ÄĚ. Isso traz a necessidade de otimizar as trocas de trabalho e produzir mais trabalhos conjugados, estando sempre pensando em melhorar o planejamento de produ√ß√£o. Em rela√ß√£o aos produtos, h√° um aumento do mix de impressos oferecidos, buscando variadas aplica√ß√Ķes para ir direto √† necessidade do cliente.

Outro destaque do Print Census está no alto crescimento do têxtil. Entre os impressores focados em têxtil, 56% têm feito investimentos em digital, e 19% planejam fazer nos próximos dois anos, mostrando as excelentes oportunidades nesse nicho.

Por fim, vale ressaltar que a sustentabilidade possui uma força cada vez maior, puxada pela demanda dos clientes finais. Isso deve ser algo ainda mais poderoso no futuro, pois os jovens estão muito atentos ao modo como os produtos que consomem são produzidos. Na pesquisa, a maioria dos entrevistados ressaltou que conseguiu oferecer produtos sustentáveis sem que isso trouxesse um impacto negativo nas receitas.

Alexandre Keese finalizou resumindo pontos que devem ser considerados. O primeiro √© que os novos h√°bitos de consumo mudam o tempo todo, o que traz uma transforma√ß√£o em como produzir e em toda a log√≠stica da impress√£o. A ‚Äúgera√ß√£o eu‚ÄĚ quer produtos personalizados de acordo com seus desejos. Na internet, as redes sociais t√™m alto impacto no que ser√° produzido (como nos ‚Äúlooks‚ÄĚ da √°rea t√™xtil) e o e-commerce √© uma ferramenta que precisa estar no radar de todos os impressores. E os consumidores v√£o pedir por impressos prontos com prazos menores e produzidos tendo como base os conceitos de sustentabilidade.

Conte√ļdo de qualidade

Em Blumenau, o F√≥rum FESPA Digital Printing contou com a apresenta√ß√£o de Felipe Simeoni, Gerente de Marketing e Intelig√™ncia de Mercado na Global Qu√≠mica & Moda, com o tema ‚ÄúInove, Imprima e Impressione‚ÄĚ. O foco foi mostrar as diversas maneiras de se inovar. Felipe ressaltou que √© preciso ir al√©m de criar algo novo, mas de fato mudar a forma como se trabalha dentro do segmento, conhecendo bem o mercado e assim produzir uma proposta diferente dentro dele, para que seja realmente eficiente - e lucrativo.

Simeoni demonstrou exemplos de inova√ß√£o para inspirar os presentes a revolucionarem em seus segmentos. Em um cen√°rio t√£o desafiador como o brasileiro, √© preciso que o empres√°rio tenha uma mente pensante, conhecendo a din√Ęmica de seu mercado e o que o seu equipamento pode produzir de aplica√ß√Ķes que sejam realmente diferenciadas, √ļnicas e que ofere√ßam uma nova proposta de valor ao cliente. √Č o caso do t√™xtil, em que os novos meios de consumo oferecem propostas diferentes.

A cidade catarinense tamb√©m recebeu Adriano Vieira, Business Developer Textile da Durst, que ministrou uma palestra com o tema ‚ÄúPigmento digital como ferramenta de sustentabilidade‚ÄĚ. O especialista mostrou que a tinta pigmento √© uma op√ß√£o relevante para o empres√°rio que deseja transformar o seu m√©todo de produ√ß√£o.

A tinta pigmento √© um dos principais elementos para conseguir reduzir o uso de √°gua no processo de produ√ß√£o, preocupa√ß√£o constante dentro da ind√ļstria t√™xtil como um todo. Assim, os presentes receberam um panorama completo de conceitos de tecnologia, n√ļmeros e dados, inspira√ß√£o e cases de sucesso.

Em S√£o Paulo, Diego Genari, Gerente de Desenvolvimento de Tintas Am√©rica Latina, abordou ‚ÄúSustentabilidade em impress√£o digital t√™xtil‚ÄĚ. O especialista tamb√©m ressaltou que o aumento da demanda cresce, o que vem levando aos investimentos em digital.

Há empresas, explica Diego, utilizando o digital para produzir uma baixa quantidade de peças, que são levadas às vitrines e, com um retorno positivo, sua produção é aumentada; se o retorno for negativo, a peça não é mais produzida. Genari ressaltou que o processo simplificado da impressão digital têxtil, especialmente no uso de tinta pigmento, leva não só à rapidez como também na economia do uso de água.

As novas tecnologias na estamparia digital atingem mais e mais substratos diferentes, aumentando o nível de sustentabilidade e oferecendo uma ligação direta como tecnologias como o tecido que pode ser rastreado para que o consumidor final saiba de onde aquela peça veio e como foi produzida.

Aprovação dos participantes

O F√≥rum FESPA Digital Printing 2019 contou com participantes de diferentes partes do Brasil e de diferentes mercados, recebendo avalia√ß√Ķes positivas. De acordo com o empres√°rio Jefferson Aguiar, de Campinas (SP), ‚ÄúAdorei o evento, muito bem organizado e adorei a forma em que foram abordados os temas, o momento da impress√£o digital, a perspectiva de mercado e suas evolu√ß√Ķes, inclusive dando "insight" √† pr√≥pria 4¬™ revolu√ß√£o industrial na qual estamos passando com a automatiza√ß√£o e as novas demandas de mercado sobre o que e como o cliente quer‚ÄĚ.

A mesma vis√£o tem M√°rcio Ramos, consultor estrat√©gico comercial de Santos (SP): ‚ÄúO conte√ļdo do evento foi muito bom, vejo grandes mudan√ßas em nosso parque industrial, pois quem n√£o se preparar para essas mudan√ßas, ou melhor, preocupar-se com o meio ambiente vai ficar para tr√°s, a ind√ļstria 4.0 est√° a√≠ e j√° at√© se fala em 5.0. Vejo muitas oportunidades de neg√≥cios. A ind√ļstria T√™xtil vem a muito preparando-se. Em suma, acho que estes eventos s√≥ engrandecem nossos conhecimentos, s√£o importantes. Quem n√£o acompanhar, principalmente o meio ambiente, n√£o far√° neg√≥cios.‚ÄĚ

O empres√°rio Mario Mello, de Santo Andr√©, relatou: "Participar do F√≥rum FESPA Digital Printing sempre √© um prazer, porque al√©m de prover informa√ß√Ķes importantes e que s√£o baseadas em n√ļmeros e nas tend√™ncias de mercado, tamb√©m permite encontrar os colegas de profiss√£o para trocar experi√™ncias profissionais."

Bene Leone, diretor de estrat√©gia de Capivari (SP), disse: ‚ÄúFoi muito bom! As informa√ß√Ķes que nos foram transmitidas verdadeiramente ir√£o nos ajudar a nortear nossa estrat√©gia para o pr√≥ximo ano‚ÄĚ. Ricardo Marcelino, consultor comercial de S√£o Paulo (SP), relata: ‚ÄúFoi muito proveitoso. Saber um pouco mais do mercado e das tend√™ncias. Como sou influenciador, toda a informa√ß√£o que vem a somar √© √ļtil no meu dia a dia em vendas.‚ÄĚ

Conclusão do Fórum FESPA Digital Printing

A etapa final do F√≥rum ser√° dentro da FESPA Digital Printing 2020, a principal feira de impress√£o digital do pa√≠s, que acontece de 18 a 21 de mar√ßo no Pavilh√£o Azul, do Expo Center Norte, em S√£o Paulo. A feira vai mostrar inova√ß√Ķes da impress√£o digital em comunica√ß√£o visual, t√™xtil, r√≥tulos, envelopamento, decora√ß√£o, sublima√ß√£o & transfer, impress√£o de dados vari√°veis, impressos de alta relev√Ęncia e muito mais. As inscri√ß√Ķes para a feira podem ser feitas em: www.fespabrasil.com.br/pt/visitar/cadastro.




















































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