31/10/2016 - FESPA Brasil Fórum leva rico conteúdo aos profissionais de Curitiba
O mercado de impressão lotou o Auditório do Sigep, na cidade de Curitiba, para a primeira etapa do FESPA Brasil Fórum 2016, iniciativa que visa compartilhar informações e práticas relevantes aos profissionais que fazem parte da indústria.
Os participantes receberam um conteúdo rico transmitido por especialistas do segmento e puderam trocar experiências e fazer networking. O FESPA Brasil Fórum passa ainda pelas cidades de Belo Horizonte, no dia 9 de novembro, e Rio de Janeiro, no dia 22.
Em Curitiba, a primeira palestra foi com o diretor da FESPA no Brasil e da APS Feiras, Alexandre Keese. O especialista iniciou sua apresentação abordando o portfólio de iniciativas da APS, como a ExpoPrint Latin America, a ConverExpo e a próxima feira a ser realizada em 2017, ExpoPrint Digital / FESPA Brasil, entre os dias 15 e 18 de março.
Alexandre apresentou uma pesquisa promovida pela FESPA ressaltando que há no mercado global de impressão um otimismo dos empresários, assim como também no Brasil. CaracterÃsticas do mercado atual foram abordadas, como o aumento por produtos mais customizados, que sejam entregues com maior rapidez em tiragens a cada dia mais baixas e com designs criativos e revolucionários. O mercado desta forma demanda por um trabalho integrado - e não excludente - entre impressão analógica e digital.
O especialista da FESPA explicou processos evolutivos que vêm sendo incorporados nos negócios. Os dados variáveis fazem parte desta evolução, trazendo um produto extremamente personalizado, um objetivo facilmente alcançado com a impressão digital. As baixas tiragens e os dados variáveis também mudam a forma de pensar em processos como design, armazenamento e logÃstica.
No setor de grandes formatos, Keese ressaltou o forte investimento na internet com o web-to-print; as empresas que apostaram neste método já estão conseguindo aumentar suas vendas, alcançando novos clientes e mercados.
A especialista em Comunicação Visual e diretora do Grupo GF, Luciana Andrade, também palestrou na etapa Curitiba do FESPA Brasil Fórum. Ela destacou que o melhor investimento para atingir novos mercados é a mudança do pensamento das empresas, pensando na mudança de estratégia, a busca de novas parcerias, mudar o foco comercial do vendedor e direcionar investimentos em marketing e treinamento.
Luciana citou como fundamental a criação de espaços de mercados inexistentes, para que a empresa faça com que seu concorrente seja irrelevante, criando e capturando uma nova demanda. Para completar, Luciana trouxe depoimentos de empresários que fazem sucesso no segmento; eles destacaram o quão relevante é buscar o novo para alavancar os negócios, como estreitar os laços com os clientes, pensando sempre no relacionamento e não apenas com vendas; desta forma, a venda se transforma em uma experiência.
Envolver os setores das empresas, com uma comunicação entre todos, além do constante treinamento e estudo do segmento, também foram citados como elementos que fazem parte de uma empresa de sucesso.
Os participantes do Fórum ficaram satisfeitos com o conteúdo apresentado, como destacou a profissional de marketing Lucilla Bark: "A troca de conhecimento foi enriquecedora. Os dados e números sempre auxiliam nas tomadas de decisões estratégicas para o futuro. Os profissionais presentes puderam acompanhar dados e refletir sobre o atual mercado de impressão digital em têxtil e comunicação visual".
O FESPA Brasil Fórum contou também com a apresentação de especialistas de empresas que patrocinaram a iniciativa. Marcelo Dutra, da Mimaki; Tiago Barbosa, da Roland; e Bruno Ayala, da Caldera, destacaram tecnologia em hardware e software para mercados de impressão digital em comunicação visual, impressão digital têxtil e impressão por sublimação, dentre outros segmentos.
Novas etapas
O FESPA Brasil Fórum ocorre honrando o lema "Profit for Purpose" - "Lucro por um Propósito" da FESPA, que consiste no compromisso de reinvestimento na indústria de impressão digital compartilhando conhecimento de qualidade para os profissionais. Outro objetivo é valorizar as caracterÃsticas de cada região, levando um conteúdo focado ao empresário do setor.
A etapa Curitiba do FESPA Brasil Fórum teve PatrocÃnio Ouro de Mimaki e Roland, e PatrocÃnio Prata de Convertech, Aplike, Caldera e SAi. O Fórum acontece ainda em Belo Horizonte em 9 de novembro, no Senai Cecoteg, rua Santo Agostinho, 1717 - Horto Florestal. A última etapa será no Rio de Janeiro dia 22 de novembro no Senai Maracanã, rua São Francisco Xavier, 417, Maracanã. Informações e inscrições no site: www.fespabrasil.com.br/forum.