08/09/2014 - DOOH cresce e é sólida opção de investimento
Os setores de digital signage e DOOH (digital out of home) ganham a cada dia mais espaço dentro das verbas publicitárias e nas empresas de todos os portes. A tecnologia, interatividade e infinitas possibilidades proporcionadas pelo meio fizeram com que empresários de visão apostassem suas fichas no ramo.
O Digital Signage ganhou força no Brasil principalmente com a Lei Cidade Limpa na capital paulista, grande centro financeiro, que entrou em vigor em 2007. Com as proibições de determinadas propagandas, o setor sentiu a necessidade de mudar o pensamento. Muitas dúvidas surgiram e empresas precisaram passar por transformações.
Naquele perÃodo, muitas empresas já produziam soluções em DOOH, porém "não sabiam". Quem explica é o diretor executivo da ABMOOH (Associação Brasileira do MÃdia Digital Out of Home), Ubiratan Macedo, o Bira: "TÃnhamos várias empresas que já desenvolviam o digital out-of-home, mas não tinham total consciência disso. Eram empresas que atuavam com telas em aeroportos, outras com telas em elevadores, em maternidades, começando assim um movimento de empresários criando suas empresas sem que caracterizasse um setor".
Os Avanços
Os fatores citados incentivaram o crescimento do mercado. A mÃdia indoor, feita dentro de shoppings e outros estabelecimentos, cresceu muito na época. Junto a ela, veio toda a tecnologia para trabalhar na mÃdia. Foi quando o setor de MÃdia Digital Out of Home apareceu com força ao público. Neste perÃodo, foi pensada e criada a ABDOH (Associação Brasileira de MÃdia Digital Out of Home), que em 2014 transformou-se em ABMOOH.
As pequenas empresas atingiram um relevante grau de maturação e consolidação. Muitas se fundiram e grandes grupos de comunicação enxergaram no digital out of home um meio de grande futuro, como Bandeirantes, Abril e Terra.
Os movimentos apresentavam-se em dois tipos de operações: as grandes operações nacionais, com empresas possuindo telas no Brasil inteiro e formando uma rede de franquias; e as operações regionais e locais, que possuem escala menor, mas também economicamente viáveis; estas, inclusive, tiveram grande crescimento dentro do mercado.
"A chegada dos grandes grupos de comunicação no setor foi o testemunho de que o meio daria certo. Outra prova foi o desenvolvimento de produtos especÃficos para digital signage desenvolvidos por empresas globais, como Philips e Intel; as companhias possuem atualmente setores especÃficos de digital signage, com equipes voltadas exclusivamente para Pesquisa & Desenvolvimento", frisa Bira.
O Brasil está no mesmo forte ritmo do resto do mundo e possui empresas que atuam em todas as ramificações deste setor em constante crescimento.
Sucesso e Tendências
As recentes mudanças sobre as questões de mÃdia exterior em São Paulo, com a volta das propagandas em relógios de rua e abrigos de ônibus, mostram novas possibilidades e tendências. O tema voltou a ser assunto e atrair o investimento em marketing. "O DOOH cresce em faturamento publicitário, assim como o digital signage, TV Corporativa, menu board e outros", destaca o diretor executivo da ABMOOH.
A TV Corporativa é um dos ramos de sucesso. As informações corporativas, como comunicados dos diretores das empresas aos seus funcionários, que há poucos anos eram transmitidas através de fitas cassetes, hoje podem ser passadas ao vivo pelo executivo, tendo todos seus funcionários como audiência. As telas espalharam-se pelo mundo e a interação é o presente e o futuro.
A Brasil Signage Expo
A Brasil Signage Expo é a primeira feira dirigida especialmente ao setor de sinalização digital da América Latina. Ela ocorre nos dias 18 e 19 de setembro de 2014 no Pavilhão Amarelo do Expo Center Norte, em São Paulo.
A BroadSign é a Conference Sponsor da Brasil Signage Expo. A GM7 Digital Experience é a Patrocinadora Ouro. Ymidia Digital Solution e Scala são Patrocinadores Prata. A Philips é a Patrocinadora Bronze. O evento tem apoio da ABMOOH, Ayuda, Digital Signage Brasil.com, Elemidia, JBtec Digital Signage e Progic.