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29/07/2014 - ExpoPrint Latin America 2014 reforça sua posição e transforma mercado de impressão

Sete dias que entram para a hist√≥ria da ind√ļstria gr√°fica mundial. A ExpoPrint Latin America 2014 mostrou um mercado com vontade de investir, transformar seus neg√≥cios, aumentando o otimismo de quem faz parte deste setor fundamental para a ind√ļstria.

Os n√ļmeros deixam claro o clima positivo durante a ExpoPrint 2014. Foram 48.866 visitantes - destes, 4.082 estrangeiros -, que passaram durante os sete dias de evento pelos 40 mil metros quadrados de feira, conhecendo as novidades de mais de 300 expositores, que demonstraram mais de 750 marcas. Os neg√≥cios gerados durante a feira ultrapassaram os US$ 400 milh√Ķes. Os preparativos para 2018 j√° come√ßaram. A feira ser√° promovida em cinco dias, de ter√ßa a s√°bado, no Expo Center Norte.

O atual presidente da Afeigraf, Dieter Brandt, considera que todos os objetivos tra√ßados para a ExpoPrint Latin America 2014 foram plenamente cumpridos: "A ExpoPrint 2014 alcan√ßou e superou todos os seus objetivos. Um trabalho intenso de quatro anos de dura√ß√£o, que culminou em sete dias de uma feira impec√°vel. √Č um grande orgulho fazer parte deste grande momento da ind√ļstria de m√≠dia impressa".
 

 
 
O futuro presidente da Afeigraf (Associa√ß√£o dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Ind√ļstria Gr√°fica), Klaus Tiedemann, comenta os n√ļmeros positivos: "O alto n√ļmero de visitantes foi refor√ßado por sua qualidade, com muitos tomadores de decis√£o, empres√°rios prontos para investir, o que refletiu no valor em neg√≥cios gerados em sete dias de feira e seguir√° dando o tom para as negocia√ß√Ķes iniciadas na ExpoPrint que ser√£o conclu√≠das nos pr√≥ximos meses".

A próxima vice-presidente da Afeigraf, Elaine Almeida, também enfatiza o trabalho realizado: "Gostaria de falar da minha satisfação como uma das fundadoras da Afeigraf e uma das idealizadoras da ExpoPrint com o sucesso da feira. Já é uma feira consagrada no mundo inteiro e é um prazer ver todos os clientes do Brasil, da América Latina e do mundo inteiro aqui vendo a ExpoPrint como a maior feira da América Latina e uma das maiores do mundo. E é uma satisfação muito grande, pois começamos com esse objetivo e ver sendo realizado e consagrado é muito bom".
 
O diretor da APS Feiras & Eventos, Ismael Guarnelli, destaca: "Tivemos um sucesso em todos os sentidos. Os n√ļmeros mostram que o trabalho de divulga√ß√£o gerou grandes resultados. O retorno de visitantes e expositores sobre a organiza√ß√£o da feira foi algo que nos deixou extremamente satisfeitos. N√£o h√° d√ļvidas de que a ExpoPrint Latin America 2014 foi, acima de tudo, uma grande vit√≥ria da ind√ļstria de impress√£o como um todo".

Expositores destacam qualidade de p√ļblico da ExpoPrint 2014:

Reencontrar e fortalecer o la√ßo com atuais clientes, conquistar novos contatos, fechar importantes neg√≥cios e ter prospects para trabalhar nos pr√≥ximos meses. Os objetivos dos expositores da ExpoPrint Latin America 2014 antes da feira foram plenamente alcan√ßados. Os que tinham d√ļvidas por conta do momento do mercado sentiram que a ExpoPrint foi o ponto de mudan√ßa da ind√ļstria de impress√£o brasileira e da Am√©rica Latina. Os depoimentos comprovam a vis√£o.

O presidente da Heidelberg do Brasil Jose Luis Guti√©rrez declarou que a companhia cumpriu seus objetivos: "T√≠nhamos tr√™s objetivos quando come√ßamos a ExpoPrint: o primeiro era econ√īmico, com volumes de pedidos, que conseguimos e superamos. O segundo era atender clientes satisfeitos e orgulhosos de serem nossos parceiros, o que tamb√©m estamos conseguindo. E o terceiro era que nossos colaboradores se motivassem e acreditassem na ind√ļstria gr√°fica, o que tamb√©m conseguimos", disse Guti√©rrez, que completou: "Separamos nosso stand em uma parte mais industrial e outra comercial, com equipamentos com a mais alta tecnologia do mercado".
 


 
 
Para o gerente de marketing da Agfa Graphics para a Am√©rica Latina, Eduardo Sousa, "a ExpoPrint √© a feira mais importante da nossa ind√ļstria na Am√©rica e reafirmou sua import√Ęncia, trazendo otimismo ao mercado. A Agfa tem muito a comemorar, pois trouxe novidades e tend√™ncias importantes, como a solu√ß√£o web-to-print. Os clientes ficaram impressionados com a amplitude que a ferramenta proporciona; fechamos bons neg√≥cios com o software e tamb√©m com nossa impress√£o inkjet".

O diretor de planejamento e marketing da Alphaprint, Hadriano Domingues, destaca o p√ļblico qualificado da ExpoPrint Latin America 2014. "A presen√ßa em nosso stand teve forte presen√ßa de decisores, como donos de gr√°ficas e profissionais da √°rea comercial. Estamos surpresos com a qualidade. Tivemos vendas durante a ExpoPrint e projetos que tocaremos p√≥s-feira. Os clientes ficaram interessados e acreditamos que o resultado final ser√° bastante positivo".

O consultor da ind√ļstria de impress√£o, Hamilton Terni Costa, da ANconsulting, considera que a ExpoPrint surpreendeu positivamente. "Primeiro pelo tamanho e presen√ßa das principais marcas do mundo todo e do Brasil, claro. Depois pela boa resposta que, na m√©dia, os expositores tiveram, com razo√°vel n√ļmero de cartas de inten√ß√Ķes ou mesmo negocia√ß√Ķes finais. Foi uma grande aposta da ind√ļstria que n√£o vem passando por um per√≠odo de facilidades, muito ao contr√°rio. Mas o fato do gr√°fico entrar em uma feira desse porte e ver toda a pujan√ßa do setor sem d√ļvida anima os que t√™m recursos, mas est√£o inseguros de investir".

Hamilton tamb√©m refor√ßa: "Outra t√īnica sentida foi a da busca de solu√ß√Ķes pelas gr√°ficas e n√£o simplesmente equipamentos. Nesse aspecto, os softwares de gest√£o e controle e ainda os de web-to-print foram intensamente visitados. Bom sinal, mostra que a busca por efici√™ncia operacional e melhor posicionamento comercial passa a ser uma prioridade. Isso √© muito bom".

Transformação nos negócios:

A ExpoPrint serve para os expositores apresentarem suas solu√ß√Ķes para clientes que buscam novos neg√≥cios, como o caso da Esko. Para Marcos Cardinale, gerente de marketing digital, "a ExpoPrint 2014 foi muito legal para a Esko. Conhecemos clientes e empresas novas. Destacamos muitas empresas comerciais que vieram √† feira para mudar seus neg√≥cios para embalagem e nesse ponto temos muito a oferecer, como tecnologias de grava√ß√£o de clich√™s, m√°quinas de corte e gama de softwares. Conseguimos na ExpoPrint ter contato com essas empresas e convertedores".

A Roland segue o mesmo caminho, como explica o gerente de produtos Wilians Lotti: "Para a Roland foi muito importante, pois como temos diversos equipamentos, como a linha UV, √© importante mostrar ao maior n√ļmero poss√≠vel de pessoas e mercados diferentes. E a ExpoPrint d√° essa oportunidade, de apresentar nossas solu√ß√Ķes e tecnologia a um ambiente diferente do que estamos acostumados. Assim, a ExpoPrint foi muito boa, pois trouxe uma boa carteira de clientes para n√≥s". 

Anderson Chaves, do setor de Sistemas Gr√°ficos da Fujifilm do Brasil, coloca a ExpoPrint como uma oportunidade de se apresentar a um novo nicho. "A ExpoPrint foi uma oportunidade muito interessante para a Fujifilm, pois √© a primeira vez que estamos nos apresentando para a ind√ļstria gr√°fica no pa√≠s. Tivemos uma receptividade fant√°stica de todos os clientes, principalmente por conta da inova√ß√£o em tecnologia, com impress√£o digital inkjet com diferenciais extremamente importantes, al√©m de todas as outras aplica√ß√Ķes e solu√ß√Ķes para diversos segmentos do mercado gr√°fico".

Um p√ļblico novo tamb√©m para a Mimaki, conforme salienta Danilo Ribeiro, "Foi uma boa surpresa porque nunca t√≠nhamos participado diretamente como Mimaki. Tivemos uma surpresa com rela√ß√£o √† qualidade do p√ļblico, muitos tomadores de decis√£o, pessoas realmente interessadas em entender os produtos que trouxemos para a ExpoPrint".

Momento de mudança:

Para muitas empresas, a ExpoPrint Latin America 2014 mostrou-se como um ponto de transforma√ß√£o de um mercado que, para alguns, vinha em um momento de indecis√Ķes. O maior evento de impress√£o das Am√©ricas provou que √© o local ideal para a concretiza√ß√£o de importantes negocia√ß√Ķes, surpreendo positivamente muitos expositores.

De acordo com Caio Nakagawa, gerente de produtos da Furnax: "Foi uma feira que reuniu muitos clientes atuais da Furnax; reencontramos amigos e realizamos neg√≥cios. Foi uma feira positiva. Est√°vamos com uma expectativa pessimista com o cen√°rio da Copa do Mundo e elei√ß√Ķes presidenciais, mas o resultado final foi bem positivo. Concretizamos alguns neg√≥cios e h√° mais outros para acontecer".

Luiz Cesar Dutra, diretor geral da KBA Brasil, tamb√©m se surpreendeu com a ExpoPrint. "V√≠nhamos de um mercado devagar, com as pessoas em d√ļvida. Por√©m, a ExpoPrint surpreendeu, com grande movimento, muitos visitantes interessados em conhecer a nova KBA, um trabalho que estamos fazendo h√° alguns anos. As pessoas viram nossa m√°quina destinada ao mercado de cartonagem durante as demonstra√ß√Ķes e conheceram a KBA".

Dutra ressalta o papel da feira de transformar o momento do setor: "A feira veio em um momento propício para dar uma reviravolta no mercado, dar confiança ao empresário gráfico. Temos expectativa de concretizar negócios que levantamos. Fechamos negócios importantes na feira, alguns que vínhamos trabalhando e outros que nasceram aqui. Então, nossa expectativa é que a gente consiga concretizar os negócios iniciados na feira até o final do ano. De maneira geral, estamos bem contentes com a organização; para a KBA foi muito importante. Valeu o investimento e agora é esperar as consequências e resultados positivos para o ano de 2015".

A supera√ß√£o de expectativa tamb√©m foi vista na Sun Chemical. Para Cristina Barros, Key Account Manager - Narrow Web & Metal Deco da Sun Chemical do Brasil, "Tivemos uma surpresa incr√≠vel em rela√ß√£o ao n√ļmero de visitantes; uma grande quantidade e qualidade que nos surpreendeu, com muitos clientes tomadores de decis√£o, e que trabalham diretamente com produ√ß√£o e vieram conhecer nossas tecnologias".

Cristina também notou a mudança de comportamento do empresário gráfico: "Enxergamos que o gráfico brasileiro está buscando novas tecnologias e maneiras de crescer seu negócio, com maior rentabilidade e produtividade. Para nós, isto foi uma grata satisfação. Estamos muito felizes com o resultado da ExpoPrint e vamos nos preparar para a próxima, e que seja ainda melhor do que essa".

Andr√© Agnesini, gerente de vendas/artes gr√°ficas da Xerox, foi mais um a destacar a supera√ß√£o das expectativas: "A feira foi muito boa para n√≥s. Est√°vamos ansiosos com esse per√≠odo do ano complicado para a ind√ļstria, mas o saldo foi muito bom. Tivemos v√°rias oportunidades alavancadas, conseguimos capturar muitas novidades que estar√£o com certeza virando neg√≥cios logo depois da feira na linha toda de produtos, com muitas consultas. Para n√≥s, com rela√ß√£o ao portf√≥lio como um todo, foi extremamente positivo. Teremos com certeza um trabalho intenso p√≥s-feira".

Para Milton Fetter, diretor comercial da divis√£o gr√°fica da IBF: "Um balan√ßo extremamente positivo, estamos muito satisfeitos com o resultado e contentes em ver a feira t√£o pujante. A IBF est√° apoiando a ExpoPrint desde o in√≠cio, com um relacionamento muito bom. Tivemos uma m√©dia de p√ļblico excelente, com muitos visitantes e clientes que esper√°vamos receber e vieram nos prestigiar. A feira foi vibrante, com todos os stands com bastante gente; e isto √© muito bom para a feira e para a ind√ļstria em si. Atingiu bem nossas expectativas e gerou excelentes resultados".

Novas tecnologias:

A apresenta√ß√£o de novas e in√©ditas tecnologias sempre marcou a ExpoPrint Latin America. Em 2014, n√£o foi diferente. Fernando Alperowitch, diretor da unidade de neg√≥cios HP Indigo na Am√©rica Latina, ressalta: "A ExpoPrint j√° √© uma realidade na ind√ļstria, conhecida como a melhor feira da Am√©rica Latina. E esta foi uma edi√ß√£o que n√£o deixou para tr√°s nenhuma das expectativas. Estamos realmente muito satisfeitos".

Segundo Alperowitch, "Olhando os corredores, o stand da HP e de nossos parceiros, h√° o mais novo em tecnologia - algumas pela primeira vez no mundo sendo mostradas em uma feira, trazendo o que h√° de melhor ao p√ļblico brasileiro e da Am√©rica Latina. Sem d√ļvidas, a feira foi melhor do que o esperado. Durante a Copa, havia algumas d√ļvidas sobre o momento da ind√ļstria e at√© da economia brasileira. Mas, depois do come√ßo da ExpoPrint, creio que seja uma unanimidade entre os expositores, que a resposta dos clientes e futuros clientes tem sido positiva em rela√ß√£o √† feira e at√© sobre a ind√ļstria".

A Ferrostaal tamb√©m colheu bons frutos na feira. O diretor Richard M√∂ller comenta: "Nosso balan√ßo √© o melhor poss√≠vel. J√° esper√°vamos um p√ļblico grande e qualificado; a d√ļvida era o n√≠vel de interesse real de investimentos deste p√ļblico. E a surpresa foi excelente, pois conseguimos fazer neg√≥cios. O mercado vinha em um momento de pouco entusiasmo de investimento e na feira ficamos extremamente satisfeitos. Buscamos mostrar equipamentos diferenciados, que pudesse agregar valor aos nossos clientes, como a tecnologia LED UV, com n√≠vel de interesse impressionante e um incr√≠vel sucesso. Tivemos que fazer mais apresenta√ß√Ķes que o planejado".

O gerente geral da Ferrostaal, Janio Coelho, concorda: "H√° muito tempo promovemos a tecnologia LED UV e a ExpoPrint 2014 deu uma repercuss√£o acima do esperado. O que escutamos dos clientes por onde andamos da feira foi o avan√ßo que esta tecnologia trouxe ao mercado. Nosso stand ficou cheio nas apresenta√ß√Ķes e o n√≠vel de perguntas e a qualidade de gera√ß√£o de neg√≥cios nos surpreenderam bastante. A tecnologia mostrou estar pronta e os clientes entenderam isto. Ent√£o estamos felizes com o resultado".

De acordo com o Gerente de Marketing Marcio Marquese, da OKI, "Para a OKI, a feira foi um sucesso para a exposi√ß√£o dos novos equipamentos e para a gera√ß√£o de neg√≥cios. Trata-se de um p√ļblico muito aderente √† tecnologia que oferecemos ao mercado."

Inova√ß√£o tamb√©m foi a vis√£o do coordenador de marketing da Gomaq, Danilo Munhos: "Participar da ExpoPrint Latin America 2014 foi muito importante, afinal encontros assim proporcionam grandes oportunidades e a chance de mostrar o que a Gomaq junto com a RISO trazem de inovador ao mercado gr√°fico. Participar da feira √© sempre uma troca de informa√ß√Ķes, pois podemos detectar as necessidades dos clientes e apresentar solu√ß√Ķes de impress√£o que atendem sua demanda. Al√©m do grande n√ļmero que visitou nosso stand, gerando novos e futuros parceiros de neg√≥cios".

J√° para Amando Varella, diretor comercial da Papirus, "Nos √ļltimos anos, a Papirus tem conquistado cada vez mais maturidade, buscando melhorias em seus processos e garantindo um melhor posicionamento no mercado de papelcart√£o. A nossa participa√ß√£o na ExpoPrint apresenta essa evolu√ß√£o aos nossos clientes, e o resultado foi transformador. Ficamos muito satisfeitos pelo envolvimento dos nossos clientes, parceiros e fornecedores".

União de forças:

A recente uni√£o entre Canon e Oc√© teve a ExpoPrint Latin America 2014 como importante palco: "A feira √© de extrema import√Ęncia para a Canon. Estamos bem posicionados no mercado e com a recente aquisi√ß√£o da Oc√© refor√ßamos a posi√ß√£o. Na ExpoPrint, procuramos trazer todo nosso portf√≥lio de produtos. Para n√≥s, foi muito proveitoso para mostrar a uni√£o Canon/Oc√©. E os clientes puderam ver a for√ßa e abrang√™ncia das solu√ß√Ķes", disse Fabiano Peres, supervisor de vendas da Canon.

Peres tamb√©m citou a visita√ß√£o de atuais e novos clientes como importante. "Fortalecemos relacionamento, conseguimos avan√ßar com negocia√ß√Ķes em andamento e iniciar novas oportunidades. Este era o objetivo: fortalecer nossa posi√ß√£o no mercado gr√°fico, melhorar relacionamento com clientes e criar novas oportunidades. E isto foi 100% atingido na ExpoPrint". 

Outra recente parceria, entre Rotatek e Durst, também foi destaque. "Fazendo um balanço, foi muito bom. Os clientes entenderam nosso recado e ficaram sabendo que estamos trabalhando com os equipamentos Durst. Tivemos um volume de negócios bastante interessante e bem encaminhado para fechar no pós-feira. Estamos bem contentes e devemos renovar nossa participação para a próxima ExpoPrint", frisa Alexandre Dalama, da Rotatek Brasil.

Resultados positivos:

Os resultados foram positivos para os expositores. √Č o caso da Compulaser, que relata atrav√©s de seu diretor, Renato Oliveira: "A participa√ß√£o da Compulaser na ExpoPrint 2014 gerou-nos resultados surpreendentes. Projetamos lan√ßar o Guia Profissional - Gr√°ficos e Designers no evento e conclu√≠mos ter sido a melhor escolha, pois ultrapassamos 166% da expectativa de venda. Foi um sucesso! Houve a necessidade de buscar mais um lote para atender a demanda".

Oliveira continua: "Al√©m de todo resultado positivo com o produto, diversas empresas nos procuraram durante a feira com o interesse de entrar na pr√≥xima edi√ß√£o do Guia, e a maior parte dos parceiros desta j√° manifestou sua satisfa√ß√£o com o projeto e confirmou presen√ßa no pr√≥ximo. E os resultados n√£o param por a√≠, pois at√© o momento recebemos uma m√©dia de 300 e-mails entre elogios, d√ļvidas e pedidos de compra. √Č muito gratificante, pois o retorno n√£o √© apenas nosso, mas de todos os apoiadores do projeto, que j√° realizaram novos neg√≥cios p√≥s-feira".

Para Ronaldo Arakaki, gerente de marketing e negócios da Konica Minolta, "A participação foi muito satisfatória. Tínhamos a expectativa de grandes negócios para sinalizar e podemos dizer que o resultado tem excedido todas as nossas expectativas". A mesma visão teve a diretora da Konita Brasil, Letícia Candido de Araujo: "A ExpoPrint 2014 foi excelente para a Konita Brasil. Conseguimos divulgar nossos produtos, fizemos ótimos negócios e estamos ansiosos para a próxima feira".

Silvane Salamoni, diretora da Diginove, conclui: "A feira foi excelente, pois houve a consolida√ß√£o de nossos equipamentos e do acabamento gr√°fico, com laminadoras, vincadeiras e hot-stamping. Estar na ExpoPrint em stands importantes como Konica Minolta e Xerox √© a homologa√ß√£o de nosso trabalho e da tecnologia que trouxemos para o Brasil". Os softwares Ecalc tamb√©m tiveram boa receptividade na feira, como salienta Cl√©ber Estevan, gerente de relacionamento e marketing. "A feira foi muito boa para a Ecalc. Al√©m de importante para novos neg√≥cios, serviu para manter o relacionamento com nossos clientes. Tivemos muitos visitantes em nosso stand; em um panorama geral, a feira foi muito boa para apresentarmos nossa linha de produtos de software, com muitas atualiza√ß√Ķes".

Segundo Rodrigo Abreu, s√≥cio-presidente da AlphaGraphics: "A ExpoPrint foi produtiva, com a realiza√ß√£o de muitos contatos. Nosso objetivo era divulgar o projeto de Convers√£o de Franquias, que √© direcionado a empres√°rios independentes que comandam gr√°ficas tradicionais. O p√ļblico visitante foi qualificado e temos a expectativa de que nossa participa√ß√£o na feira gere novos neg√≥cios. Al√©m disso, foi uma √≥tima oportunidade para mostrar ao mercado os investimentos que estamos realizando para a expans√£o de nossa rede no Brasil".

Gianberto Monchini, gerente financeiro da T&C, comenta: "A feira foi muito boa, pois trouxemos grandes novidades, como a nova Scodix e a linha Epson, além de CtPs. Isso ajudou a ter muito sucesso na feira, além do trabalho feito em casa antes da feira como a divulgação. Realmente é um grande evento para nós e estaremos na próxima feira".

Enio Zucchino, gerente de desenvolvimento de mercado para impress√£o comercial da Kodak, frisou a aposta da escolha da companhia na ExpoPrint Latin America 2014: "A Kodak fez quest√£o de trazer todo o portf√≥lio de produtos para a feira, sendo hoje 100% focada na √°rea de impress√£o industrial gr√°fica, mostrando ao empres√°rio formas de revolucionar o neg√≥cio gr√°fico e se diferenciar no mercado. Foi uma das feiras eleitas pela Kodak para participa√ß√£o. O p√ļblico √© condizente com o que esper√°vamos e mais qualificado em saber o que busca. Ent√£o, o balan√ßo foi excelente para n√≥s".

Novas fronteiras:

A ExpoPrint Latin America 2014 foi usada tamb√©m para que fronteiras fossem diminu√≠das, tanto com expositores estrangeiros que mostraram suas solu√ß√Ķes para outros mercados como de empresas nacionais que fizeram importantes neg√≥cios com visitantes do mundo todo. 

Para Osmar Barbosa, gerente geral EFI Metrics, da √°rea de Software de Produtividade na Am√©rica Latina, "A ExpoPrint Latin America √© uma vitrine de novas tecnologias, para n√≥s da EFI √© sempre um momento muito importante e esperado. Durante o evento milhares de visitantes puderam conferir a atua√ß√£o de tr√™s importantes linhas da EFI: as linhas de sistemas de gerenciamento EPS, as solu√ß√Ķes Fiery e os equipamentos digitais Inkjet, al√©m de tirar d√ļvidas com executivos e ver todo o desempenho de nossos produtos. O resultado atingiu nossas expectativas, com a realiza√ß√£o de bons neg√≥cios, inclusive com empresas estrangeiras". 

De acordo com João Benetti, diretor de comunicação da Policrom, "ótima feira, com uma boa frequência do Brasil e também de visitantes da América Latina. Tivemos um grande reconhecimento da marca, graças aos nossos produtos de qualidade. Difundir a marca e trazer novidades é algo impagável".

O consultor da Cron, Don Langston, esteve no Brasil para apresentar os CtPs da marca e falou sobre a ExpoPrint Latin America 2014: "Excelente. Em muitas feiras pelo mundo, os negócios estão baixos. Já aqui, os negócios estão crescendo, com um tráfego de pessoas muito grande. Comercializamos máquinas durante a feira e temos muitos pedidos pós-feira. Nosso objetivo é tornar global a marca Cron".

A Diretora de Comunica√ß√£o Global da BW Papersystems Trish Kempkes, da qual a MarquipWardUnited faz parte, destacou o fator internacional da ExpoPrint Latin America 2014: "A ExpoPrint foi uma grande experi√™ncia para n√≥s da Marquip. Estamos conhecendo o mercado brasileiro e tamb√©m tivemos contato durante a feira com clientes de outros pa√≠ses como Col√īmbia, Peru, Chile e Uruguai. √Č uma √≥tima oportunidade para conhecer novas pessoas".

A feira tamb√©m foi positiva para a Overlake, como destacam os diretores Francisco Veloso e Osvaldo da Costa: "A feira foi bastante positiva, tanto no mercado interno, com muitos visitantes do Brasil, mas muitos visitantes do exterior, principalmente Am√©rica Latina, como Peru, Paraguai e Bol√≠via. Conseguimos fazer importantes negocia√ß√Ķes para o segundo semestre".

Para a Calcgraf, a prospec√ß√£o de clientes foi intensa, assim como o encontro dos usu√°rios do sistema de todo o Brasil e mesmo do exterior: "A presen√ßa de latino-americanos foi grande, superando a edi√ß√£o anterior da feira", comentou Karina Escobar, diretora da empresa. 

Segundo Corinne Périgaud, da área de venda e marketing da Techkon, ainda durante a ExpoPrint: "A feira está muito boa, com muitos visitantes. Estamos satisfeitos com a procura de nossos dois produtos. Os negócios estão muito bons. Fomos a outras feiras na Europa e não vimos um movimento de pessoas como no Brasil".

Diego Garcia, do setor de vendas ao mercado externo da Ibema, diz: "A feira movimentou muita gente desde o primeiro dia, acima de nossas expectativas. Ela √© muito diversificada e completa, muito interessante para os estrangeiros e com oportunidades de neg√≥cio. Atendemos muitos estrangeiros, como Peru, Col√īmbia, Paraguai, Argentina, M√©xico, Estados Unidos, √Āfrica do Sul, China. A ExpoPrint virou uma refer√™ncia. Para n√≥s, gerou frutos imediatos e outros a m√©dio e longo prazo. O contato com os estrangeiros acrescenta para n√≥s, que aprendemos sobre outros mercados, e a eles, que conhecem a qualidade do produto brasileiro".

Davi Pachon, da PrintLAT, veio dos Estados Unidos ao Brasil e conclui. "A feira foi muito boa, sempre lotada, com stands muito concorridos. √Č uma feira muito importante, ocorrida h√° quatro anos. Estamos felizes de participar, fizemos muitos neg√≥cios". 

P√ļblico satisfeito:

Com 48.866 visitantes, os profissionais que passaram pela ExpoPrint Latin America 2014 não se arrependeram de saírem de suas empresas para conferirem ao vivo as grandes novidades tecnológicas do maior evento de impressão das Américas.

Para Alexandre José, de Diadema (SP), proprietário de uma gráfica na área offset: "A feira foi muito boa, com muitas novidades. Aprendi bastante e acho que é o momento ideal para investir. Acredito que, apesar da crise, há muitas novidades para redução de custos e os empresários puderam aprender muito aqui na feira".

Saulo Lemos de Andrade, de uma empresa de convites de Curitiba (PR). "A ExpoPrint foi bem proveitosa. A feira apresenta bastante tecnologia e novidades. Aqui h√° o que tem de melhor. A expectativa foi superada, gostei muito".

Eduardo Meirelles Dias, empres√°rio do ramo gr√°fico em Uberl√Ęndia (MG). "Visito a ExpoPrint pela terceira vez e os resultados foram √≥timos. A feira nos surpreendeu e atendeu √†s expectativas. Sempre apoiamos a feira e, daqui quatro anos, queremos colocar nossa empresa como expositora para demonstrar nossos produtos aqui tamb√©m. √Č uma feira que abrange todo o meio gr√°fico. Sou de Minas Gerais e viemos em caravana. Valeu muito a viagem".

Celso Soares de Carvalho, empresário de Santo André (SP): "Vim conferir máquinas de acabamento e impressão digital. E encontramos o que procuramos". O assessor Anibal Oliveira, de São Paulo (SP), diz: "Gostei muito da feira, está bem abrangente, com todos os negócios de gráfica. Destaco a diversificação, pois você encontra tudo o que precisa aqui".

Lenecir Jos√© Benacchio, gr√°fico de Santa Helena (PR). "A ExpoPrint foi √≥tima, pois atendeu nossos anseios de buscar informa√ß√Ķes atualizadas e ver as tend√™ncias do mercado. O setor gr√°fico passa por mudan√ßa e at√© algumas dificuldades. Ent√£o temos que buscar alternativas e aprendemos muito na ExpoPrint".

Para Raquel de Oliveira Segura, gestora de gr√°fica em Camb√© (PR): "Gostei bastante esse ano. Vim buscar algumas solu√ß√Ķes e encontrei. Somos uma microempresa e pude encontrar solu√ß√Ķes interessantes aqui".

Fabio Pizzato, de Paranava√≠ (PR), relata: "Gostei da feira, h√° muita tecnologia. Maquin√°rios novos, com v√°rias op√ß√Ķes de acabamento. Op√ß√Ķes tamb√©m na √°rea de sacolas, que √© um setor crescente do Brasil. E os gr√°ficos est√£o olhando por esses nichos de mercado".

Do Rio de Janeiro veio Augusto Camilo, que atua com serviços gráficos. "Tive a melhor impressão possível. Tudo o que você precisa no mundo gráfico, serigráfico, equipamentos e acessórios você encontra aqui. Novidades, lançamentos, complementos para nosso trabalho no Rio, tudo encontrei aqui. Valeu a pena a viagem, precisamos de dois dias para ver tudo o que a ExpoPrint apresenta". Jocileide Camilo, também do Rio de Janeiro, concorda. "Foi muito boa. Conseguimos colher muitas novidades para levar à nossa equipe. Agora teremos muito trabalho quando voltarmos para o Rio".
 
A equipe da Impressos Portão, de São Leopoldo (RS) esteve na ExpoPrint Latin America e divulgou: "Para nós da Impressos Portão, foi um prazer participar da ExpoPrint 2014, temos certeza que a feira foi um sucesso. Agradecemos a atenção recebida, sabemos do esforço que um evento deste porte exige do expositor para atender bem o cliente e mostrar o que sua empresa tem de melhor. Nossa equipe volta satisfeita com a participação, fortalecendo as parcerias".

A América Latina esteve presente com força na feira. Para o argentino Antonio Beccacece: "A feira está muito boa, com equipamentos modernos e de vários locais do mundo, com muito progresso. Somos muito bem recebidos pelos brasileiros e conversamos com muita gente da América Latina, temos uma ótima relação e fui muito bem atendido". A mesma impressão teve o também argentino Jorge Mobaied: "Uma feira que realmente é muito importante para toda a América Latina pois encontramos o mais variado e moderno equipamento. Isto é muito interessante".

A C√Ęmara Argentina de Empresarios Graficos Y Afins (CAEGA) homenageou a ExpoPrint atrav√©s de seu presidente Juan Jos√© Elena e seu vice-presidente Enrique Cuesta, que falou sobre a feira: "Vi muita tecnologia e a apresenta√ß√£o de tend√™ncias, do que ser√° o futuro, principalmente na impress√£o digital". A mesma impress√£o teve Juan Jos√© Elena, que ressaltou ainda a diversidade de pa√≠ses dos visitantes, uma forte marca da ExpoPrint Latin America 2014.

Confira a mat√©ria que o programa Conta Corrente, da Globo News, fez na ExpoPrint Lati America 2014: http://g1.globo.com/globo-news/conta-corrente/platb/2014/07/17/feira-do-setor-grafico-traz-novas-tecnologias-em-maquinas-e-servicos/




















































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