TerÁa, 22 de junho de 2021
Pesquisa:

05/02/2014 - Ibema ressalta visibilidade e alternativas de negócios na ExpoPrint 2014

A fabricante de papelcart√£o Ibema estar√° na ExpoPrint Latin America, maior feira gr√°fica das Am√©ricas, de 16 a 22 de julho de 2014, no Transamerica Expo Center, em S√£o Paulo. A empresa considera o evento como o ponto de encontro mais importante do setor gr√°fico brasileiro; a Ibema tamb√©m est√° sempre atenta √†s quest√Ķes sociais e ambientais.

O diretor comercial da Ibema, Jorge Grandi, falou sobre a feira, os produtos Ibema e os projetos desenvolvidos. "A feira √© o ponto de encontro mais importante do setor gr√°fico brasileiro, um evento de relev√Ęncia internacional que re√ļne as principais empresas do setor. A Ibema, na posi√ß√£o de uma das maiores fabricantes de papelcart√£o do pa√≠s, n√£o poderia ficar de fora de um acontecimento como este, que movimenta positivamente o mercado de papel".

Jorge ressalta a visibilidade para quem est√° presente na feira: "A ExpoPrint permite uma visibilidade grandiosa para todos os seus expositores, possibilitando muitas alternativas de neg√≥cios e de networking", e completa: "Considerando que este √© o maior evento gr√°fico da Am√©rica Latina, estar na ExpoPrint √© vislumbrar uma gama imensa de oportunidades de neg√≥cios e, tamb√©m, de fazer parte de uma ‚Äúvitrine‚ÄĚ de alcance mundial, exposta a um p√ļblico extremamente qualificado".

Produtos

A Ibema conta com oito produtos que oferecem qualidade, resistência, além de um leque variado de aplicabilidade. "Neste ano, os nossos carros-chefe Supera e Speciala completam 10 anos de comercialização no mercado. A longevidade desses produtos, já consolidados no mercado, prova a qualidade de nossos papéis e, principalmente, expressa a preocupação da Ibema em desenvolver tipos de papelcartão que preencham as necessidades dos clientes gráficos", relata Grandi.

Para 2014, a empresa est√° preparando novos lan√ßamentos para suprir  car√™ncias existentes no setor: Ibema Supera ‚Äď com celulose branqueada nas camadas externas e duplo revestimento de coating, com verso creme, alta rigidez e espessura; e Ibema Speciala ‚Äď Papelcart√£o com celulose branqueada nas camadas externas e duplo revestimento de coating, com verso branco e alta rigidez. Durante a feira, o foco ser√° nesses produtos, sem deixar de lado os outros itens do portf√≥lio Ibema.

Quest√Ķes Sociais e Ambientais

A Ibema √© uma empresa que se preocupa com as quest√Ķes sociais e desenvolve importantes projetos visando a melhoria do planeta. Jorge Grandi relata: "A Ibema busca se tornar uma empresa de valor para a sociedade, atuando em v√°rias frentes. Um deles incentiva as pessoas a darem ideias, chamado de ‚ÄúPrograma Inspira√ß√£o‚ÄĚ".

No Programa Inspira√ß√£o, √© poss√≠vel sugerir alternativas para reaproveitar materiais, melhorias de produ√ß√£o, redu√ß√£o do tempo de parada de m√°quinas e preven√ß√Ķes de acidentes de trabalho. O objetivo √© dar voz a quem est√° no dia a dia e, por isso, tem um olhar atento e real das necessidades de cada setor. Tudo √© analisado por um comit√™ de inova√ß√£o que estuda a viabilidade e estabelece programas com institui√ß√Ķes de ensino e inova√ß√£o no Brasil. Como incentivo, a Ibema premia trimestralmente as 10 melhores sugest√Ķes e anualmente s√£o premiadas as tr√™s melhores escolhidas pelo comit√™. 

A empresa ainda fomenta a cultura da gravura no Brasil por meio do Pr√™mio Ibema Gravura, que em 2013 promoveu a sua 3¬™ edi√ß√£o. "Essa √© uma a√ß√£o que nasceu dentro da empresa com o objetivo de valorizar a arte e descobrir novos talentos da gravura. Nessa √ļltima edi√ß√£o, foram recebidas mais de 160 obras de estudantes de Design, Artes Gr√°ficas e Artes Visuais de todo o Brasil". 

A fim de proporcionar o desenvolvimento da regi√£o onde a f√°brica est√° inserida, a Ibema construiu a Vila Ibema, localizada em seu entorno. S√£o quatro mil pessoas, entre colaboradores, familiares e popula√ß√£o local, que residem em 128 moradias e contam com a infraestrutura completa de luz e √°gua em regime de comodato, al√©m de creches e escolas municipais e estaduais, a Associa√ß√£o Recreativa Soripel, posto de sa√ļde e com√©rcios como mercados, farm√°cias e loja de roupas.

"Na √°rea ambiental, podemos afirmar que a Ibema √© exemplo de como uma empresa pode ser competitiva sem agredir o meio ambiente. A ind√ļstria conta com uma √°rea de florestas plantadas de mais de 3.900 mil hectares de Pinus localizados entre os munic√≠pios de Guarapuava e Pitanga, no Paran√°. A floresta abastece uma parte da produ√ß√£o pr√≥pria de pasta mec√Ęnica que √© complementada por outra parte de mat√©ria-prima adquirida no mercado. Plantamos as florestas, fazemos a manuten√ß√£o, certificamos (FSC), depois cortamos e processamos para fazer o papelcart√£o", relata Jorge Grandi.

A empresa investe continuamente no desenvolvimento de melhorias de mudas, técnicas de plantio e manejo florestal. As florestas estão sob constante monitoramento realizado por uma equipe altamente especializada, a fim de desenvolvê-las de forma homogênea e mantê-las longe do ataque de pragas. Além disso, a organização respeita o ciclo sustentável que inicia no manejo consciente da floresta, passa pela produção certificada, pelas gráficas, pelo consumidor que recicla e retorna à floresta. A empresa gera 17 mil toneladas de resíduos recicláveis por ano e a água utilizada no processo de produção é reaproveitada.

A Ibema

Produzir e distribuir produtos que conquistem a preferência dos clientes pela superação das expectativas e criar valor de maneira sustentável. Esta é a missão da Ibema, empresa fabricante de papelcartão fundada em 1956. Com fábrica instalada no município de Turvo, no Paraná, a Ibema conta com uma sede administrativa localizada em Curitiba e um centro de distribuição direta, em Araucária. A produção anual chega a 90 mil toneladas, sendo que 24 mil são exportadas para países do Mercosul, principalmente Argentina, além da América Central e Europa.

O processo de profissionaliza√ß√£o da empresa iniciou em 1991 e a colocou na 3¬™ posi√ß√£o no ranking das maiores produtoras do Brasil. Em 2012, a Ibema passou por um per√≠odo de evolu√ß√£o interna que provocou um processo de moderniza√ß√£o. Os estudos culminaram em um novo posicionamento de mercado, o lan√ßamento de sua nova logomarca e a complementa√ß√£o de sua linha com cinco novos produtos. O processo tamb√©m aprimorou os incentivos internos com a aplica√ß√£o de modernas t√©cnicas de reconhecimento e gest√£o de pessoas. 

A marca Ibema est√° presente em todos os segmentos de embalagens e gr√°fico, sendo que as maiores participa√ß√Ķes s√£o nos mercados de alimentos e bebidas (30%), higiene lar (12%), cal√ßados, brinquedos e acoplados (12%), higiene pessoal (11%) e editorial promocional (11%). Em seu portf√≥lio est√£o os melhores produtos, reconhecidos pela qualidade e printabilidade.

Sempre em busca da excel√™ncia, a Ibema mant√©m uma √°rea de pesquisa que trabalha para reunir informa√ß√Ķes referentes a mercado, concorrentes, pesquisas e tend√™ncias. Estudos t√©cnicos s√£o feitos para cria√ß√£o de novos produtos e para melhoria dos que j√° existem, assim como an√°lises da atua√ß√£o de outros players do mercado e estudos de aplica√ß√£o. A Ibema √© certificada pela ISO 9000 e pela FSC (Forest Stewardship Council) e seus produtos utilizam 100% de fibras virgens oriundas de florestas renov√°veis.




















































Todos os direitos reservados a Press Communications.