04/12/2017 - Conferência levou informações sobre o mercado de impressão para capitais brasileiras
A Conferência Gestão da MÃdia Impressa 2017: “Soluções High-Tech para a indústria gráfica por empresas alemãs e norte-americanas†foi promovida com sucesso na última semana nas cidades de São Paulo, Curitiba e Porto Alegre. O evento exclusivo para proprietários e diretores de gráficas e convertedoras foi uma parceria entre Print Promotion e NPES, entidades respectivamente da Alemanha e dos Estados Unidos, com organização de ANconsulting e APS Marketing de Eventos.
O público acompanhou mais de 15 palestras com especialistas da indústria de impressão de todo o mundo, transmitindo conceitos de tecnologia em equipamentos, as mais recentes tendências e perspectivas de mercado. Desta forma, os presentes puderam conhecer soluções inovadoras e eficientes para pensar em novos projetos para as empresas brasileiras.
Para o Dr. Markus Heering, CEO da Print Promotion, “Conferências como esta são muito importantes para a indústria porque é uma oportunidade para alcançarmos todos os clientes ao mesmo tempo, falando de estratégias de negócio e tecnologia. É a melhor oportunidade que conheço de informar os clientes sobre todo o desenvolvimento da indústria e transmitir um ponto de vista sobre a posição tecnológica em que estamos e o futuro do setorâ€.
Os profissionais passaram o dia recebendo e compartilhando informações sobre a indústria de impressão e tudo que a cerca, como as modernas tecnologias e opções de equipamentos que vão da pré-impressão ao acabamento, especialmente em embalagens, consistência de cor, conceitos de Indústria 4.0, como agregar valor ao impresso, o que o novo mundo da impressão digital traz de transformação ao mercado, dentre outros temas.
Thayer Long, presidente na NPES, reforçou: “Queremos mostrar como a tecnologia pode orientar o profissional de impressão a aumentar sua lucratividade e estar sempre competindo com força no mercado, apresentando todas as tendências de impressão. Este encontro foi relevante para mostrarmos as oportunidades existentes em uma economia crescente e importante mercado global como é o Brasilâ€.
Heering também ressaltou a importância do Brasil no cenário global: “Na minha visão, o Brasil é o mais importante mercado na América Latina para a nossa indústria. É uma grande população e de grande desenvolvimento na indústria. Os participantes do evento consideraram que este foi o momento certo de saber mais sobre recentes avanços, e como podem ajudar seus clientes neste momento de recuperação do paÃs. Penso que realizamos a Conferência no momento perfeito e tivemos um feedback positivo. Estamos bem felizes e estou certo de que esta não será a última vez que estaremos no Brasilâ€.
O sentimento de expectativas alcançadas foi ressaltado por Hamilton Costa, diretor da ANconsulting: “O evento foi uma excelente oportunidade para ouvir de 15 das mais importantes empresas fornecedoras mundiais do setor gráfico, suas perspectivas, novas tecnologias e conceitos. São raras as ocasiões como esta em que empresas tão significantes se unem para trazer uma comunicação objetiva e dirigida ao público gráfico do Brasil. Nas apresentações dos eventos, tive a oportunidade de dizer aos presentes que as palestras eram como pÃlulas de informação e conhecimento mostrando um espectro amplo e diversificado. Espero que possamos repetir esse tipo de encontro e, com isso, contribuir para a melhoria e desenvolvimento das empresas gráficas brasileiras.â€
Aprovação do público
A Conferência: Gestão da MÃdia Impressa 2017 teve a aprovação dos profissionais presentes. O coordenador de Premedia e Pré-Impressão da RR Donnelley, Denis Mendes, disse: “O evento superou nossas expectativas. Ficamos satisfeitos com as explanações sobre a Indústria 4.0, visões e tendências do nosso mercado, o que certamente contribuirão para a nossa tomada de decisões. Já sabemos em qual era estamos vivendo, agora é se adaptar à nova realidadeâ€.
A Indústria 4.0 vem atraindo os olhares do mundo, e com a impressão não é diferente. Seus conceitos transmitidos durante o evento agradaram o público, como trata Aderson Constantino, do setor de Melhorias ContÃnuas - PCP - da Sociedade BÃblica do Brasil: “A Conferência foi produtiva principalmente para ficar sintonizado sobre as novidades que os fabricantes estão oferecendo para o mercado gráfico. A Indústria 4.0 veio e não terá mais volta. Por isso, devemos nos enquadrar com essa nova realidade. Sobrevive no mercado aquele que se adaptar melhor à s mudanças. Irá ajudar no planejamento em relação no que investir para deixar a indústria mais competitiva e enquadrar na Indústria 4.0â€.
Rita Vinhal, diretora de produção da Gráfica São Domingos, destaca: “Foi uma excelente oportunidade para intensificar laços e ampliar conhecimentos no setor, tanto em tecnologia como contatos com fornecedores de sistemas, equipamentos, insumos etc. É estimulador o intercâmbio de ideias e a discussão sobre questões de interesse da área gráfica. Com certeza vamos tirar proveito dessas informações e contatos para nossos investimentos futuros. Ficamos muito satisfeitos com as palestras, agradecemos a oportunidade e parabenizamos a todos pela iniciativa".
Fábio Menchini, especialista Prepress da Editora Abril, também participou da Conferência e deu sua visão: “O evento contribui positivamente para o avanço do setor gráfico. Foi uma ótima oportunidade de informação para todos os participantes. Conseguiu reunir os principais fabricantes nas diversas etapas do processoâ€.
O diretor da APS Marketing de Eventos, Ismael Guarnelli, finaliza ressaltando o balanço positivo com mais um evento realizado dentro do mercado de impressão: “A APS atua em diversas frentes para mostrar ao empresário de impressão que este é o momento de investir em tecnologias e soluções modernas para acelerar a produção, diminuir as perdas e assim ficar à frente deste competitivo mercado. Quem não entender este conceito ficará para trás. A Conferência foi importante para mostrar as mais diversas tecnologias que já estão disponÃveis para o empresário do setor e apontar caminhos que o mercado vem tomando. Foi um momento enriquecedor e de networking para todos: organizadores, participantes e palestrantes. Seguimos trabalhando e apoiando todas as iniciativas de troca de informação dentro do mercado de comunicação gráficaâ€, conclui.
A Conferência “Gestão da MÃdia Impressa 2017†teve realização de Print Promotion e NPES, com organização de ANconsulting e APS Marketing de Eventos. As empresas patrocinadoras foram: Alwan, BW Papersystems, drupa, Graph Expo, Eagle Systems, H.C. Moog, Heidelberg, HP, IST, Kama, KBA, Kolbus, Kurz, MBO, Müller Martini, Polar e Ricoh.