Durante a Drupa, Ralph Nappi, presidente da NPES (Association for Suppliers of Printing, Publishing and Converting Technologies) e que virá ao Brasil em setembro para ministrar uma palestra na Conferência Trends of Print Latin America, realizou uma apresentação sobre o panorama do mercado mundial e as perspectivas do setor até o ano 2011.
Na ocasião, Nappi mostrou um pouco do que será apresentado em sua palestra na conferência, cujo tema será O Futuro da Impressão no Mundo e seu Crescimento até 2011.
Segundo Nappi, os próximos três anos será o perÃodo de crescimento e afirmação competitiva dos mercados emergentes – composto, sobretudo, por paÃses da Ãsia, que deve ser tornar o primeiro mercado em volume de impressão, Leste Europeu e América Latina, região que deve crescer cerca de 42% nos próximos anos.
Em contrapartida, o presidente da NPES ressaltou a queda do volume no mercado norte-americano e europeu. E também mostrou otimismo quanto ao desempenho do BRIC (grupo de paÃses em desenvolvimento composto por Brasil, Rússia, Ãndia e China ).
“Reconhecemos e acreditamos no crescimento do mercado de impressão desses paÃses, que acompanha o crescimento econômicoâ€, afirmou.
Especificamente quanto ao quadro brasileiro, Nappi afirmou que, atualmente, o paÃs encontra-se no décimo lugar entre os mercados de impressão, e que, até 2011, deve apresentar um crescimento de 52.9%.
Panorama e desafios – Ainda de acordo com números apresentados por Nappi, o futuro da impressão reserva confirmações de tendências, como o crescimento do setor de embalagens (11.7% nos EUA) e queda no volume de tiragens.
“Contudo, isso não significa menos impressos. Significa, sim, menores tiragens, porém, mais tÃtulosâ€, disse. “Ao todo, o setor deve crescer cerca de 20% até
Entre os desafios, propõe questões-chave para gráficas de todo o mundo, com base na observação das recentes demandas dessas empresas. Mais do que nunca, segundo ele, o desempenho no mercado de impressão estará ligado, em ordem de importância, a fatores econômicos, estabilidade mundial, custo da energia e do papel.
A Conferência Trends of Print Latin America acontece de
Sobre a Conferência Trends of Print Latin America
Trends of Print Latin America é uma conferência de três dias que mostrará tendências, caminhos para investimento e tecnologias que irão vigorar no segmento gráfico mundial e, também, no Brasil.
Conta com organização da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) e trará a participação de profissionais e especialistas do Brasil e do exterior para falarem sobre diferentes temas ligados ao futuro da Indústria de Impressão que ajudarão a nortear investimentos, decisão tecnológica e a aumentar a competitividade diante de um mercado cada vez mais concorrido.
Maiores informações:
Conferência Trends of Print Latin America 2008
Novotel Center Norte, São Paulo
Informações:
www.trendsofprint.com.br
www.afeigraf.org.br
Fone: 11 3074-9724
O que é a Afeigraf?
A Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) é uma associação brasileira que reúne 17 das maiores fabricantes e representantes de soluções gráficas com atuação no paÃs.
Foi oficialmente fundada no dia 26 de março de 2004,
Informações e Contatos:
Site oficial: www.afeigraf.org.br
afeigraf@afeigraf.org.br
Telefone: 11 3611-9683
Mais informações para a imprensa:
Paulo Carvalho
Press Commnications Assessoria de Comunicação
press@presscomms.com.br
11 4013-0957