29/01/2014 - Toyo Ink entra em 2014 com nova fábrica no Brasil
A Toyo Ink terá grandes novidades aos clientes no ano de 2014. A principal delas é a inauguração de sua fábrica em Jundiaí, no interior de São Paulo. A meta é conquistar na América Latina a mesma posição de liderança que a Toyo Ink detém na Ásia. Com 44 fábricas espalhadas pelo mundo e cerca de 8 mil funcionários, a empresa está entre os três maiores fabricantes mundiais de tintas para a indústria gráfica. A ExpoPrint Latin America 2014, maior feira gráfica das Américas, também está nos planos da Toyo Ink para esse ano.
Em 2011, o segmento de tintas para impressão movimentou US$ 746,7 milhões no Brasil, entre vendas domésticas e importação, um aumento de cerca de 5% em relação ao ano anterior e 25% comparado a 2009, segundo dados da Associação Brasileira das Indústrias de Tintas para Impressão (ABITIN). O consumo nacional foi de 109,9 mil toneladas, contra 113,2 mil toneladas registradas em 2010 e 101,8 mil toneladas em 2009.
É nesse cenário que a Toyo Ink Brasil quer atuar como protagonista. Presente no País há três anos, a empresa está em fase final de construção de sua fábrica, a primeira no Brasil que será situada em Jundiaí, município próximo da capital paulista. A previsão para inauguração é entre março e abril, para que a planta possa atender ao aumento da demanda esperado em função da Copa do Mundo e Olimpíadas.
Nessa primeira etapa a capacidade produtiva anual girará em torno de 4 mil toneladas para tintas offset e 15 mil toneladas para tintas líquidas, produção que atenderá o mercado interno e a América Latina, exceto o México.
Hoje, 90% dos produtos vendidos pela Toyo Ink Brasil são trazidos do Japão. O restante vem dos Estados Unidos e Europa. São duas linhas direcionadas à impressão offset plana: tintas convencionais e tintas com cura UV, incluindo produtos para substratos celulósicos, plásticos e metalizados, um dos quais totalmente livre de solventes. Em 2013, a empresa expandiu o portifólio, com vernizes base água de alta performance com selos Green Label e Food Contact, novos diferencias para o mercado.
De acordo com Sergio Pera, Diretor Comercial Geral, a Toyo Ink já está presente nas principais gráficas do segmento comercial, editorial e de embalagens, entre pequenas, médias e grandes empresas localizadas na região Sul e Sudeste do País. Elas são atraídas praticamente por dois fatores: produtividade e apelo ecológico.
Todas as tintas usam como base óleos vegetais, o que além de reduzir a emissão de VOCs (Compostos Orgânicos Voláteis), possibilita a diminuição dos níveis de água durante a impressão, proporcionando maior rendimento, menor tempo de secagem e alto brilho. “Nunca decepcionamos os clientes com relação a qualidade de nossos produtos”, afirmou Toru Ishii, Diretor Presidente da Toyo Ink Brasil.
Inicialmente serão produzidos em Jundiaí as mesmas linhas disponíveis atualmente, além da família Flash Dry, lançada na Drupa 2012. Três itens compõem a nova série: FD KHS, FD LPC, que permitem redução no números de lâmpadas ultravioletas na unidade de cura e, consequentemente, menor temperatura e consumo de energia, e FD LED, voltada às impressoras com sistema híbrido de secagem (UV e LED), na qual o diferencial também é a menor temperatura e o baixo consumo de energia. As tintas FD KHS e FD LED foram especialmente desenvolvidas para máquinas Komori e Ryobi, respectivamente.
A linha de produtos deve crescer com o início das operações fabris. A ideia, como comenta Toru Ishii, é trazer tintas para impressão rotativa heatset e coldset, vernizes, soluções de fonte e produtos auxiliares. O grupo Toyo Ink SC Holdings é formado por três empresas: Toyo Ink, Toyo Chem e Toyo Color. Elas produzem tintas gráficas que correspondem por metade do negócio da companhia, pigmentos e química fina. O grupo faturou US$ 3,14 bilhões em 2011.