28/09/2012 - Trends of Print Latin America 2012 revela um mercado gráfico em adaptação a um universo multi-canal e personali
Dois dias de intenso debate, discussões, palestras, cases e fóruns para revelar o futuro do universo gráfico. Assim pode ser descrito o Trends of Print Latin America 2012, maior conferência de discussões sobre o mercado e tendências gráficas na América Latina, que ocorreu nos dias 20 e 21 de setembro, no complexo WTC, em São Paulo.
Foi a segunda edição de uma conferência que ocorre a cada quatro anos, sempre no mesmo ano da Drupa. A periodicidade permite que profissionais do mercado gráfico brasileiro e latino-americano possam se atualizar com tudo o que ocorreu na feira alemã, além de debater as consequências regionais dos lançamentos e tendências revelados em Dusseldorf.
Karl Klökler, que foi presidente da AFEIGRAF (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica) durante duas gestões (2004-2006 e 2010-2012), foi o mestre de cerimônias do evento. Dieter Brandt, atual presidente da AFEIGRAF para a gestão 2012-2014, fez o discurso de abertura e enfatizou o excelente cenário econômico pelo qual passa o Brasil, assim como o crescimento da indústria gráfica brasileira.
"Estamos em uma época de muita bonança, tanto na área econômica, de avanços tecnológicos, de grandes eventos e também de uma indústria forte, unida e organizada. Este é o momento! Vamos consolidar a nossa força e mostrar nossa liderança para todo o mercado nacional e internacional", disse Dieter Brandt.
O evento também contou com a parceria da Abro (Associação Brasileira de Empresas com Rotativa Offset) e de sua 6ª Conferência Anual, para oferecer o melhor conteúdo da Abro e Afeigraf.
As palestras do evento, realizadas por empresários e profissionais nacionais e internacionais da indústria e do mercado gráfico, revelaram que a comunicação impressa aparenta estar ameaçada pela ascensão das mÃdias digitais. Previsões apocalÃpticas do fim do impresso fazem parte do mesmo falso dilema sobre o rádio na era de ouro da televisão. Ocorre que, na verdade, o impresso se tornou um dos complementos de um universo de comunicação multi-plataforma, também chamado de "crossmedia".
E com tantas marcas e publicidades em volta dos consumidores, uma comunicação multi-plataforma precisará de conteúdo cada vez mais relevante, segmentado e personalizado para se destacar. Isso implica a ascensão crescente da impressão digital e suas soluções de dados variáveis para agregar valor aos produtos.
Mas a adoção da impressão digital ainda passa por vários desafios no Brasil. Um deles é a mão de obra especializada. Uma importante questão levantada na conferência é a possibilidade real de converter a mão de obra da impressão offset para a digital. Além disso, é preciso informar às agências e clientes das possibilidades da impressão digital e divulgar seus cases de sucesso.
Outra palavra de ordem é a otimização, refletindo a Drupa de 2012, focada em sistemas cada vez mais integrados e workflow eficiente para redução de custos. Nesse caso, os suportes digitais se mostram como aliados, permitindo o acompanhamento remoto e em tempo real dos processos gráficos. Com os recursos do Web-to-Print é possÃvel até mesmo a gestão e impressão de documentos remotamente, de forma que o cliente faça o seu pedido em um ambiente on-line de self-service.
Por fim, a Trends of Print mostra uma conjuntura econômica e social do Brasil muito favorável. Sim, a crise global cresce, mas somos um foco de atenção. Não se trata apenas dos grandes eventos como a Copa e os jogos olÃmpicos: o Brasil navega em bons mares com a ascensão chinesa e sua demanda por matérias-primas brasileiras. Isso atrai enormes investimentos estrangeiros em nossa própria infraestrutura.
A importância deste evento para a indústria e o mercado gráfico também se revela pelo seu patrocÃnio, realizado por empresas renomadas: Agfa, Heidelberg, Henkel, HP e Kodak, além do apoio das principais associações e instituições do setor.
"A Trends of Print desse ano revelou-se como um evento importante para que o profissional gráfico possa se planejar e conhecer novas soluções em um mundo em mutação, mudanças plenas e profundas tanto em relação a equipamento, quanto ao mercado. Esse é o sucesso do evento: saber transformar desafios em oportunidades ao formar uma indústria gráfica unida em volta do compartilhamento de informações e, principalemente, de soluções", concluiu Ismael Guarnelli, diretor da APS Feiras & Eventos, empresa organizadora da Trends of Print e de outros eventos gráficos como a ExpoPrint Latin America 2014, ExpoPrint Digital 2013 e FESPA Brasil 2013.