De 23 a 29 de junho, no Transamérica Expo Center, terá inÃcio mais uma edição da ExpoPrint Latin America, maior evento gráfico da América Latina e já consagrada como um dos seis maiores eventos gráficos do mundo.
Além de mostrar o que existe de mais moderno em termos de tecnologia de premedia (softwares e sistemas), impressão e acabamento, a ExpoPrint Latin America 2010 também acontece em um momento extremamente favorável da economia brasileira e latino-americana.
Quem analisasse com ceticismo o cenário econômico mundial em 2008 possivelmente não predissesse que, dois anos depois, se encontraria uma situação totalmente diferente no Brasil e América Latina – onde os investimentos e a produção mostraram sinais de recuperação avançada muito antes de paÃses desenvolvidos do hemisfério norte.
“O Brasil, juntamente com China e Ãndia, foram os responsáveis pelo lucro de várias empresas com atuação global e no setor gráfico não foi diferente. Hoje, à s vésperas da ExpoPrint, o que percebemos no setor gráfico é um potencial de crescimento enorme. O empresário gráfico nitidamente não cessou de investir, o que transformará a ExpoPrint, mais do que nunca, numa feira de negóciosâ€, explica Karl Klökler, diretor da ExpoPrint Latin America 2010.
Números – No levantamento mais recente sobre a Indústria Gráfica nacional recentemente divulgado pela Abigraf (Associação Brasileira da Indústria Gráfica), constata-se que o Brasil possui hoje quase 21 mil gráficas que empregam 275 mil funcionários em todo o território nacional. Além disso, trata-se de um segmento que gerou, em 2009, 22,7 bilhões de Reais em produtos e serviços – com consequente investimento de 1.3 bilhão de Reais no mesmo perÃodo. Atualmente, o setor gráfico é responsável por 1.5 do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.
“O empresário gráfico brasileiro tem o hábito de investir. Com o aumento da competitividade no setor, adquirir novos equipamentos e tecnologias tornou-se essencial para grandes, médias e pequenas gráficas. E isso resulta nos números extremamente positivos que temos em nosso setor. Enquanto todo o mundo estava cortando investimentos, o empresário gráfico brasileiro estava comprando máquinas. E isso nos enche de otimismo para a ExpoPrint Latin America 2010â€, disse Dieter Brandt, Presidente da Afeigraf (Associação dos Agentes de Fornecedores de Equipamentos e Insumos para a Indústria Gráfica), realizadora da ExpoPrint.
Maior na América Latina – Durante a ExpoPrint Latin America 2010 muito do que será visto foi apresentado como novidade na Drupa 2008, maior evento gráfico do mundo que acontece de quatro em quatro anos em Düsseldorf, Alemanha. Devido a isso, muitas empresas expositoras estão preparando stands moldados no mesmo conceito visto na feira alemã.
“Ou seja, será a oportunidade para o empresário latino-americano que não pode ir à Drupa, ou que visitou a Drupa, mas não comprou equipamentos, de fazer novos negócios, desta vez em território nacionalâ€, analisa Brandt.
Segundo Ismael Guarnelli, diretor da AP&S Feiras e Eventos e organizador da ExpoPrint, são esperados cerca de 30 mil visitantes do Brasil, América Latina, EUA, Canadá, Japão, China, Coreia, Europa e de alguns paÃses africanos.
“A receptividade que temos para a ExpoPrint Latin America 2010 é extremamente positiva. Os empresários de todo o mundo voltaram os olhos para o Brasil e, na Indústria Gráfica, não é diferenteâ€, disse Guranelli.
Ao todo, a ExpoPrint Latin America conta com 30 mil m2 de área no Transamérica Expo Center dividida em cinco pavilhões que abrigarão mais de 500 marcas de produtos gráficos.
“A seis meses da realização da feira, não tÃnhamos mais espaço para ser comercializado. Isso mostra não somente o sucesso da ExpoPrint, como também o interesse mundial de se investir no Brasilâ€, finaliza Guarnelli.
Sobre a ExpoPrint Latin America 2010
O maior evento latino-americano da Indústria Gráfica acontece de 23 a 29 de junho, no Transamérica Expo Center, em São Paulo.
www.expoprint.com.br
Mais informações para a imprensa
Paulo Carvalho
Press Communications
paulo@presscomms.com.br
www.presscomms.com.br
Fone: 11 4013-7976