13/06/2012 - ExpoPrint Latin America 2014 é apresentada à Drupa 2012
A Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) e a APS Feiras e Eventos, respectivamente, realizadora e organizadora da ExpoPrint Latin America 2014, realizou uma conferência à imprensa no último dia 5 de maio para apresentar à mídia especializada e ao público de todo mundo que visita a Drupa 2012 quais são as expectativas para a terceira edição do maior evento gráfico da América Latina e quinta maior feira gráfica do mundo, segundo dados do Messe Düsseldorf de 2011.
Entre os destaques apresentados, a ExpoPrint Latin America 2014 já possui 75% de seus stands comercializados e será realiza num momento de extremo desenvolvimento econômico e social do Brasil.
Também merece destaque o constante crescimento do setor gráfico do Brasil, com ênfase em setores como impressão promocional, comercial, editorial e embalagens flexíveis.
A conferência também trouxe dados econômicos do Brasil atual, classificado como a 6ª maior economia do mundo, e de outros eventos internacionais que acontecem em 2012 e 2013 no país: a Trends of Print Latin America 2012, maior conferência gráfica de América Latina realizada em São Paulo, Brasil, nos dias 20 e 21 de setembro, e a ExpoPrint Digital 2013, evento focado nas tecnologias de impressão digital para personalização, baixas tiragens, impressão sob demanda, direct marketing, fotolivros e foto-álbuns, que também se realizará em São Paulo, no Expo Center Norte, entre os dias 13 e 16 de março.
Karl Klökler, diretor da ExpoPrint Latin America, destacou que o fato de o Brasil ter, hoje, um evento do mesmo porte e qualidade dos realizados nos EUA, Japão e Europa é a realização de um sonho. Também reforçou que, além de projetos na área de tecnologia e mercado, a Afeigraf apoia projetos socioeducacionais como o Projeto Ler é 10 – Leia Favela (Rio de Janeiro) e Livroteca Brincante do Pina (Recife, Pernambuco).
Dieter Brandt, presidente da Afeigraf (mandato de 2012/14), destacou o papel do Brasil na economia mundial e latino-americana. Também reforçou o fato de o país ter fechado 2011 como a sexta economia do mundo e os eventos que se realização no Brasil em 2014 e 2016 – Copa do Mundo de Futebol e Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.
Finalizando, Eduardo Costa, presidente da ABRO (Associação Brasileira de Empresas com Rotativas Offset) apresentou números do setor gráfico brasileiro, que apontam o prosseguimento no crescimento.
“O Brasil é hoje um dos países que mais atrai olhares de todo o mundo e a ExpoPrint Latin America acontece num momento extremamente favorável”, disse Mr. Klökler.
“O Brasil passou por outros dois períodos de crescimento iguais ao que vive hoje: na década de 50 e 70. Agora, estamos dando mais um passo importante para o futuro. Afirmamos que o Brasil é, definitivamente, o país do presente”, disse Mr. Brandt.