"O maior evento da indústria de artes gráficas nas Américas em 2013", essa é definição de Dieter Brandt, presidente da AFEIGRAF (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Industria Gráfica) do biênio 2012-2014, para o eventoExpoPrint Digital 2013, que irá ocorrer de 13 a 16 de março no pavilhão azul do Expo Center Norte, em São Paulo. O evento terá o mesmo foco da ExpoPrint Latin America: mostrar o que há de melhor e mais moderno em software e hardware do universo gráfico, mas focado na área de impressão digital, mala-direta de alta relevância, transpromo, dados variáveis e baixas tiragens. Além de permitir também ampliar os contatos e o networking do visitante com uma rede de fornecedores e profissionais gráficos das principais empresas do setor.
Para Dieter, o evento também representa um marco para um mercado de grandes mudanças tecnológicas que necessitava de um espaço a sua altura. Além disso, ele revela como a AFEIGRAF auxilia os profissionais gráficos que querem entrar neste segmento e como tem ajudado a indústria gráfica na defesa de seu mercado. Confiram:
Para a AFEIGRAF, qual a importância do evento ExpoPrint Digital 2013 no mercado brasileiro e latino-americano?
A ExpoPrint Digital será o maior evento da indústria de artes gráficas das Américas em 2013. Será também o local de exposição no qual as últimas tecnologias em impressão digital poderão ser conferidas pessoalmente. A impressão digital se tornou um negócio forte para a indústria e essa área foi um dos focos principais quando realizamos o Trends of Print Latin America 2012em São Paulo, que é o maior evento de discussão do universo gráfico na América Latina.
A impressão digital está ganhando mais atenção ao passo que as demandas do mercado e do cliente final caminham para esta direção. É a direção de pedir por mais eficiência de custos em jobs de baixas tiragens, produzidos em equipamentos offset clássicos, e em jobs de baixÃssimas tiragens, de 1 a 100 cópias, em dispositivos digitais.
Enquanto que o mercado de offset está, em volume absoluto, o maior, mas com crescimento em um ritmo menor, o mercado de impressão digital começou há poucos anos atrás e, mesmo assim, atinge um ritmo maior de crescimento.
Como a AFEIGRAF vê o mercado de impressão digital atualmente? Quais são seus principais desafios e oportunidades?
A AFEIGRAF observa que o mercado de impressão digital ainda mostra grandes mudanças tecnológicas e, portanto, um evento separado após o ano da Drupa e dois anos após a ExpoPrint Latin America 2010 é necessário para fornecer uma plataforma de informação de alto nÃvel.
Um dos desafios desse segmento é fornecer aos profissionais gráficos o conhecimento sobre aplicação e novidades da tecnologia de impressão digital para obter uma solução tecnicamente correta, ou seja, uma solução que não pode ser nem pequena nem grande demais para um volume de impressão que não pode ser premeditado, especialmente se o profissional gráfico estiver entrando nesta área. E, finalmente, precisa caber de forma “econômica†na bolsa da empresa.
O desafio principal, porém, parece ser a obtenção de um investimento bem desenvolvido. Essa solução precisa se ajustar ao cliente como um terno feito sob medida, e deve ter a dimensão certa para evitar colocar jobs na maquina que não foram feitos para esse processo.
A ExpoPrint Digital 2013 será, portanto, a única plataforma nas Américas a fornecer esse know-how no primeiro evento de impressão digital de 2013.
Como a AFEIGRAF pode ajudar as gráficas e os profissionais de artes gráficas que querem inserir a impressão digital em seu portifólio de serviços e soluções?
A AFEIGRAF está sempre em contato com profissionais gráficos do Brasil para preparar soluções de alto nÃvel de qualidade. Os membros associados de fabricantes e fornecedores de soluções para a indústria gráfica trazem para os encontros da AFEIGRAF as requisições do mercado atual e, assim, preparamos eventos que são necessários e desejados por uma indústria forte e em crescimento que conta, de acordo com a ABIGRAF (Associação Brasileira da Indústria Gráfica Brasileira), com 20.000 empresas de artes gráficas e mais de 200 mil profissionais que produzem 0,5% do Produto Interno Bruto do Brasil.
Isso significa que nós traduzimos as necessidades dos profissionais gráficos para um evento configurado especialmente para eles, como a ExpoPrint Digital, no qual as mais novas tecnologias e os lançamento de produtos são combinados com o contato e o networking de especialistas das fabricantes lÃderes da indústria e do mercado, e fornecedores garantem uma visita de sucesso a esse local único de exibição de equipamentos, softwares, hardwares e soluções. Uma visita de um profissional gráfico ao evento é de vital importância ao atingir esses dois objetivos de conhecer novas tecnologias e estabelecer contatos.
E veja quantos eventos internacionais especÃficos como a ExpoPrint Digital existem ao redor do mundo. Assim, você vai entender que essa exposição no Brasil significa, para o PaÃs e para toda a América do Sul, um marco de importância similar ao seu evento-mãe, a ExpoPrint Latin America, porém, para um segmento de mercado especÃfico.
O que a AFEIGRAF faz atualmente para auxiliar os empresários do setor gráfico na questão dos impostos das máquinas e insumos importados?
As atividades principais da AFEIGRAF estão focadas na ExpoPrint Latin America, ExpoPrint Digital e a Trends of Print. Além disso, nós trabalhamos em diferentes grupos para atingir necessidades especÃficas do mercado. Um dos grupos de trabalho está focada no tópico "Ex-Tarifários" no qual trabalhamos com parceiros para a redução de custo na importação de produtos que não são fabricados no Brasil.
Nosso objetivo é trabalhar em todos os tópicos relevantes nos quais podemos apoiar o profissional gráfico brasileiro de forma que ele se torne mais competitivo tanto regionalmente e, principalmente, em nÃvel internacional, de forma a crescer neste mercado forte e bem organizado.